SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM TEXTO: “ PAUSA”, DE MOACYR SCLIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SÁBIO Um homem, procurando um velho sábio no alto de uma montanha, encontrou um envelope escrito : “FUI AO CINEMA, VOLTO LOGO”
Advertisements

Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de bolachas.
UMA HISTORIA DE AMOR.
MAPA MENTAL.
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Tente ler sem chorar!!!.
Às vezes perdemos tanto tempo na
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Assim é a Vida....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael,
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Amor sem Limite!.
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas.Conheço pessoas que.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
Se você acha que vai perder seu tempo para ler isso, está muito enganado. Vai se emocionar e pode até chorar. História verdadeira e emocionante. Se.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Slide automático e sonorizado
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
UMA HISTÓRIA DE AMOR.
Pacote de Bolachas....
Nada na vida acontece em vão
Assim é a Vida....
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
A XÍCARA.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Essa é a Mel. Faz sete anos que eu a ganhei. Mestiço de Labrador, doce, companheira. Onde quer que eu fosse, lá estava ela ao meu lado.
O Pacote de Biscoitos Desconheço a autoria. O Pacote de Biscoitos Desconheço a autoria.
O pacote de bolacha.
Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de biscoitos.
Tema. Sou uma poetisa.
Como conquistei a sua amizade!.
Autor (a) texto: Desconhecido
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Farinhada!!!!!.
Eu sou um poeta.
RESENHA.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
Bom dia! Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas. Há pessoas que falam.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
ADAMUS – “Procura e Busca” – 01/06 A Série (SEGUINTE): SHOUD 9 “Keahak II” Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/04/2011 Ponto de separação – não posso.
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
Receita de um Sonhador.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
Ensino Fundamental , 7º ano
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM TEXTO: “ PAUSA”, DE MOACYR SCLIAR Atividade proposta para 8ª série - 9º ano.

Moacyr Scliar

Escritor e médico, Moacyr Jaime Scliar nasceu no dia 23 de março de 1937, no bairro do Bom Fim, Porto Alegre, e faleceu no dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos de idade. Em toda sua vida trabalhou como médico e escritor  e publicou cerca de 80 livros. Moacyr Scliar era casado com Judith, com teve um único filho. Scliar era descendente de russos, seus pais eram da Bessarábia e chegaram no Brasil em 1904. Scliar se formou em Medicina pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), tornou-se especialista em Saúde Pública, concluiu doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Em 1962, lançou o seu primeiro livro, “Histórias de médico em formação”, composto por contos inspirados em suas experiências de estudante. Em 1968, publicou “O carnaval dos animais”, sua primeira obra verdadeiramente literária. Dentre suas obras destacam-se “O Exército de um homem só”, “A estranha nação de Rafael Mendes” e “O centauro no jardim”. Escreveu artigos para os jornais Zero Hora e Folha de São Paulo. Foi eleito como membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) no ano de 2003. Recebei o prêmio Jabuti três vezes. O primeiro prêmio Jabuti foi recebido em 1988, pela obra “O Olho Enigmático”; em 1993, recebeu o segundo, pela obra Sonhos Tropicais”, ambos na categoria melhor romance; e, em 2009, com a obra “Manual da Paixão Solitária”, na categoria de livro do ano.

Em 1980, já havia recebido o prêmio de literatura da APCA, pela obra “O Centauro no Jardim”. Em seus livros há sempre a abordagem de temas médicos, sociais e sobre o judaísmo no Brasil. Seus livros foram traduzidos para doze idiomas. Como médico alcançou destaque a partir de 1969, assumindo os cargos de chefe da equipe de Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e como diretor do Departamento de Saúde Pública. Apesar de sua intensa atividade literária, era um autor que escrevia muito, conseguiu encontrar tempo para cursar pós-graduação em medicina comunitária em Israel. Em 2002, concluiu doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, o título de sua tese foi “Da Bíblia à Psicanálise: Saúde, Doença e Medicina na Cultura Judaica”. A relatar a imigração judaica no Brasil, a obra “O Centauro no Jardim” foi considerado como um dos melhores livros sobre o tema nos últimos tempos pelo  National Yiddish Book Center. O escritor faleceu no dia 27 de fevereiro, no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral), o falecimento foi em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Antes da leitura do texto, a partir do titulo apresentado, faça um levantamento de hipóteses, exemplificando quais as expectativas de leitura o título possibilita.

Agora, considerando ainda o título Pausa, observe as imagens abaixo:

Então, vamos ao texto!

O texto que você leu estava de acordo com o que você havia imaginado O texto que você leu estava de acordo com o que você havia imaginado? Por quê? Volte às imagens da questão nº 1 e selecione aquela ou aquelas que possam, de alguma forma, se assemelhar à temática trazida pelo autor. Justifique.

Observe a imagem abaixo. A que parágrafo do texto ela nos remete?

No decorrer do conto vários caracteres da vida vão se apresentando e criando forma através de objetos, atitudes, situações e sentimentos. O despertador, por exemplo, marca o tempo, a necessidade de cronometrar as atividades a serem realizadas, a fim de não haver esquecimento e nem atraso. Para essa narrativa, este é um objeto de extrema necessidade, pois, Samuel ao ouvi-lo tocar salta da cama e começa a rotina do dia, sendo uma de suas atividades preparar sanduíches, comida de fácil e rápido preparo que marca o processo de industrialização cada vez mais propício a atender a necessidade das pessoas.

Retire do texto trechos comprobatórios da velocidade do tempo, invadindo e tornando mecânico o cotidiano das pessoas, tanto pelo significado que eles representam quanto pelo uso de frases curtas.

Sabendo que personificação é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos retire do texto trechos que nos remetem à personificação.

Observamos no texto que a personagem muda as características de sua rotina, mas, o aspecto da intensa velocidade que o rodeia é a mesma, a vida social está presente em cada instante.Volte ao texto e exemplifique esta afirmação.

Outro aspecto relevante a ser observado é a angústia de Samuel durante o sono, pois, mesmo depois de toda uma preparação para o tão esperado descanso, ele continua agitado, sonhando com brigas, agitações, correrias. Releia o trecho em que o autor descreve o sonho do protagonista, conte-nos os possíveis motivos de sonhos como este.

“Hotel pequeno e sujo; quatro laços de uma escada vacilante; aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda roupa de pinho, a um canto uma bacia cheia d’água sobre um tripé; cortinas esfarrapadas,mesa de cabeceira, poltrona rasgada”... Esta seleção nos permite construir que imagens deste espaço?

“Olhou para os lados e entrou furtivamente.” Como você explica esta atitude do personagem?

Compare as imagens abaixo com o texto trabalhado.

Sinal Fechado Paulinho da Viola - Olá! Como vai? - Eu vou indo. E você, tudo bem? - Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro… E você? - Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo… Quem sabe? - Quanto tempo! - Pois é, quanto tempo! - Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios! - Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem! - Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí! - Pra semana, prometo, talvez nos vejamos… Quem sabe? - Pois é… Quanto tempo! - Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das ruas... - Eu também tenho algo a dizer, mas me foge à lembrança! - Por favor, telefone! Eu preciso beber alguma coisa, rapidamente… - Pra semana… - O sinal… - Eu procuro você… - Vai abrir, vai abrir… - Eu prometo, não esqueço, não esqueço… - Por favor, não esqueça, não esqueça… - Adeus! Sinal Fechado Paulinho da Viola

A música Sinal Fechado, de Paulinho da Viola, também nos mostra uma “pausa”. Entretanto, estamos diante de contextos diferentes. Explique.

- Livro A Metamorfose. Franz Kafka, Tradução de Modesto Carone - Livro A Metamorfose. Franz Kafka, Tradução de Modesto Carone. 104 págs., Companhia das Letras http://www.youtube.com/watch?v=xoOQz2Ud8KE http://www.youtube.com/watch?v=oHpLz8eV8A4 (história em quadrinhos parte I) http://www.youtube.com/watch?v=4M6zmMeNxQs (história em quadrinhos parte II)