Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Nas Ondas do Vídeo
Material (Ideal) de todos os encontros: Máquinas fotográficas, celulares, tablets com respectivos cabos USB, adaptadores e cartão de memória universais, notebook, pen drives, lanternas e objetos diversos).
E02 – PLANOS E LUZES e APRESENTAÇÃO MOVIE MAKER Retomada E.01; Estudo de Planos e Luzes; Conhecer o uso de equipamentos – máquinas fotográficas e celulares; Conhecendo e exercitando Movie Maker; Apreciar experiência de curso audiovisual com alunos em escola pública – Cidade Tiradentes - vídeo GEC Escola.
E 01 - RETOMADA Apresentação e expectativas formadora e participantes; Apresentação do curso (Justificativa); Integração do grupo; Apreciação de vídeo “Birds on the wires” e “Criança, a Alma do Negócio”; Autorização de imagens e sons; Enquadramento – estudo e prática; Avaliação oral.
DINÂMICA DE OBSERVAÇÃO (jogo da sobrevivência) comentários
PLANO Plano é o trecho de imagem que está contido entre dois cortes do filme. A essência do cinema é a composição de vários planos que na montagem dão sentido a história. 01
LUZ Não existe imagem sem luz. Basicamente o que uma câmera faz é captar luz. Todos são influenciados pela luz, ela é de fundamental importância para transmitir emoção ao espectador. A iluminação acrescenta humor, clima e dramaticidade a uma cena. Um ambiente bem iluminado passa alegria, uma cena a meia-luz é mais intimista, uma rua escura transmite perigo. A iluminação ajuda a separar planos, dá profundidade à cena, destaca a textura, revela o caráter de um personagem. A iluminação de vídeo, fotografia ou cinema tem como referência a luz solar. É nela que baseamos a estética de todas as outras fontes. A luz solar produz sombras duras quando atinge diretamente um motivo por ter seus feixes luminosos alinhados numa mesma direção. Entretanto, quando é rebatida em alguma superfície torna-se uma luz suave. Por isso, a característica de uma luz nem sempre é dada pela fonte, mas pelo modo como chega à cena. Assim, podemos classificar uma luz como dura quando ela é direta ou como suave ou difusa quando atinge um assunto indiretamente.
LUZ Iluminação dura Uma luz dura produz sombras bem marcadas entre a parte clara e a escura. É chamada de direcional por ter seus feixes luminosos em uma mesma direção Nas gravações em externas é usada para manter a luz do dia disfarçando o movimento do Sol. É bastante utilizada também em estúdio, na iluminação geral do ambiente, em cenários e em shows. Iluminação suave A iluminação suave (soft) é a que produz sombras desfocadas com mínima demarcação entre o claro e escuro. É utilizada quando se deseja pouca transição entre a área iluminada e não – iluminada. A luz suave é difusa e não direcional, com os raios luminosos propagando-se em várias direções. O grau máximo de difusão é conseguido quando a luz é rebatida, refletida de maneira indireta sobre o assunto. Fonte: – Adolescente ensina a fazer luminária
WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Pré-requisitos Computador com Windows Live Movie Maker; Arquivos de vídeo, fotos e músicas; Tempo e persistência para edição. 02
ADICIONANDO VÍDEOS E FOTOS Depois de adicionados os vídeos, você pode organizá-los na ordem que preferir
EDITANDO AS CENAS Basta dividir o vídeo em duas partes, clicar na primeira tira com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Remover": 0506
APLICANDO EFEITOS E TRANSIÇÕES Cuidado para não enfeitar o pavão! 0708
ADICIONANDO MÚSICA E SONS Na aba "Editar" é possível regular um "Fade In" e "Fade Out", para que a música comece e termine com um crescimento ou diminuição do volume 09 10
TÍTULO e LEGENDA Legenda: a diferença desta opção é que você pode posicionar o texto sobre um vídeo. Para escolher quando deve aparecer, basta criar a legenda e arrastá-la na parte de baixo do vídeo, na linha do tempo 1112
CRÉDITOS É indispensável colocar nomes das pessoas que colaboraram no processo desse trabalho no final do vídeo. É uma questão de direito e respeito. 13
SALVANDO O VÍDEO 14 15
PUBLICANDO O VÍDEO NO YOUTUBE 16 17
Escolha título, descrição, palavras-chave ("Marcas"), a categoria à qual ele se encaixa e a permissão ("Pública" ou "Privada"). Depois, pressione o botão "Publicar": PUBLICANDO O VÍDEO NO YOUTUBE 18
Agora você deve aguardar até que o programa salve o vídeo e, finalmente, publique-o no YouTube. E como publicar demora bastante, você pode aproveitar para fazer alguma coisa, como apreciar os trabalhos dos outros grupos e/ou registrar no seu caderno como foi esse processo de edição
CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA vXo GEC ESCOLA 2122
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Refletir coletivamente e anotar os pontos importantes:
Referências maker-como-editar-videos-e-publica-los-no-youtube.htm#ixzz2tmIaGVaJ Gec Escola - vídeo FERRÉS, Joan; Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, HERNANDEZ, Fernando; SANCHO, Juana. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: ArtMed, MACEDO, Felipe. Pequeno Manual do Cineclube. Rio Claro: [s.e.], 2006.
IMAGENS USADAS 01 – NeaxATIqPoOpkCmjMmLAeeKwQ5dklKfhjMDcRGmwsMCQ 02 – _hWi9aq87wxLh85ZYmE7uYGcMyTzIWRy3E4Qjv5BUyGhqM3yg 03 – – 07 – 08 – 09 –
IMAGENS USADAS 10 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 e 20 – Acervo GEC Tio Pac 21 e 22 - Acervo GEC Escola
IMAGENS USADAS