A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase; Frase verbal e nominal; Tipos de frase; Pontuação e expressividade e pontuação da voz; Grupo verbal e nominal; O emprego do substantivo.

2 Olhe que interessante esta tirinha!!!
Você leu a tirinha? Você concorda que esta tirinha é classificada de texto misto? Por que este texto é chamado de misto?

3 Leia a 1ª fala de Calvin: “Eu vou por esse lado da casa”
TEXTO MISTO – corresponde ao texto que apresenta, ao mesmo tempo, linguagem verbal e linguagem não verbal. (IMAGEM + FALA) Leia a 1ª fala de Calvin: “Eu vou por esse lado da casa” Será que eu posso dividir esta frase em duas ideias? Quem foi por esse lado da casa? R: “Eu” A pessoa “Eu” informa uma atitude. Qual? R: “vou por esse lado da casa” Conclui-se que para as duas perguntas, há as duas respostas. Neste exemplo esta frase tem sentido completo. E é composta de dois grupos: GN (grupo nominal) E GV (grupo verbal) ↓ ↓ EU VOU POR ESSE LADO DA CASA

4 A 1ª fala é um exemplo de FRASE VERBAL.
Agora observe estas duas falas: Fala 01: “Peguei minha pistola” (9º quadrinho – fala de Susie) Fala 02: “Ótimo” Considerando as duas falas, é correto dizer que as duas falas são frases? Na 1ª fala, qual a palavra que indica a atitude que Susie expressou? Na 2ª fala, a personagem só usou uma palavra. Posso considerar esta ideia, uma frase? Conclusão: As duas falas são frases; Na fala número 01, “peguei” é um verbo que informa o que Susie fez; Na fala número 02, a palavra “ótimo” é capaz de informar a reação de Calvin diante da fala de Susie. A 1ª fala é um exemplo de FRASE VERBAL. A 2ª fala é um exemplo de FRASE NOMINAL, pois não há VERBO.

5 UMA DÚVIDA!!! Considere a fala de Susie. Se transcrevêssemos a palavra “peguei” do contexto, continuaria um exemplo de FRASE? Não. Neste caso, a palavra “peguei”, isolada da frase, representa uma oração. CONCLUSÃO: FRASE CONJUNTO DE IDEI AS QUE EXPRESSAM SENTIDO COMPLETO. ORAÇÃO IDEIAS QUE EXPRESSAM SENTIDO COMPLETO OU NÃO. PERÍODO CONJUNTO DE FRASE OU FRASES COM SENTIDO COMPLETO.

6 Dependendo da intenção de quem as emite, as frases se classificam em:
TIPOS DE FRASES As frases podem ser utilizadas com diversas finalidades: perguntar, informar, relatar, definir, ordenar, exprimir emoções (espanto, admiração, surpresa ou alegria). Dependendo da intenção de quem as emite, as frases se classificam em: FRASES DECLARATIVAS São utilizadas para informar, opinar, definir, relatar. FRASES INTERROGATIVAS São utilizadas para fazer uma pergunta. FRASES IMPERATIVAS São utilizadas para exprimir ordem, conselho ou solicitação. FRASES EXCLAMATIVAS São utilizadas para exprimir espanto, admiração, surpresa.

7 PONTUAÇÃO DAS FRASES Tipos de frase - Sinal de pontuação corrente Declarativa – (Ponto final (.)) Interrogativa – (Ponto de interrogação (?)) Exclamativa – (Ponto de exclamação (!)) Imperativa – (Ponto final (.) ou ponto de exclamação (!))

8 Você já ouviu falar em Mafalda?
AS PALAVRAS NA FRASE Você já ouviu falar em Mafalda? No diálogo proposto acima, reconheça, na ordem, em que aparecem nos quadrinhos, todos os exemplos de nomes e coisas.


Carregar ppt "CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google