A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERACIONISMO SIMBÓLICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERACIONISMO SIMBÓLICO"— Transcrição da apresentação:

1 INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Psicologia Social II Rafael Andrés Patiño UFBA

2 ANTECEDENTES Escola de Chicago: combinação de filósofos pragmáticos, tendência reformista em meio da industrialização e esforços por transformar a sociologia em ciência empírica. Filósofos pragmáticos: James, Dewey e Mead Origens sociológicas Psicologia social sociológica Nome cunhado por Blumer (1938)

3 PRAGMATISMO Filosofia da ação.
É uma teoria da ordem social orientada pela noção de controle social no sentido da auto-regulação e solução de problemas coletivos Questionamento da dúvida cartesiana (existem preconceitos dos que é impossível se desfazer com a máxima de duvidar de tudo, duvida-se a partir de conhecimentos que questionam o que pensávamos antes) A verdade não é mais representação da realidade na cognição, vira para o aumento do poder do agir sobre o ambiente. (James)

4 LIGAÇÃO COM A PSICOLOGIA SOCIAL
Conseqüência: Psicologia funcionalista voltada para a interpretação das operações psíquicas segundo a sua eficácia para a solução de problemas na ação. Dewey critica a psicologia behaviorista que acha seu objeto nas relações causais entre os estímulos e as reações orgânicas. Mead: O psíquico é aquela fase da experiência de estímulos conflitantes que despojam o objeto de seu caráter de estímulo produzindo uma atitude subjetiva A ligação com a psicologia social se dá pela necessidade de analisar a pragmática das situações de interação e a autoreflexão individual

5 O APORTE DE MEAD Teoria da autoreflexão que guiaria o agir humano em situações de interação (Estamos atentos às conseqüências que têm nossas ações nos outros assim que não só a consciência guia a ação, mas também a autoconsciência) Self: não preexiste às interações sociais, surge no transcurso delas. Constitui-se pelas respostas dos outros para um mesmo, pelas respostas de um mismo para si e, ao mesmo tempo, para os outros. Deste modo cada pessoa constitui-se em observadora de si mesma, em tanto é capaz de se colocar no lugar do outro.

6 O APORTE DE MEAD Processo de socialização e construção do self
O self se concede de forma relacional e emergente O self depende da interação com os outros, também depende do contexto ou da situação na que tem lugar a interação e da maneira como os atores negociam o significado que lhe otrogam ao contexto Á percepção que temos de nós segundo os olhares dos outros (os quais controem o mim) podemos responder fazendo ajustes, modificações ou cambios segundo o consideremos conveniente, mediante reações adoptadas em cada interação, isto a partir do eu.

7 MEAD Outro generalizado Eu Mim Capacidade de agência Juego Play (Jogo)
Game (Esporte) Uma instituição, uma comunidade acadêmica, um grupo de amigos, puedem operar como um otro generalizado, ou seja como uma comunidade simbólica na qual existem uns significados compartilhados que constituem o contexto interacional O jogo na obra de Mead é nada menos que o processo estruturante da subjetividade, somente jogando chega-se a ser humano. Jogar é “jogar a ser otro”; a fórmula pode-se abreviar com o qual se torna mais clara y mais contundente, jogar é “jogar a ser”.

8 DEFINIÇÃO O interacionismo simbólico é uma abordagem explicitamente da ciência social para o estudo da vida social (Bryman, 1995). Constituindo tanto uma perspectiva teórica dentro da psicologia social, quanto uma orientação metodológica (Manis e Meltzer, 1972). Seu enfoque são os processos de interação, ao tempo que o conceito de interação privilegia o caráter simbólico da ação social (Joas, 130) As relações sociais não são produto de regras fixas, mas estão subordinadas ao reconhecimento continuo dos membros da comunidade.

9 INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Caráter processual de toda ação. O interacionismo simbólico considera o ser humano, como um agente social ativo e autoconsciente que interpreta a realidade simbólica na que vive y traça planos de ação, individuais e coletivos que operam mudanças em dita realidade.

10 INTERACIONISMO SIMBÓLICO Princípios fundamentais
“O ser humano orienta seus atos em direção às coisas, em função do que elas significam para ele”. “O significado dessas coisas se deriva de, ou surge como conseqüência da interação social que cada qual mantem com o outro” “Os significados se manipulam e modificam mediante um processo interpretativo desenvolvido pela pessoa ao se enfrentar com as coisas que encontra a seu passo”. (Blumer)

11 INTERACIONISMO SIMBÓLICO
Estes pressupostos compõem um esquema de análise da ação social. En primeiro lugar se estabelece uma relação entre os significados dos objetos e dos contextos nos que se realiza a ação e a ação mesma; segundo, trata-se de compreender a emergência e construção social fruto da interação, no campo dos “outros generalizados”; e, terceiro, compreende-se que os significados, por não ser entidades exclusivamente objetivas, são susceptíveis de uso por parte dos sujeitos, e com isso afrontam as situações cotidianas. A compreeção do significado como construção social e material simbólico manipulavel constitui uma guia no estudo da construção da ação

12 CRÍTICAS Os estudos estariam focados somente em questões de vínculos interpessoais. Ignora a influência do poder e a dominação.


Carregar ppt "INTERACIONISMO SIMBÓLICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google