Trigo e Joio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinde a mim.
Advertisements

"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
A Morada de Deus.
Vimos a Estrela.
Uma Morada para o Senhor
veio morar no meio de nós
Pai Nosso.
Vimos uma Estrela.
O Pecado.
De braços abertos.
O Banquete e os Convidados
Juiz ou Salvador?.
O Bom Pastor.
O Profeta.
Pescadores de homens.
Pentecostes Vem Espírito Santo.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
A Voz de Deus.
Juiz ou Salvador.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
Uma Virgem conceberá.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
A Lei.
Palavra sem dono.
Pequei Senhor.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
A Semente.
O Semeador.
Deus Trindade.
Mãe de Deus.
Ide e Evangelizai.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
A Semente.
No mundo de hoje, vemos que o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia.
A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a fé em Jesus, que tem COMPAIXÃO das ovelhas sem Pastor... Na 1ª Leitura, Jeremias denuncia a infidelidade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Olhando para o Céu Ascensão.
A Liturgia fala da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1ª Leitura Elias recebe no deserto um "pão do céu"
A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei"
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
"Segui-me, eu farei de vós
Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.
Perdoai-nos, ó Pai!.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
Um novo Dia.
Neste último Domingo do Ano Litúrgico, concluímos a caminhada como "discípulos" proclamando CRISTO, REI DO UNIVERSO. Hoje comemoramos também o Dia do.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
Jesus vive o fracasso À esquerda, últimas casas de Nazaré e monte do precipício.
A Liturgia desse 3º domingo de Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Esta se concretiza quando apresentamos frutos de amor, paz e justiça. Conversão.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
Trigo e Joio.
Transcrição da apresentação:

Trigo e Joio

No mundo de hoje, o BEM e o MAL caminham juntos. Por que Deus permite tudo isso? Por que não intervém para castigar os pecadores? A Liturgia nos fala da PACIÊNCIA DE DEUS e nos convida a convivermos com os dois com paciência e prudência.

A 1ª Leitura apresenta um Deus indulgente e misericordioso para com os homens, mesmo quando eles praticam o mal. (Sb 12,13.16-19) A conquista da terra prometida realizou-se após anos de guerras. Deus poderia ter evitado o sofrimento, eliminando esses povos. Ele não teve pressa em puni-los. Ama todas as pessoas que criou, mesmo quando praticam o mal.

* Às vezes julgamos certos males como "castigos de Deus". Deus é tolerante e justo, em quem a bondade e a misericórdia se sobrepõem à vontade de castigar. E convida-nos a adotar a mesma atitude. A 2ª Leitura sublinha a Bondade e Misericórdia de Deus, afirmando que o Espírito Santo "vem em auxílio de nossa fraqueza", guiando-nos no caminho para a vida plena. (Rm 8,26-27)

O Evangelho destaca a Paciência de Deus. (Mt 13,24-43) A presença do "Reino" no mundo é irreversível e nele todos (bons e maus) têm lugar para crescer e amadurecer. Na volta da Missão, nota-se a Impaciência dos Apóstolos para com aqueles que não os acolheram: "Queres que mandemos que desça o fogo do céu para destruí-los?"

"Senhor, queres que arranquemos o joio?" - Jesus critica a pressa dos Apóstolos com TRÊS PARÁBOLAS: O trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento na massa... + A 1ª Parábola (do trigo e do joio) revela DUAS ATITUDES: - A Impaciência dos homens: "Senhor, queres que arranquemos o joio?" - A Paciência de Deus: " Deixai crescer junto até a colheita..." Deus não quer a destruição do pecador e a segregação dos maus.

e paciente, lento para a ira e rico de misericórdia" "Deus é misericordioso e paciente, lento para a ira e rico de misericórdia" (Sl 85) Na construção do Reino, é preciso ter paciência e esperar a hora certa para a separação final na colheita. * A "paciência de Deus" com o joio nos convida a rejeitar as atitudes de rigidez, intolerância, incompreensão, vingança, e a contemplar os irmãos com os olhos benevolentes, compreensivos e pacientes de Deus.

Joio e Trigo estão em toda parte: Mesmo em nossas Comunidades cristãs, vemos presente tanto joio de desunião, de inveja, de fofocas... E qual é a nossa primeira atitude? Arrancar o joio? "Muitas vezes, nossa história tornou-se de arrancadores de joio, enquanto deveria ter sido de perdão, de misericórdia e de amor." - Esquecemos que o mal e o bem se misturam no mundo, na vida e no coração... - Esquecemos que o Reino de Deus é um mundo de trigo e de joio, de guerra e de paz, de gozo e inquietação...

é uma realidade irreversível, - Esquecemos que o joio de hoje poderá se tornar amanhã trigo para Deus... - Esquecemos que mesmo dentro de cada um nós há trigo e joio. - E Cristo ainda hoje continua repetindo: "Deixai crescer junto, até a colheita". O Reio de Deus é uma realidade irreversível, que está num processo de crescimento no mundo.

+ O que essa Parábola diz... - Para LÍDERES de comunidade, que querem uma comunidade perfeita da noite para o dia? - Para alguns PAIS, que querem os filhos mudados num piscar de olhos? - Para ANIMADORES de movimentos ou pastorais, que querem todo mundo atuando como eles? É importante saber conviver, no meio dos conflitos...

Assim estaremos transformando o JOIO em TRIGO E então, ficar de braços cruzados passivamente? Não, as outras duas parábolas complementam a mensagem: + Devemos ser a SEMENTE DE MOSTARDA, pequena, insignificante, mas que cresce até aninhar os pássaros em seus ramos. o FERMENTO, que leveda toda a massa da farinha, o mundo em que vivemos... Assim estaremos transformando o JOIO em TRIGO

* E NÓS? O Reino de Deus já está presente entre nós, mesmo misturado com o joio, mesmo pequeno, como o grão de mostarda, ou um pouco de fermento... * E NÓS? - Somos TRIGO LIMPO: de amor, dedicação e colaboração? - ou talvez JOIO de ódio, discórdia e calúnia?... Um modo de ajudar a mudar o mundo do mal pelo mundo do bem é semearmos sempre trigo e nunca joio. Só com a vivência do Evangelho pode-se mudar o mundo.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 20.07.2014

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Oração por meu amigos Pe. Zezinho Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos