Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
T I  C Módulo 2 Base de dados
Advertisements

Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Programação de Computadores
O Modelo E-R Definição: Características
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Introdução a Bancos de Dados
Anatomia de uma classe Nome:
Prof. Carlos H. Marcondes
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
(Dependência Funcional e Normalização)
Diagrama de Classes.
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Linguagem de Banco de Dados - SQL
Programação e Sistemas da Informação
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO QUE SERVEM PARA DESCREVER AS ESTRUTURAS DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM BD. Modelos de Dados.
Modelo Entidade/Relação
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Normalização Disciplina: Banco de dados II.
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Diagrama de Classes e Colaboração
BANCO DE DADOS APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Análise Estruturada.
TIC 10º ano Construir Bases de Dados
Análise MER: Fábrica de Calçados
Usando Microsoft Access 2010
SGBD - Regra 1 Regra 1: Auto-Contenção- Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Aula 10 - Armazenamento de Dados em Registros
Curso Técnico em Mineração
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Introdução a Banco de Dados
1 FOLHA DE CÁLCULO 3. 2 Tabelas / Listas O Excel também permite armazenar informação Podemos organizar a informação em Tabelas / Listas.
Fórmula Visual RM.
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
SEGUNDA FASE / S2B MIC PERNAMBUCO Banco de Dados Diego von Söhsten Microsoft Certified Technology Specialist Analista de Desenvolvimento Allen Informática.
Introdução a Banco de Dados e Access
SisCol Modelo de Banco de Dados
Aula 09: Comando SELECT: Ligações entre tabelas e Subconsultas
Banco de dados e tipos de programação
UCSal – Bacharelado em Informática
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Professora: Kelly de Paula Cunha
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
1 Fórmula Visual RM. 2 Prática 05 – Criando uma Fórmula Visual de Processo Fórmula Visual RM Prática 05: criar uma fórmula visual que possa ser.
Bases de dados relacionais
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
BD SQL (Insert, Update, Delete) e Select Hayslan Nicolas Colicheski Bucarth – IFRO / 2015 –
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Produto Como adicionar campos personalizados no Cadastro de Produto.
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Banco de Dados I 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Normalização de Dados É o processo de organizar dados e eliminar redundâncias dentro de um banco de dados É o processo de organizar dados e eliminar redundâncias.
Professor: reno nooblath
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I - WEB Prof. João Ricardo Andrêo 29/5/ :40 1 Atividades: 1 - Criar uma base de dados para uma empresa.
Modelagem de Dados Aula 3.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Universidade de Passo Fundo Tecnologia em Sistemas de Informação TSI109- Fundamentos de Banco de Dados (Restrições de Integridade) Prof. Alexandre Tagliari.
Transcrição da apresentação:

Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais Banco de Dados I Aula 3 – Conceitos de banco de dados relacionais

Visão Conceitual Físico Aplicações Estruturas de tabelas Relacionamentos Banco de Dados

Relacionamentos Um banco de dados é composto por diversas tabelas, como por exemplo: Clientes, Produtos, Pedidos, Detalhes do Pedido, etc. Embora as informações estejam separadas em cada uma das Tabelas, na prática devem existir relacionamentos entre as tabelas.

Relacionamentos Por exemplo: Um Pedido é feito por um Cliente e neste Pedido podem existir diversos itens, itens que são gravados na tabela Detalhes do Pedido. Além disso cada Pedido possui um número único (Código do pedido), mas um mesmo Cliente pode fazer diversos pedidos e assim por diante. 

Relacionamentos Em um banco de dados, precisamos de alguma maneira para representar estes relacionamentos da vida Real, em termos das tabelas e de seus atributos. Isto é possível com a utilização de "Relacionamentos entre tabelas", os quais podem ser de três tipos: · Um para Um · Um para Vários · Vários para Vários

Relacionamento do Tipo Um para Um Chave primária Atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Corresponde a um atributo determinante. Cada tabela deve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de forma exclusiva, cada registro armazenado na tabela. Essas informações são chamadas de chave primária da tabela. Esta relação existe quando os campos que se relacionam são ambos do tipo Chave Primária, em suas respectivas tabelas. Cada um dos campos não apresenta valores repetidos. Na prática existem poucas situações onde utilizaremos um relacionamento deste tipo.

Relacionamento do Tipo Um para Um Um exemplo poderia ser o seguinte: Imagine uma escola com um Cadastro de Alunos na tabela Alunos, destes apenas uma pequena parte participa da Banda da Escola. Por questões de projeto do Banco de Dados, podemos criar uma Segunda Tabela "Alunos da Banda", a qual se relaciona com a tabela Alunos através de um relacionamento do tipo Um para Um. Cada aluno somente é cadastrada uma vez na Tabela Alunos e uma única vez na tabela Alunos da Banda. Poderíamos utilizar o Campo Matrícula do Aluno como o Campo que relaciona as duas Tabelas. 

Importante: O campo que relaciona duas tabelas deve fazer parte, ter sido definido, na estrutura das duas tabelas. 

Relacionamento do Tipo Um para Vários Este é, com certeza, o tipo de relacionamento mais comum entre duas tabelas. Uma das tabelas (o lado um do relacionamento) possui um campo que é a Chave Primária e a outra tabela (o lado vários) se relaciona através de um campo cujos valores relacionados podem se repetir várias vezes. 

Relacionamento do Tipo Um para Vários Considere o exemplo entre a tabela Clientes e Pedidos. Cada Cliente somente é cadastrado uma única vez na tabela de Clientes (por isso o campo Código do Cliente, na tabela Clientes, é uma chave primária, indicando que não podem ser cadastrados dois clientes com o mesmo código), portanto a tabela Clientes será o lado um do relacionamento. Ao mesmo tempo cada cliente pode fazer diversos pedidos, por isso que o mesmo Código de Cliente poderá aparecer várias vezes na tabela Pedidos: tantas vezes quantos forem os pedidos que o Cliente tiver feito. Por isso que temos um relacionamento do tipo Um para Vários entre a tabela Clientes e Pedidos, através do campo Código do Cliente, indicando que um mesmo Cliente pode realizar diversos (vários) pedidos. 

IMPORTANTE: Observe que o campo que é o lado vários do relacionamento não pode ser definido como chave primária.

Relacionamento do tipo Vários para Vários Este tipo de relacionamento "aconteceria" em uma situação onde em ambos os lados do relacionamento os valores poderiam se repetir. Vamos considerar o caso entre Produtos e Pedidos: Posso ter Vários Pedidos nos quais aparece um determinado produto, além disso vários Produtos podem aparecer no mesmo Pedido. Esta é uma situação em que temos um Relacionamento do Tipo Vários para Vários.