BOURDIEU E ELIAS &. O espaço social é, para Bourdieu, multidimensional se apresentando, pois, como um campo de forças em disputa. Isto é, o espaço social.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pressione “Enter” para mudar de página
Advertisements

Aliança da Ciência e da Religião
O PRONOME.
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Continuamente me estranho. Nunca me vi nem achei.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Coesão e Coerência.
texto da Renata e da Francine
Vigilância Epidemiologica
Tente ler sem chorar!!!.
Filosofia
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
O CONSTRUTOR DE PONTES.
Dois irmãos, que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma.
UM DESAFIO DE DEUS PARA VOCÊ!!!
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Karl Marx.
A BONECA.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ
Existencialismo – Parte II
Pela Amizade ....
A BONECA 002 Colacio.j.
As duas Freiras.
Ministério da Fidelidade.
Pela Amizade ....
RAÍZES.
Conceito de Grupo.
Parte III - Carlos _ Bru.  E foram refletidas pelo processo de ideação e materialização, mas só ocorre o processo de ideação e materialização porque.
Pela Amizade ... LEIA até o FIM!.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
No Olhar da “Sua” Ginecologista
Emile Durkheim e o fato social
Ideologia um conceito complexo
Kant e a Crítica da Razão Pura
UM DESAFIO DE DEUS.
A Psicologia ou as Psicologias
Frases Carmesim 162ª Semana Extraídas do Site:
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
UM DESAFIO DE DEUS E MEISHU-SAMA.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
A Farinhada!!!!!.
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Pensei mil palavras para dizer...
Karl Marx e as modos de produção social
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
"Precisamos de coragem, ética e trabalho para construirmos um País"
A Boneca e a Rosa Branca.
LÍNGUA PORTUGUESA Pronomes.
Musica Technologic... Música :10
Slides/automáticos...aguarde
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
R a í z e s Letícia Thompson Produção e Formatação: VAL RUAS R a í z e s Letícia Thompson Produção e Formatação: VAL RUAS.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Habilidades e características do líder
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Senta aqui! Não tenha tanta pressa Senta aqui! Porque toda essa angústia? Não fique aí tão quieta Quebra o teu silêncio Se abre comigo...
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ CONHECE ESTÃO DE ALGUMA FORMA ENFRENTANDO UMA BATALHA! UMA LÍNGUA AFIADA PODE CORTAR A PRÓPRIA.
Progressão automática. Acaba de ser revelado, o que uma mulher quer, e que Freud nunca descobriu. Ela quer uma relação amorosa equilibrada onde haja.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Pela Amizade... LEIA até o FIM! “Ter problemas na vida é INEVITÁVEL. Ser derrotado por eles é OPCIONAL.”
Transcrição da apresentação:

BOURDIEU E ELIAS &

O espaço social é, para Bourdieu, multidimensional se apresentando, pois, como um campo de forças em disputa. Isto é, o espaço social é um conjunto, em aberto, de campos apenas relativamente autônomos, uma vez que sempre lançados em jogos pelo poder de decidir e influenciar no funcionamento e, consequentemente, na estrutura dos demais campos. Cada campo possui uma lógica e uma hierarquia próprias, frutos de um processo de depuração rumo à sua definição e distinção como gênero particular.

“O comando é meu” “ a operação está errada” “o governador mandou Prosseguir com a operação”

Enquanto as condições do sistema estiverem aí, ele vai resistir. O sistema entrega a mão para salvar o braço, o sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. Agora me responde uma coisa: quem você acha que sustenta tudo isso? É... e custa caro. Muito caro. O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é a toa que os traficantes, os policiais e os milicianos matam tanta gente nas favelas, não é a toa que existem as favelas. Não é a toa que acontecem tantos escândalos em Brasília e entra governo, sai governo, a corrupção continua. Para mudar as coisas, vai demorar muito tempo. O sistema é f***. Ainda vai morrer muito inocente.

Elias parte de duas críticas fundamentais: a primeira, dirigida à separação indivíduo-sociedade que ele substitui satisfatoriamente pela noção de relação nós-eu; e a segunda, dirigida a uma espécie de metafísica das estruturas sociais, construída na tentativa de compreensão, sociológica e cotidiana, das forças coercitivas a que os indivíduos estão sujeitos. Para Elias (1999), tais forças são exercidas pelas pessoas sobre outras pessoas e sobre si próprias.

Elias apresenta a metáfora da “Gestalt”, onde o todo é diferente da soma das partes pois este incorpora leis de um tipo especial, que não podem ser elucidadas pelo exame de seus elementos isolados. “como o exemplo da melodia, que também não consiste em nada além de notas individuais, mas é diferente de sua soma, ou o exemplo da relação entre palavras e sons, a frase e as palavras, o livro e as frases. Todos esses exemplos mostram a mesma coisa: a combinação, as relações de unidades de menor magnitude dão origem a uma unidade de potência maior.”