Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de sistemas operacionais
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Banco de Dados I Aula 20.
Administração de sistemas operacionais
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Configuração de servidores SMTP e POP3
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Gerenciamento de Usuários
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Gerência de Processos no Linux Prof. Antônio Rogério Ramos Pelo menos esse, fui eu que fiz!!!
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Vi 1 Editando com vi. vi 2 Por que vi? l Editar arquivos de configuração l Editar scripts de shell l Disponível em todas as distribuições l Necessita.
Hardening Linux
SVCs para Controle de Processos no Unix
Módulo 4: Gerenciando o acesso aos recursos
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Exercício 1 No MS-Excel: Clicar em algum dado da tabela.
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Rodrigo Cristiano Silva
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Características Técnicas e Operacionais
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Permissões e Propriedades de Arquivos
MICROSOFT Windows XP.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Professor Cristiano Mariotti
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Retaguarda - Autorizar Programas para Usuários
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
Apache Autenticação por usuário e senha. Introdução O princípio da autenticação é simples. O cliente envia o seu login e sua senha para o servidor Apache.
UNIX BÁSICO UNIX BÁSICO Curso desenvolvido pela Cobra Tecnologia.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
WINDOWS EXPLORER.
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Controle de Arquivos 1 Controle de Sistemas de Arquivos.
NFS 1 NFS Network File Systems. NFS 2 NFS, O que é?  Network File System é um sistema que permite a montagem de sistemas de arquivos remotos através.
LDAP+SSO SUPORTE TÉCNICO. COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS ● Arquivos locais o Sistemas Operacional o HDs, DVD, PenDrive, SSD...
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Retaguarda - Autorizar programas para usuários 1 IdentificaçãoRET_003 Data Revisão29/08/2013.
Aula – Sistemas Operacionais
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Daniel Paulo Login e Usuário Login – é um objeto que tem a finalidade de acessar a instância do SQL Usuário – Associado ao login.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Shell Script Parte 2.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
Autorizar Programas para Usuários. 1. Deve – se cadastrar os funcionários no sistema. ( RH > Funcionário > Cadastro de Funcionário). 2. Na tela Autorizar.
Sistemas Operacionais Sistemas de Arquivos Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Escola de Ciência e Tecnologia Disciplina: Segurança em Redes Auditoria e quebra de Senha Segurança da Informação 1.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Configurações do rádio portátil. Selecionar esta opção para configuração do rádio portátil.
Shell Script Prof. Rafael Paoliello Guimarães FAESA.
Voce pode ativa e desativar permissões de arquivos usando os sinais de mais(+) e menos (-), respectivamente, junto com as letras para indicar o que muda.
Permissão de Usuários Administração de Usuários. INTRODUÇÃO –O GNU /Linux é um sistema multiusuário e portanto, possui um esquema de permissões que provê.
Transcrição da apresentação:

Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1

Administrando usuários 2 Tarefas  Acrescentar e Excluir usuários  Definir privilégios de usuários  Incluir e Excluir usuários de grupos  Criar os diretórios home

Administrando usuários 3 Arquivos relacionados  /etc/passwd  Arquivo com as informações do usuário  /etc/shadow  Contém a senha criptografada e informações relativas a mesma  /etc/group  Identificação dos grupos e seus membros

Administrando usuários 4 Arquivo de senhas  Ao inserir um usuário uma linha é acrescentada ao arquivo  Ao inserir um usuário uma linha é acrescentada ao arquivo /etc/passwd  Formato da entrada no arquivo nome_login:senha_cripto:ID_usuário:ID _grupo: nome_login:senha_cripto:ID_usuário:ID _grupo: informaç ões_usuário:diretório_login: shell_loginExemplo: adriano:x:500:500:Adriano Joaquim de Oliveira Cruz:/home/adriano:/bin/bash

Administrando usuários 5 Arquivo de Senhas - cont

Administrando usuários 6 Arquivo de senhas - shadow  Quando o sistema usa senhas com sombreamento aparece um x no campo de senha.  As senhas são armazenadas no arquivo /etc/shadow que deve ser mais protegido.  Arquivo shadow somente deve ter permissão de leitura para root

Administrando usuários 7 Criação de um novo usuário  Determinar o nome do usuário (username), o UID (identificação numérica do usuário) e o grupo primário (GID) ao qual ele vai pertencer;  Colocar estas informações em /etc/passwd e /etc/group (se o grupo não existir);  Determinar uma senha para este usuário;  Ajustar outros parâmetros da conta (data de expiração, período de troca de senha, etc.);

Administrando usuários 8 Criação de um novo usuário  Criar um diretório de trabalho (home directory) para o usuário;  Colocar arquivos de inicialização (.cshrc,.login ou.profile) neste diretório. No Linux, estes arquivos ficam no diretório /etc/skel;  Usar chown e chgrp neste diretório para que o usuário seja o dono de seus arquivos;  Testar a nova conta

Administrando usuários 9 Comando useradd  Usado para acrescentar um usuário useradd [opções] login_name  Cria um usuário de acordo com as opções dadas e os valores default do sistema.  O diretório home é criado e os arquivos de configuração copiados para o diretório  Se não for dada uma senha inicial, o usuário é criado sem senha.

Administrando usuários 10 useradd cont  Algumas opções são:  d home_dir  Diretório home do usuário  e data_de_ expiração  (formato yyyy-mm-dd)  f dias_para_inatividade  Dias após conta expirar para ser inibida  g grupo_inicial  Nome ou número do grupo inicial  G grupo, [...]  Lista de grupos suplementares  D  Troca ou altera valores default

Administrando usuários 11 Removendo o usuário  Para remover o usuário sem apagar os dados do diretório /home  Remover as entradas da conta dos arquivos /etc/passwd e /etc/shadow ou  Usar o comando userdel  Usar o comando userdel  Para remover o usuário apagando tudo  Remover as entradas da conta dos arquivos /etc/passwd, /etc/shadow e remover os arquivos do diretório /home ou  Usar o comando userdel -r  Usar o comando userdel -r

Administrando usuários 12 Grupos UNIX  Mecanismo utilizado para que vários usuários possam compartilhar arquivos de uso comum;  Grupo implícito: aquele determinado pelo GID em /etc/passwd (grupo primário);  Grupo explícito: aquele determinado por entrada em /etc/group (grupo secundário). Pode ser mais de um.

Administrando usuários 13 Grupos  O arquivo group contém todos os grupos do sistema  Para acrescentar um grupo no sistema  Edite o arquivo criando o novo grupo ou  Use o comando groupadd com o nome do grupo  Formato do arquivo group  group_name : nome do grupo  passwd : senha do grupo, campo vazio n₧o requer senha  gid : número identificador do grupo  user_lista : lista de usuários do grupo

Administrando usuários 14 Grupos - Arquivo de grupos root:x:0:rootbin:x:1:root,bin,daemonadm:x:4:adm,root,binusers:x:100:adriano,joeadriano:x:500:joe:x:501:

Administrando usuários 15 Comandos  id: informa o UID e o GID corrente do usuário  groups: informa quais os grupos do usuário  newgrp: permite a mudança de grupo  Exemplos: % id % id uid=28 (marcio) gid=30 (vlsi) uid=28 (marcio) gid=30 (vlsi) % groups % groups vlsi sparc811 vlsi sparc811 % newgrp sparc811 % newgrp sparc811 % id % id uid=28 (marcio) gid=811 (sparc811) uid=28 (marcio) gid=811 (sparc811)