Frases, Orações e Períodos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Período Composto por subordinação
Frase - Oração - Período
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COMPLEMENTO NOMINAL Complemento nominal, em análise sintática, é um termo integrante, referente a substantivo, adjetivo e advérbio, que completa o sentido.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Prof. Eduardo Pereira Machado
Gramática da Sapatilha
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Classificações das conjunções
Análise Sintática.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Frase - Oração - Período
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
SÉTIMO V.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
PERÍODO COMPOSTO.
Sujeito Tipos de Sujeito
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
CONJUNÇÃO.
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos (me, te, lhe(s), se, nos, vos,o(s) e a(s) podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Frase-Oração-Período
Transitividade Verbal
Modelo Morfossintático
Frase, oração e período.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PAUTA: 5 / 2 / 14 Frase, oração e período / Exercícios
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Termos essenciais da oração e predicação verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
FRASE ORAÇÃO PERÍODO Frase – é todo enunciado de sentido completo.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Oração Subordinada Adverbial
Termos Essenciais da Oração
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Termos Integrantes da Oração
Frases, Orações e Períodos
Orações subordinadas substantivas reduzidas
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
PAUTA: 9 / 2 / 15 Frase, oração e período / Exercícios
Frase, oração, período; tipos de sujeito e morfossintaxe do verbo
Resumo Assuntos estudados
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Sintaxe do período simples Prof. Marcel Lúcio. Termos essenciais da oração Sujeito + Predicado Eu estudei para o concurso.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
Transcrição da apresentação:

Frases, Orações e Períodos Professor Denis Rodrigues da Silva

Frase As frases são formadas por conjunto de palavras que possuem um sentido. Não existe frase somente por haver um conjunto de palavras, se este não possuir um sentido, não ocorre o que chamamos de frase. Exemplo Casa fora menino (conjunto de palavras sem sentido) O menino está fora da casa. (conjunto de palavras com sentido)

Tipos de Frases As frases se classificam em: Frase Interrogativa Frase Exclamativa Frase Declarativa Frase Optativa Frase Imperativa Frase Verbal Frase Não-Verbal

Frase Interrogativa Ocorre quando o emissor pretende obter uma informação ou resposta, sendo assim, ele recorre a interrogação. Exemplos: Você deseja um copo de suco? Quando será o resultado da prova? Ele recorreu da ação?

Frase exclamativa Nas frases exclamativas o emissor transmite um sentimento, uma sensação interiorizada ao receptor. Exemplos: Que prova difícil! O dia está tão belo hoje! Você está radiante!

Frase Declarativa Nesse tipo de frase o emissor constata uma situação e posteriormente informa-a ou declara-a. Exemplos: Obrigaram o rapaz a sair da sala. Ela não está em casa. Os Jornalistas estavam todos aflitos com a reportagem.

Frase Optativa Quando desejamos algo, usamos frases optativas. Exemplos: Bons ventos o leve! Que Deus lhe abençoe! Tenham uma ótima prova! Sejam bem-vindos ao meu lar!

Frase Imperativa As frases imperativas são utilizadas para realizarmos ou procedermos uma ordem emitida pelo locutor. Exemplos: Abram o livro na página a seguir. Silêncio! Não sentem neste local. Faça-o calar.

Frase Nominal São frases formuladas sem o uso de verbos. Exemplos: Cuidado! Piso molhado! Socorro! Rua! Trabalho digno desse feirante. Que belo trabalho!

Frase Verbal São frases que possuem verbos. Exemplos: Fomos ao centro pela manhã. Ela disse que não queria mais sair de casa. Compramos muitos livros literários. João e Maria estavam cansados.

Oração São frases que possuem verbos. Toda frase verbal é uma oração. Exemplos: Compramos uma linda casa. Frase verbal Oração A casa está suja. Frase verbal

Período Período é uma ou mais orações contidas em uma frase ou em um contexto. Os períodos se classificam em dois, são eles: Período Simples: quando há apenas uma oração. Período Composto: quando há duas orações ou mais.

Período Simples ou oração absoluta O período é simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, uma oração. Exemplos: Os candidatos entraram na sala de provas. Oração absoluta Período Simples Ganhamos o prêmio. Oração absoluta

Período Composto Temos um período composto, quando a frase possui dois núcleos ou mais, ou seja, duas oração ou mais. Exemplos: Joana foi à praia e nadou por horas. 1ª Oração 2ª Oração Período Composto Mudamos para uma nova casa, esta é muito maior e possui cômodos enormes. 1ª Oração 2ª Oração 3ª Oração

Período composto por coordenação Os períodos compostos por coordenação, ocorrem quando as orações possuem uma relação de independência, ou seja, elas não dependem uma das outras para existirem, possuem sentido por completo. Exemplos: Os alunos estudaram para as provas, logo foram aprovados no concurso. 1ª Oração 2ª Oração Os alunos e os professores se dedicaram ao máximo e conseguiram almejar os resultados com louvor. 1ª Oração 2ª Oração Observe que as orações possuem sentido completo, se quiséssemos utilizá-las isoladas, como apenas uma oração, o sentido de cada uma delas permanecerá.

Período composto por subordinação Quando as orações estabelecem uma relação de dependência uma das outras, denominamo-las como oração subordinada ou período composto por subordinação. Nesse caso a oração principal, necessita de uma segunda para completar seu sentido, normalmente os períodos compostos são formados pelos adjuntos adnominais, adjuntos adverbiais, complementos nominais, dentro da estrutura da oração principal. Exemplos: Quando eu voltar, ligarei para ela. 1ª Oração 2ª Oração As pessoas sabiam que haviam errado na escolha. 1ª Oração 2ª Oração

Período composto por coordenação e subordinação Há casos em que um período apresenta as duas estruturas, uma oração coordenada e outra subordinada. Exemplo: É preciso que ele venha aqui amanhã e traga boas notícias. 1ª Oração 2ª Oração Subordinada 3ª Oração Coordenada Principal Observe que as orações possuem uma relação de independência entre elas, mas ambas são subordinadas a oração principal.