FUNÇÕES DA LINGUAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Professor Eduardo Pereira Machado
Professora Lúcia Brasil
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Gramática Funções da linguagem Eduardo Batista.
Funções intrínsecas do texto
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Funções da linguagem.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Função emotiva ou expressiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª. Irlane Araújo.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Língua e Linguagem – fundamentos teóricos e bases de análise
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
Aula Virtual de Gramática
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Processo de Comunicação
A Comunicação Escrita.
Linguística e Comunicação Roman Jakobson
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Conceitos Introdutórios
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
FALAFALA Sf.1- Ação ou faculdade de falar. 2- Voz. 3- Discurso.
Funções da Linguagem.
Ensino Fundamental , 7º Ano
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Variação Linguística Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor – emite, codifica a mensagem Receptor – recebe, decodifica a mensagem Mensagem- conteúdo transmitido pelo emissor Código – conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem Referente – contexto relacionado a emissor e receptor Canal – meio pelo qual circula a mensagem Obs: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.

Funções da Linguagem O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, ou convencer alguém a fazer algo, entre outros; consequentemente, a linguagem passa a ter uma função, que são as seguintes: Função Referencial Função Apelativa ou Conativa Função Emotiva Função Metalinguística Função Fática Função Poética

Obs: em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer simultaneamente: uma poesia em que o autor discorra sobre o que ele sente ao escrever poesias tem as linguagens poética, emotiva e metalinguística ao mesmo tempo.

Função Referencial Quando o objetivo do emissor é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa a linguagem jornalística e a científica.

Ex: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã vermelha e uma pêra.

Função Referencial Centralizada no referente. Quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva. Direta. Denotativa. Prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos.

Função Conativa Ocorre a função conativa, ou apelativa, quando o emissor tenta convencer o recepto a praticar determinada ação. É comum o uso do verbo no Imperativo, como “Compre aqui e concorra a este lindo carro”. “Compre aqui...” é a tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

Função Conativa Centraliza-se no receptor. O emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Função Emotiva Quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa, acontece a função emotiva, também chamada de expressiva.

Ex: Nós o amamos muito, Romário!!

Função Emotiva Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Função Metalinguística É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

Ex: Escrevo porque gosto de escrever Ex: Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada...

Função Metalinguística Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente dicionários são repositórios de metalinguagem. Obs: em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

Função Fática A função fática ocorre, quando o emissor testa o canal de comunicação, a fim de observar se o receptor o entendeu. São perguntas como “não é mesmo?”, “você está entendendo?”, “cê tá ligado?”, ou frases como “alô!”, “oi”.

Ex: Alô Hummm Heinnn?

Função Fática Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

E aí, cara, tudo bem. - Tudo, e lá. - Indo, tipo assim, né E aí, cara, tudo bem? - Tudo, e lá? - Indo, tipo assim, né? - Pô, e a meninada? - É, sei lá, vai

Função Poética É a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias, em que as palavras são escolhidas e dispostas de maneira que se tornem singulares.

Ex: CLÍMAX No peito a mata aperta o pranto do olhar do louco pra meia-lua. (...)

Função Poética Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas, etc.