DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

O que sei sobre SIDA? Questionário
SIDA.
Ciências Naturais Prof. Teresa Marcelino
Trabalho realizado por:
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
AIDS / DST.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
Doenças sexualmente transmissíveis
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Escola Secundária de Arganil
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Hepatite B.
DST/AIDS.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Sida.
Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
Sida.
Sida VIH.
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
A evolução do conhecimento sobre o SIDA
Vamos Falar sobre… SIDA.
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
conceitos e informações farmacêuticas
Hepatite B e Candidíase
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Educação para a saúde e sexualidade
SIDA Trabalho realizado por:
Doenças sexualmente transmissíveis
Doenças sexualmente transmissíveis
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
Alunos: Bianca Avelar n° 6 Claudio Kalume n° 9 Eduardo Filgueiras n° 12 Lucas Saldanha n° 24 Luís Mendonça n° 25 Turma: 1° ano C Professora: Roberta.
VIH/SIDA.
O que é a Sida?.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Infecções Sexualmente Transmissíveis
Principais Infecções Bacterianas
Sida São, minha querida São sempre pronta a ajudar agora é sobre a Sida que devemos informar. É tão grande a ignorância é tanta a falta de apoio neste.
Escola D. Manuel I - Tavira Ano Letivo 2012 / 2013 Docentes : Vanda Delgado Sérgio Santos Discentes : António Pires, nº 5 Maria Pires, nº19 Mariana Afonso,
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
SIDASIDA Rafaela Pereira 6ºA N10. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa.
DIZ NÃO A ESTA CALAMIDADE!
Hepatite e Herpes.
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
Transcrição da apresentação:

DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO Escola Básica e Secundária de Santa Maria Disciplina de Área de Projecto Ano lectivo 2008/09 DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO SIDA, Hepatite viral e Sífilis

O Sangue SIDA Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Vias mais comuns de transmissão: contacto sexual, a partilha de agulhas entre toxicodependentes de drogas injectáveis e de uma mãe infectada para o feto durante a gravidez. O vírus causador da SIDA é designado por vírus da imunodeficiência humana (VIH). Assim sendo, o sangue do dador é analisado à procura do referido vírus. A análise não apresenta 100% de precisão, por isso, os possíveis dadores são submetidos a um processo de controlo, através de uma entrevista. De acordo com estimativas recentes, o risco de contrair SIDA através da transfusão é extremamente baixo (1 em cada 420 000). Mais de 50% dos portadores deste vírus apenas desenvolverão SIDA 10 ano após a infecção.

O Sangue Hepatite Viral Do tipo B e C Doença infecciosa causada por um vírus e que afecta o fígado. O sangue doado é analisado para verificar que não possui os tipos de hepatites virais. O sangue infectado nem sempre é identificado através das análises, contudo, a transfusão quase não apresenta risco de transmissão da hepatite B. A hepatite C continua a ser a mais frequente das infecções potencialmente graves transmitidas através das transfusões de sangue (3 em cada 10 000). grande parte dos infectados não apresenta quaisquer sintomas da doença, no entanto, podem desenvolver no futuro hepatite crónica ou doença hepática grave.

O Sangue Sífilis Doença venérea, causada por uma bactéria. Nos últimos anos, a transmissão da sífilis pela transfusão sanguínea tornou-se muitíssimo rara. Além da triagem realizada nos doadores de sangue e dos testes no material doado para sífilis, o sangue doado é também refrigerado a baixas temperaturas, que matam os microrganismos infecciosos. Apenas três casos de sífilis associada à transfusão foram identificados nos últimos trinta e cinco anos. Nota: Se o teste efectuado nas referidas doenças for positivo a unidade de sangue será destruída e, consequentemente, não será transfundida para nenhum doente.

In Jornal de Notícias, 6 de Janeiro de 2006 O Sangue Caso real “O Supremo Tribunal Administrativo recusou o direito a indemnização a um homem que em 1986 recebeu, em transfusão no Hospital de Santo António (Porto), sangue contaminado com o vírus da SIDA, tipo 2.” In Jornal de Notícias, 6 de Janeiro de 2006 Joaquim Conceição recorreu ao hospital de Santo António para realizar uma cirurgia em ortopedia, em 1986.No decorrer desta cirurgia, Joaquim necessitou de receber sangue. Em 1990, Joaquim Conceição foi diagnosticado como portador do vírus HIV2. a explicação para o facto viria a ser conhecida quatro anos mais tarde, quando tiveram um dador de sangue portador do referido vírus. Joaquim Conceição faleceu em 2001.