AS BASES DO TRANSFORMAR-SE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Advertisements

AS VÁRIAS EXISTÊNCIAS TERRENAS TEM POR FIM A SUPERAÇÃO DAS
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
(Objeto do estudo: Introdução.)
Emoções e Qualidade de Vida
Sede perfeitos.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
As Leis Morais: ensino e prática
XI ...AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO... *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
OBJETO: A PERFEIÇÃO RELATIVA *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Sobre a Lógica da Ética Espírita
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Federação Espírita Brasileira Módulo XI: Lei do Progresso
Liberdade e Escravidão
de si mesmo - a chave do progresso individual
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
FELICIDADE POSSÍVEL Elaborado por:
SER ESPÍRITA Elaborado por: Carmi Wildner.
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
Nucleo Espirita “A Caminho da Luz”
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
Terra - escola dos Espíritos
Em busca da ovelha perdida. Jo
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
O homem no mundo Um Espírito Protetor Sede Perfeitos Capítulo XVII
EGOÍSMO: A CHAGA DA HUMANIDADE
MUNDO ESCURO POR ONDE ANDA DEUS? Parte Final
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO INTRODUÇÃO
O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR
Em que se fundamenta a Reforma Intima?
QUEM SOMOS?.
Os Espíritos e Sua Morada
Ciclo II B Perfeição Moral O Bem e o Mal
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II
Existência e Sobrevivência do Espírito
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Conhece-te a ti mesmo.
CICLO I I QUARTA –FEIRA MARÇO/20/2013 GISA DINIZ
Sobre a estrutura didática de “O livro dos Espíritos”
Reencarnação e transformação íntima
1 º Encontro GEESE Resumo de maio junho julho Uma Reflexão em busca de nossa identidade espiritual Sentir- Pensar-Refletir.
Perfeição Moral Terceiro Livro capítulo XII itens 893 a 919a
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Caracteres do Homem de Bem
LUCIDEZ KARDEQUIANA.
A mai os vossos inimigos...
ORGULHO E HUMILDADE CAPÍTULO VII EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS
DESENCARNAÇÃO A vida futura
1. 2 O QUE É MORAL ?
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
Sede vós mesmos vossa própria bandeira e vosso próprio refúgio. Não vos confieis a nenhum refúgio exterior a vós. Apegai-vos fortemente a Verdade.
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
DOUTRINA DOS ANJOS GUARDIÃES ANJOS GUARDIÃES REVISTA ESPÍRITA – Allan Kardec Formatação e Montagem: E.Gaudenzi Música : Ave Maris Stella.
Existência e Sobrevivência do Espírito
Importância do tratamento espiritual
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
A Verdadeira Propriedade
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

AS BASES DO TRANSFORMAR-SE Grupo Espírita Allan Kardec www.luzdoespiritismo.com

1 - ALLAN KARDEC ESTABELECE AS BASES "A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica: 'Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem‘, ou seja, fazer o bem e não fazer o mal. O homem encontra nesse principio a regra universal de conduta, mesmo para as menores ações." (Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Introdução VI. Resumo da Doutrina dos Espíritos.)

Os Espíritos "nos ensinam que o egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal. Eles ensinam enfim: “Que no mundo dos Espíritos, nada podendo estar escondido, o hipócrita será desmascarado e todas as suas torpezas reveladas”. Que a presença inevitável e em todos os instantes daqueles que prejudicamos é um dos castigos a nós reservados. Que aos estados de inferioridade e de superioridade dos Espíritos correspondem penas e alegrias que nos são desconhecidas na terra.

1ª - O que é a Reforma Intima? Características do espírita autêntico; eis a base estabelecida por Allan Kardec Vivência Aplicação Transformação Exemplificação 2- REFORMA ÍNTIMA EM SEIS PERGUNTAS: 1ª - O que é a Reforma Intima? 2ª - Por que a Reforma íntima? 3ª - Para que a Reforma Íntima? 4ª - Onde fazer a Reforma íntima?

5ª - Quando fazer a Reforma Intima? 6ª - Como fazer a Reforma íntima? 3- O CONHECIMENTO DE SI MESMO "Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrebatamento do mal? Um sábio da antiguidade vos disse: “CONHECE-TE A TI MESMO:" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos. Pergunta 919.) Santo Agostinho afirma: "O Conhecimento de Si Mesmo é, portanto, a chave do progresso individual" L.E. 919-a

Naturalmente como fruto do amadurecimento 4 - COMO CONHECER-SE "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelo esforço que empreende no domínio das más inclinações." (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XVII. Sede Perfeitos. Os Bons Espiritistas.) A disposição de conhecer-se a si mesmo pode surgir: Naturalmente como fruto do amadurecimento Ou provocada pela ação do sofrimento

5 - O CONHECER-SE NO CONVÍVIO COM O PRÓXIMO "Amar ao próximo como a si mesmo, fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem, é a mais completa expressão da caridade, pois que resume todos os deveres para com o próximo.“ (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XI. Amar ao Próximo como a Si Mesmo.) Melhor diretriz "O dever começa precisamente no momento em que ameaçais a felicidade e a tranqüilidade do vosso próximo, e termina no limite que quereríeis alcançar para vós mesmos". (O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XVII. Sede Perfeitos. O Dever):

6 - O CONHECER-SE PELA DOR "Todos quantos sejam feridos no coração por reveses e decepções da vida, consultem serenamente a sua consciência, remontem pouco a pouco à causa dos males que os afligem, e verão, se as mais das vezes, não poderão confessar: se eu tivesse feito, ou se não tivesse feito tal coisa, não estaria nesta situação." (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo V. Bem-Aventurados os Aflitos.) "Quem semeia ventos, colhe tempestades."

A fonte de todos os vícios. 7 - O CONHECER-SE PELA AUTO-ANÁLISE Santo Agostinho nos oferece o resultado de sua própria experiência: (L.E. 919 a) O EGOÍSMO A fonte de todos os vícios. Dele dimanam a ambição, o ciúme, a inveja, o ódio, o orgulho e toda sorte de males que infelicitam a Humanidade.

Vemo-lo manifesto neste mundo sob as mais variadas formas, a saber: Egoísmo individual Egoísmo familiar Egoísmo de classe Egoísmo de raça Egoísmo sectário

REFLEXÃO O Espiritismo, pela poderosa influência que exerce no homem, fazendo-o sentir-se um ser cósmico, destinado a ascender pelo progresso moral às mais esplendorosas moradas do Infinito, é o mais eficaz antídoto ao veneno do egoísmo; praticá-lo é, pois, trilhar o caminho da Evolução e preparar-se um futuro incomparavelmente mais feliz! (Cap.XII, q. 913, L.E.)

Bibliografia Rodolfo Caligari Ney Prieto Peres Livro dos Espíritos – Allan Kardec Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec Extraído do site: http://www.comunidadeespirita.com.br/