Capitalismo versus Comunismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
A GEOGRAFIA DO PODER.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
A GUERRA FRIA ( )
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
ORDEM BIPOLAR.
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria Declínio europeu ... e o nascimento de duas superpotências ... ‘Conflito diferente dos conflitos tradicionais’. Expressões ... Primeiro mundo;
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
Exercícios de vestibulares – Revisão
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
GUERRA FRIA: CORRIDA ARMAMENTISTA/ESPACIAL
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Guerra Fria.
Infográfico - Muro de Berlim
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria Guerra Fria
Reconstrução e Politica de Blocos
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Episódios da Guerra Fria
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
Guerra Fria Webster Pinheiro.
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
HISTÓRIA Guerra Fria 9º ano
Professor Edley
Gustavo Giuseppe Medeiros
Características e Conlfitos
Globalização e Blocos Econômicos
GUERRA FRIA.
Guerra Fria.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
GUERRA FRIA.
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS SOCIALISMO REAL.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2015.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

Capitalismo versus Comunismo Guerra Fria Capitalismo versus Comunismo

Conceitos Disputa e tensão constante entre EUA e URSS, representantes dois blocos antagônicos, sem confronto direto das duas potências. Conflitos políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos entre as duas superpotências. A corrida armamentista era feita por ambos os lados para se preparar para uma iminente guerra.

Estados Unidos versus União Soviética Capitalismo Plano Marshall: Financiamento aos países europeus capitalistas. Otan: Aliança militar dos países capitalistas. Comunismo Comecon: Auxilio econômico aos países sob a influencia comunista. Pacto de Varsóvia: Aliança militar dos países comunistas.

Estados Unidos versus União Soviética Doutrina Truman: política externa anti-comunista. Kominform: Ação comunista na Europa Oriental sob a influencia soviética

Corrida Armamentista Ambas as superpotências investiram no aumento gigantesco da produção bélica. Cada país anunciava sua evolução no armamento nuclear. As bombas H de EUA e URSS poderiam destruir o mundo centenas de vezes.

Corrida Espacial A disputa pelo espaço foi marcante na Guerra Fria. O aumento tecnológico permitiu ao homem conquistar o espaço. Os soviéticos com os satélites Sputinik e com o cosmonauta Yuri Gagarin. Os norte americanos com as Apolo conseguiram chegar a lua.

Alemanha dividida Depois da II Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro áreas que se tornou duas: A Alemanha Oriental, comunista, e a Alemanha Ocidental capitalista. Berlim também foi dividida em duas áreas e um muro separava os dois lados.

Guerra da Coreia Após a II Guerra a Coréia é dividida entro o norte comunista e o sul capitalista. A Coreia do Norte invade a Coreia do Sul em 1950 para conseguir a unificação. Os EUA tropas para combaterem os norte coreanos, porém com o impasse se manteve a divisão da duas Coreias.

Crise dos Mísseis em Cuba Cuba que sofreu uma revolução comunista vivia sob a ditadura de Fidel Castro e tinha o apoio da URSS. Em 1962, A URSS começa a fabricar silos para mísseis em Cuba para a apreensão dos norte americanos que fazem um bloqueio naval. Kennedy e Kruschev entram em acorda para evitar o conflito

Guerra do Vietnã O Vietnã do Norte tenta reunificar o país invadindo o sul apoiado pelos guerrilheiros vietcongs. Os EUA mandaram tropas e armas para ajudar os vietnamitas do sul mas não conseguiram êxito. Pressionado pela opinião popular norte americana, OS EUA saem da guerra em 1975 e o Norte consegue a reunificação.