Ana Blumm Ana Flávia Paula Soares

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Transcrição da apresentação:

Ana Blumm Ana Flávia Paula Soares Antropometria Ana Blumm Ana Flávia Paula Soares

Ciência das medidas humanas Antropometria Antropos (humano) + Metrikos (medida de) = Ciência das medidas humanas

1870 Publicação de Antropometrie, do estatístico belga Quetelet, considerada a primeira pesquisa em grande escala do tema. Marcos históricos 1273-1295 Marco Polo viaja ao oriente e registra variações raciais das populações em comparação com o ocidente q 1490 Homem Vitruviano,obra de Leonardo da Vinci.

Antropometria Aplicação dos métodos científicos para tomada de medidas físicas nos seres humanos para: determinar as diferenças dessas medidas entre indivíduos e grupos sociais; fornecer dados úteis para projetos de arquitetura, urbanismo, desenho industrial, comunicação visual e de engenharia; melhor adequação dos produtos a seus usuários.

Ramos da Antropometria Antropometria estática: posições fixas do corpo humano parado. Antropometria dinâmica: complementar à estática. É utilizada para medir o alcance dos movimentos enquanto o humano executa funções.

Antropometria estática Projetos de: Assentos Mesas Passagens Equipamentos pessoais

Antropometria dinâmica Projetos de: Ângulos; Faixas de velocidade; Faixas de aceleração Padrões de ritmos; Padrões de movimentos; Forças e espaços envolvidos.

Variáveis antropométricas Fatores intrínsecos Sexo; Biotipo; Etnia/raça; Idade; Nutrição. Fatores extrínsecos Clima; Vestuário; Postura.

Idade diminuição da capacidade das cartilagens, encerramento da renovação óssea, mudança nos tecidos e juntas, traumas nas juntas, redução dos movimentos Mudanças relativas à altura devido ao envelhecimento (National Health Survey, USA, 1962)

Sexo as medidas dos homens em geral são maiores do que as das mulheres, exceto a região do quadril – mais largo nas mulheres. A única medida que proporcionalmente é maior nas mulheres é a medida do comprimento nádega-joelho. O homem tende a acumular gordura na parte superior ao umbigo, enquanto as mulheres acumulam na parte logo abaixo. As medidas relativas à cabeça, entretanto, tem as mesmas proporções. Mulher tem 65% da força do homem.

Biotipo

Etnia mais importante e significativo não é a diferença dos membros ou das partes isoladas, mas das proporções entre as partes. Pessoas de países mais frios têm os membros menores e o tronco maior (volumoso e arredondado) comparadas com pessoas de países com clima quente – membros mais longos e tronco mais esguio. Japoneses e outros povos orientais têm em geral a mesma altura-sentado que os brancos, mas suas pernas tendem a ser menores; no caso dos negros, as pernas são mais longas em proporção a seus troncos do que nos brancos

Etnia mais importante e significativo não é a diferença dos membros ou das partes isoladas, mas das proporções entre as partes. Pessoas de países mais frios têm os membros menores e o tronco maior (volumoso e arredondado) comparadas com pessoas de países com clima quente – membros mais longos e tronco mais esguio. Japoneses e outros povos orientais têm em geral a mesma altura-sentado que os brancos, mas suas pernas tendem a ser menores; no caso dos negros, as pernas são mais longas em proporção a seus troncos do que nos brancos

Percentis Porcentagem de indivíduos que apresentam uma medida antropométrica de um determinado tamanho, ou menor do que esse tamanho. Exemplo: o valor do percentil 5 da medida “altura da cabeça-assento” é 82,5 cm, isso quer dizer que 5% da população estudada tem o comprimento da cabeça-assento é menor do que 82,5 cm.

Percentis Ao se trabalhar com pessoas variadas (mais de um indivíduo), o projeto deve levar em consideração a diversidade de características da população; Usar valores da “média” como parâmetro irá excluir grande parte da população; Ideal é trabalhar dentro de uma faixa que contemple a maior variedade de indivíduos (percentis extremos de variáveis antropométricas). extremos extremos 1 2,5 5 25 50 75 90 95 97,5 99 100 medidas menores medidas maiores

Exemplo

Percentis - CUIDADOS Buscar dados antropométricos Melhor trabalhar com tabelas de dados antropométricos de outros países do que fazer uma medição equivocada da população alvo; Brasileiros se assemelham aos europeus mediterrâneos (portugueses, espanhóis, franceses, italianos e gregos), são menores que os nórdicos e maiores que os asiáticos. erros tolerados pela antropometria aplicada: de até 5%. De acordo com Itiro Iida, variação entre medições feitas na Holanda e no Brasil chegou a 3%

Estudos de antropometria Abrange os métodos e técnicas que nos possibilitam obter um conjunto satisfatório de medidas e conformações do corpo ou partes do corpo humano Levantamento estatístico da população local Obtenção de medidas corporais: Antropômetro Fotogrametria ou digitalização humana Métodos computacionais

Como realizar as medidas antropométricas? 1º – Selecionar amostra significativa de sujeitos que serão usuários ou consumidores do sistema, produto ou objeto. 2º – Definir onde ou para que serão usadas as medidas. Definir as medidas. 3º – Escolher o método de medida. 4º – Realizar medições com pessoal treinado. 5º – Executar análise estatística das medidas. Em antropometria as medidas seguem uma distribuição normal ou de Gauss (calcular média e desvio-padrão). 6º – Calcular o intervalo de confiança para os percentis desejados.

Ferramentas de obtenção de medidas Antropômetro Horizontal Portátil Fotogrametria Computadorizada

Aplicação dos dados antropométricos 1º Princípio: Projetos para tipo médio (homem médio ou padrão)

Aplicação dos dados antropométricos 2º Princípio: Projetos para indivíduos extremos (dimensão máxima)

Aplicação dos dados antropométricos 3º Princípio: Projetos para faixas especificadas da população Assentos ajustáveis, calçados fabricados para diversos tamanhos

Aplicação dos dados antropométricos 4º Princípio: Projetos para o indivíduo (aparelhos ortopédicos, roupas de astronauta, terno por encomenda)

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out. a 01 de nov. de 2005 Objetivo: Fazer uma comparação entre os padrões antropométricos dos motoristas de ônibus de Campina Grande (PB) e as dimensões dos postos de trabalho, com o objetivo de diagnosticar a origem de dores pelo corpo mencionadas pela categoria (principalmente na região dos pés, pernas, costas e braço direito). Limitações do estudo: Disponibilidade de horário por parte dos motoristas; não houve compromisso formal por parte dos motoristas para a coleta das dimensões corpóreas; participação voluntária dos pesquisados

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba População e amostra População: 512 motoristas de ônibus de diferentes empresas Definição da amostra: n: número de elementos da amostra N: número de elementos da população e: erro admitido igual a 5% p: probabilidade de ocorrência de um evento, igual a 0,9 q: probabilidade de não ocorrência de um evento, igual a 0,1 Z: coeficiente de confiabilidade, 95% Amostra: 70 motoristas

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Instrumentos de medição e métodos Meios para a realização da pesquisa: definição das variáveis, formulários para coleta da medição, balança com precisão de 100g, confecção de estadiômetro com altura máxima de 2,20m, cadeira de medição antropométrica, paquímetro de medição óssea. Pesagem: descalço, de pé e de costas, imóvel, olhar fixo para frente e pés unidos no centro da balança. Média de 3 medições. Medidas em pé: motorista descalço e de costas para o estadiômetro, olhar fixo para frente, braços estirados ao longo do corpo, regiões posteriores em contato com o aparelho. Para as medições das envergaduras de uma mão a outra e de um cotovelo a outro, fez-se uso da trena: em pé, olhar para frente, pés juntos, posição ereta. Em seguida, abrir os braços 90º em relação ao corpo. Depois, eram coletadas as medidas da ponta de dedos de uma mão a outra e de um cotovelo a outro

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Instrumentos de medição e métodos Medidas sentadas: sentado na cadeira, descalço, posição ereta, olhar para frente. Em seguida, era ajustado o apoio para os pés (posição de melhor conforto para o pesquisado). Depois, era ajustado o encosto da cadeira e o suporte para altura do cotovelo. Equipamentos: Medidas dos segmentos corporais com o individuo em pé: antropômetro de madeira Medidas dos segmentos corporais com o individuo sentado: cadeira antropométrica. Medidas dos segmentos menores do corpo (largura da cabeça, profundidade da cabeça, largura e comprimento da mão): paquímetro. Precisão: 0,01m Registro de imagens de perfil e superior por meio de câmera fotográfica. Método de coleta direta sobre o trabalhador (Itiro Iida, 1998)

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Coleta de dados 3 medições para cada indivíduo: para cada um dos 36 segmentos corporais (11 em pé e 25 sentado) e para a massa corporal. Tempo por motorista: 20 a 25 minutos

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Posto de trabalho Posto de trabalho: ônibus marca Mercedes-Benz ano 1999 e ônibus Agrale (modelo Volare) ano 2001. Compostos por: cabine, assento regulável na altura e na distância até o volante; volante; alavanca de marchas; alavanca do freio de mão; alavanca do controle do pisca-pisca; dois acionadores para abertura e fechamento das portas, todos estes componentes são de aço e revestidos com polímero; pedal do freio; pedal do acelerador; pedal de embreagem, estes revestidos com borracha; acionador da buzina conjugada com a sinaleira painel de controle; painel de controle. Outras características: janelas laterais envidraçadas na cor branca transparente. Ventilação natural proveniente das janelas laterais e forçadas proveniente de aberturas no assoalho e no teto. A iluminação natural durante o dia e por meio de lâmpadas fluorescentes no período noturno. O piso em chapas de alumínio.

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Resultados

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Resultados e discussões Inclinação do pedal do acelerador em relação ao assoalho: angulação do tornozelo acima da faixa – provocar desconforto e dores musculares no tornozelo e pé Inclinação da cabeça Motorista: 27º a 48 º Literatura: > 30º causa dores nucleares na região e nas costas Passagem de marchas – pode provocar desconforto e dores musculares no tornozelo e p´´e

Artigo 1 - Estudo antropométrico dos motoristas de ônibus da cidade de Campina Grande – Paraíba Conclusões Causas das Dores no corpo relatadas pelos motoristas: Estresse Alta jornada de trabalho Poucas pausas Vida sedentária Inadequação dos postos de trabalho (postura inadequada e esforços em demasia)

Artigo 2 - Antropometria da Mão Humana: Influência do Gênero no Design Ergonômico de Instrumentos Manuais Revista Ação Ergonômica, v.5, n.2 , 2010 Objetivo: Analisar a influência do gêneros, feminino e masculino, na antropometria das mãos humanas, considerando indivíduos adultos e ativos no mercado. Dados: HOMENS N = 22 Idade média = 20,95 Peso médio = 71,30 Kg Estatura média = 176,15 cm MULHERES N = 22 Idade média = 20 Peso médio = 58,40 Kg Estatura média = 162,6 cm

Artigo 2 - Antropometria da Mão Humana: Influência do Gênero no Design Ergonômico de Instrumentos Manuais Condução: Esclarecimento dos objetivos e procedimentos; Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e preenchimento dos protocolos de recrutamento; Coleta de dados de estatura e peso; Coleta de dados antropométricos das extremidades dos membros superiores relativas à mão do indivíduo. Esta coleta foi realizada com o indivíduo sentado e foi utilizado o paquímetro para medição, conforme a figura a seguir; Análise estatística dos dados coletados, utilizando a Análise de Variância (ANOVA – p ≤ 0,05) para comparação das dimensões das nove variáveis avaliadas para as duas mãos, direita e esquerda.

Artigo 2 - Antropometria da Mão Humana: Influência do Gênero no Design Ergonômico de Instrumentos Manuais Resultados:

Artigo 2 - Antropometria da Mão Humana: Influência do Gênero no Design Ergonômico de Instrumentos Manuais Resultados:

Artigo 2 - Antropometria da Mão Humana: Influência do Gênero no Design Ergonômico de Instrumentos Manuais Conclusões: As diferenças entre as mãos de homens e mulheres são significativas para as nove variáveis envolvidas. Então, o gênero influencia nas variáveis antropométricas dos indivíduos; As diferenças antropométricas dos indivíduos devem ser consideradas na concepção de produtos. Especificamente para instrumentos manuais, o mal dimensionamentos destes artefatos podem causar desconforto e constrangimentos.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Objetivo: Estudo de uma grande escala de dados antropométricos de motoristas de caminhões dos Estados Unidos e uma multivariedade de modelos antropométricos desenvolvidos para se desenhar a nova geração de cabines de caminhões.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Dados: Foram analisados apenas dados atuais da população de motoristas de caminhão de 15 estados dos Estados Unidos. Foram coletados 35 dimensões antropométricas de 1950 motoristas. 1779 homens e 171 mulheres Plano de amostra desenhados para capturar a mais propícia distribuição de etnia, gênero e idade dessa população analisada.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Condução: Neste estudo foram utilizados instrumentos antropométricos padrão - antropômetro, feixe caliper (peças reorganizadas do antropômetro), pinças deslizantes, e uma fita de aço Lufkin. Outros instrumentos incluem uma escala de peso e um banquinho para a medição sentado. A medição foi conduzida de 2 formas: em pé com os calcanhares unidos e sentado. O investigador encontrava os marcos do corpo, apalpando os ossos e os marcava com pequenos adesivos por cima da roupa. Após demarcar o corpo do participante, 33 medidas antropométricas foram feitas através de aparelhos antropométricos, incluindo tamanho e largura dos pés.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Condução: Neste estudo foram utilizados instrumentos antropométricos padrão - antropômetro, feixe caliper (peças reorganizadas do antropômetro), pinças deslizantes, e uma fita de aço Lufkin. Outros instrumentos incluem uma escala de peso e um banquinho para a medição sentado. A medição foi conduzida de 2 formas: em pé com os calcanhares unidos e sentado. O investigador encontrava os marcos do corpo, apalpando os ossos e os marcava com pequenos adesivos por cima da roupa. Após demarcar o corpo do participante, 33 medidas antropométricas foram feitas através de aparelhos antropométricos, incluindo tamanho e largura dos pés.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Resultados: Motoristas de caminhão são geralmente mais pesados que que a população em geral. Diferença de 13,5kg para homens Diferença de 15,4kg para mulheres Também possuem um físico diferente da população dos Estados Unidos em geral. Então, foi analisado que além de mais pesados, também possuem um tipo físico diferente da população de 25 a 30 anos atrás.

Artigo 3 - U.S. Truck Driver Anthropometric Study and Multivariate Anthropometric Models for Cab Designs Conclusão: Os dados obtidos nesse estudo geraram uma informação antropometrica mais acertiva para o design das novas cabines que a atual base de dados da população em geral dos Estados Unidos ou que a base de dados dos motoristas de caminhão de 25 a 30 anos atras. Multivariados modelos antropométricos, abrangendo 95% da atual população de motoristas de caminhão, sobre a base de um conjunto de 12 medições antropométricas foram desenvolvidos para facilitar o projeto da futura cabine.

Conclusões Ergonomia – Antropometria - Engenheiro de produção: Dimensionamento do local de trabalho Desenvolvimento de produtos Antropometria: Conhecimentos básicos de estatística Diversidade antropométrica

OBRIGADA!