O Japão e os Tigres Asiáticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JAPÃO.
Advertisements

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Índia Apesar de pertencerem ao mundo subdesenvolvido, a índia e a China são dois grandes e importantes países do continente asiático, destacando-se por.
Bolívia.
Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.
Ásia Meridional.
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Características Gerais
China O Dragão do Século XXI
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
ÍNDIA O POVO HINDU.
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Prof. Jeferson C. de Souza
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
RUSSIA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Oficialmente República da Índia é um país da Ásia Meridional.
Segregação socioespacial e exclusão social
O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS
ÁSIA DE MONÇÕES.
REPUBLICA POPULAR DA CHINA
CANADÁ.
ÍNDIA e CONFLITO DA CAXEMIRA
A NOVA CHINA.
Conjunto regional, também conhecido como “subcontinente indiano”
Japão.
HOLANDA.
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Professor Luiz Felipe Geografia
Economia Indiana ● O desenvolvimento econômico indiano está entre um dos maiores do mundo atualmente, porém, por uma infraestrutura insuficiente, uma burocracia.
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
A impactante parceria dos “gigantes emergentes”
CAPÍTULO 24: CHINA.
Prof. Arnaldo Trilobita.org.br/arnaldo
MÉXICO.
Ásia.
-RECUPERAÇÃO MUITO RÁPIDA NO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL (GRUPO DO G8) - AGRICULTURA: aumentou muito sua produtividade. -Ocupa 15% do total da superfície do.
ÍNDIA PAÍS SUBDESENVOLVIDO INDUSTRIALIZADO PAÍS EMERGENTE PAÍS DO BRIC
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
ÍNDIA.
Japão e Tigres asiáticos
INDIA भारत गणराज्य.
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
Integrantes do Grupo Flaviana, Flavia, Mariana, Debora, Jorge e Paulo Roberto.
Situação demográfica e social da
Mundo Indiano.
Índia. Continente asiático Cerca 4,5 milhões de km² 1,21 bilhão de habitantes 300 hab. /km² 991 hab./km².
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
Mundo Indiano.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
A Ásia Industrializada
Índia: o país das diversidades
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
México.
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

O Japão e os Tigres Asiáticos Percurso 18

Meio natural e a distribuição da população Formado por quatro ilhas de maior extensão: Honshu Hokkaido Kyushu Shikoku , e por mais 3 mil ilhas menores. Área: 372.824 km² Zonas de encontro de placas tectônicas: do Pacífico, das Filipinas e Euro-Asiática. 70% constituído por montanhas (contribui para a preservação da cobertura vegetal/dificulta a agricultura) Pontes e Túneis: integrar território. População se concentra nas planícies litorâneas, nos centros industriais e grandes cidades: Tóquio, Osaka, Nagoya. Ainda se desenvolvem a pesca, a cultura do arroz em áreas alagadas e outros cultivos.

A era meiji e a economia japonesa hoje 1868: restauração do poder imperial do Japão. Subtração dos XOGUNS. A Era Meiji (1868-1912) foi um período de grandes mudanças na história do Japão. Incentivos do Estado, o país concluiu sua revolução industrial. Pós - II Guerra Mundial: investimentos dos EUA. Educação, Tecnologia e Formação de Mão de Obra qualificada. “Milagre econômico” Impérios industriais.

A organização da produção industrial japonesa está dividida em dois grupos: Grandes corporações industriais (Toyota, Nissan, Honda, Nippon etc.) Pequenas e médias empresas (fornecem às grandes as peças necessárias à fabricação de produtos mais complexos)

Agricultura: pouco espaço, muita tecnologia As terras cultiváveis correspondem a apenas 14,3% da superfície. A terra é trabalhada para obter elevada produtividade (adubos, máquinas, irrigação, rotação de culturas e outros procedimentos técnicos). Principais produtos: arroz (60% do território), trigo, cevada, batata, hortaliças e frutos. Importam: trigo, açúcar, milho, soja e carne.

O espaço industrial e os recursos limitados Terceiro maior PIB mundial. Depende da importação de matérias-primas. Importa todo o petróleo que consome, 90% do minério de ferro e manganês, 80% do cobre. Exporta: inovações tecnológicas. Robótica.

Pecuária e pesca Aumento do consumo de carne, leite e derivados. O rebanho é pequeno (uma cabeça de gado para cada grupo de 28 pessoas). Consumo de carne suína. Peixe: fonte de proteínas. O Japão é o 4 país na produção de peixe. Superado pela China, Peru e EUA.

Os Tigres Asiáticos https://www.youtube.com/watch?v=WGfYLtNaS78

Geografia A China tem aproximadamente 9.572.900 km² de área e é o terceiro maior país do mundo.  Em muitos aspectos, o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia. A China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis. A maior parte dos recentes avanços econômicos ocorreram nas províncias da costa leste do país, enquanto muitas áreas rurais do interior ainda vivem na pobreza.

População Com 1,3 bilhão de habitantes, a China possui 20% da população mundial. Mas regras rígidas e mudanças no estilo de vida têm feito a taxa de crescimento populacional cair. A maioria dos casais das grandes cidades está sujeita à conhecida "política do filho único". Na zona rural, as famílias podem ter uma segunda criança se a mais velha for uma menina.  A China também está vivendo uma enorme corrente migratória interna, de pessoas que deixam o interior rumo às cidades da costa leste. Em 1950, a população urbana representava menos de 13% do total. Agora, está em 40%, e deve chegar a 60% em 2030.

Etnia Os chineses han representam até 92% da população da China, que também abriga outros 55 grupos étnicos. Essas minorias em geral vivem nas áreas de fronteira.  O governo chinês enfrenta dois conflitos separatistas no oeste do país, com os tibetanos e os uighur. Além disso, uma onda de violência na província de Henan, em 2004, criou temores de que as relações entre os grupos minoritários e a maioria han se deteriorem.

Economia Desde que o regime comunista decidiu abrir a China para investimentos estrangeiros, em 1978, o país se tornou uma das economias que mais cresce no mundo, além de estar entre as dez maiores.  Mas com as taxas de crescimento em cerca de 9%, alguns analistas alertam para um superaquecimento e para o fato de que o resto do mundo pode sofrer o impacto de possível recessão no país.  Nos últimos anos, a China também se tornou um gigante do comércio, conquistando o quinto lugar em exportações. O “boom” econômico, no entanto, trouxe ao país problemas sociais e na área de meio ambiente.

Pobreza A China afirma que o número de pessoas pobres na zona rural caiu de 85 milhões, em 1990, para 29 milhões. Apesar disso, a maneira como o país calcula a pobreza é polêmica, e o Banco Mundial diz que esse número é muito maior.  O país está assistindo ao surgimento de uma nova classe de despossuídos – os pobres das grandes cidades. Isso se deve às demissões em massa nas estatais e à migração interna. O “boom” econômico também levou ao aumento da desigualdade de riquezas.

Meio Ambiente O crescimento econômico da China – e o aumento da demanda por energia – gerou um forte impacto no meio ambiente. Um relatório do Banco Mundial, de 1998, mostrou que 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo ficam na China, que também é culpada por parte da poluição atmosférica no Japão e nas Coreias.  A China é o segundo maior emissor de gás carbônico (CO2) do planeta e, como é considerada uma nação em desenvolvimento, ainda não tem que respeitar as exigências de redução.  A água também é outro motivo de preocupação no país. Os rios do norte estão secando, uma situação atribuída ao uso abusivo de suas águas e à profusão de represas. Por outro lado, a urbanização é tida como culpada pelas recentes enchentes que assolam o país.

Sociedade A sociedade chinesa tem passado por profundas transformações nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão se mudando para os centros urbanos, deixando para trás seus costumes e seu estilo de vida.  Em muitas cidades, arranha-céus dominam a paisagem e marcas ocidentais conhecidas povoam shopping centers recém-inaugurados. A venda de celulares e computadores disparou, e estima-se que a China tenha 90 milhões de pessoas conectadas à internet – quatro vezes mais que em 2000.  Mas a modernização da China também torna visível um país cheio de contrastes, com milhões de pessoas à margem da prosperidade.

China Matéria de Capa China: Os passos do Gigante https://www.youtube.com/watch?v=-BgjPp7loUs

Índia: o país das diversidades Percurso 20

Geografia ÁREA: 3.287.590 km² CAPITAL DA ÍNDIA: Nova Délhi POPULAÇÃO: 1,26 bilhão (estimativa 2014) MOEDA DA ÍNDIA: Rúpia indiana NOME OFICIAL: República da Índia   NACIONALIDADE: indiana LOCALIZAÇÃO: centro-sul da Ásia CLIMA DA ÍNDIA: clima de monção (maior parte), clima tropical, equatorial (S), árido tropical (NO), de montanha (N). CIDADES DA ÍNDIA (PRINCIPAIS): Mumbai (ex-Bombaim), Calcutá, Nova Délhi; Madras, Bangalore.

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 385,55 hab./km2 (ano de 2014) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,2 % ao ano (entre 2010 e 2015) TAXA DE ANALFABETISMO: 37,2% (ano de 2013).  RENDA PER CAPITA: US$ 1.570 (estimativa 2013). IDH: 0,554 (Pnud 2012) médio

De colônia britânica a país independente Influências estrangeiras no período das Grandes Navegações europeias, séc XVI. Entreposto comercial. Colônia britânica. A partir de 1920 se iniciou um movimento pela libertação da Índia. Liderado por Mahatma Gandhi. 15 de agosto de 1947: reconhecimento da independência pela Inglaterra. Índia dividiu-se em: União Indiana Paquistão (Paquistão Oriental e Paquistão Ocidental) Em 1971 – facções muçulmanas – independência do Paquistão Oriental – Bangladesh.

A população indiana Concentra cerca de 17% da população mundial. Menores densidades: nas florestas e nas áreas áridas. Maiores densidades: planícies dos rios Indo e Ganges, nos deltas dos rios e nos núcleos urbanos mais importantes. Vale do Ganges: densidade demográfica superior a 500 hab./km². COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: indo-arianos 72%, drávidas 25%, mongóis e outros 3% (censo de 1996).

Principais cidades Mumbai: capital financeira e comercial, além de abrigar o porto mais importante. É a maior aglomeração urbana indiana, com cerca de 18,9 milhões de habitantes. Délhi: segunda maior aglomeração urbana indiana. 15,9 milhões de habitantes. Calcutá: 14,9 milhões de habitantes. É considerada a capital cultural do país. As condições de vida são mais precárias.

Desigualdades sociais e econômicas Fome e desnutrição. Condições precárias de habitação e saneamento básico. Elevada taxa de desemprego e grande desigualdade na distribuição de renda. Alta taxa de mortalidade infantil; Baixa esperança de vida (63,7 anos) Elevadas taxas de analfabetismo (39%)

Sistema de castas Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Sendo que os grupos são: os brâmanes (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma; os xátrias (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma; os vaixás (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma ; os sudras (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.

Diversidade linguística, religiosa e étnica Inglês e hindu: línguas oficiais. A Constituição reconhece 16 línguas regionais e mais de 1600 dialetos. IDIOMAS: hindi (oficial), línguas regionais (principais: telugu, bengali, marati, tâmil, urdu, gujarati). RELIGIÃO: hinduísmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991). Dois grupos étnicos: ariano ou hindu (norte) e o dravidiano (sul). Além dos mongóis e outros grupos.

Conflitos étnicos-culturais e fronteiriços Punjab: conflitos entre indianos e sikhis Os sikhis reivindicam a separação do Punjab (NW) da Rep. da Índia, e os indianos se recusam a perder essa rica região agrícola. Em 1984 – 1700 sikhis foram mortos. Resposta: assassinato da primeira-ministra Indira Gandhi. Caxemira: um região explosiva Entre a Índia e o Paquistão A Caxemira reivindica a separação da Índia. Em 2001. Plebiscito. Tecnologia nuclear. Tratado de Proibição de Testes Nucleares.

Economia indiana Produtos Agrícolas: algodão em pluma, arroz, chá, castanha de caju, juta, café, cana-de-açúcar, legumes e verduras, trigo, especiarias, feijão. - 25% do PIB. Pecuária: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, camelos, búfalos, aves. Mineração: minério de ferro, diamante, carvão, asfalto natural, cromita. Indústria: alimentícia, siderúrgica (ferro e aço), têxtil, química e medicamentos. PIB: US$ 1,87 trilhão (estimativa 2013)  Força de Trabalho: 501,2 milhões de trabalhadores (estimativa 2014)

Tecnologia avançada (energia nuclear, satélites artificiais, informática etc) É o segundo maior exportador de softwares. - Mumbai, Chennai, Délhi e Bangalore. Maior exportador de medicamentos genéricos: Hyderabad. Formação científica e tecnológica. Microsoft (1/3) NASA (1/6) Indústria cinematográfica – Bollywood. Supera os EUA.

https://www.youtube.com/watch?v=jSfqWReZuIw