El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO   Há tempos, o fenômeno da variação térmica global sofre alterações de temperatura nas águas do Oceano Pacífico é objeto de estudo. Não podemos.
Advertisements

Sessão Astronomia “El Niño”
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
A economia vai acabar com o planeta?
Zona de Convergência Intertropical(ZCIT)
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
A Circulação Geral da Atmosfera
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TEMPO E CLIMA.
1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
ZCAS.
ZCIT.
Regimes Persistentes de Circulação e Padrões de Teleconexões
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
TEMPO E CLIMA.
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães
Fenômenos Meteorológicos
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Prof. Vasco Vasconcelos
Meteorologia.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Dinâmica da Atmosfera.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
EL NINO OSCILACAO SUL E SEUS IMPACTOS
Dra. Leila M. Vespoli de Carvalho IAG/USP
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
– CLIMATOLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
Prof. Jefferson O Clima.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Fenômenos climáticos Prof.: Evandro Cruz.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
GEOGRAFIAGROTH.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Fatores de influência climática
Circulação global da atmosfera
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
El Niño e La Niña.
E L N IÑO E L A N IÑA Aquecimento Resfriamento 1ª Série EM – Clima Prof. Gerson Diniz Lima.
Transcrição da apresentação:

El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento

El Niño É um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em níveis local e mundial. Afeta os regimes de chuva nas regiões tropical e latitudes médias.

El Niño Condições Normais Os ventos naturalmente ocorrem na direção da direita (leste) para a esquerda (oeste) Direção - da costa da América do Sul, onde estão o Peru e o Chile, para a Região do outro extremo do Pacífico, onde fica a Indonésia. São os chamados Ventos Alíseos.

El Niño Os Ventos Alíseos acabam empurrando para o oeste uma grande quantidade da camada de água mais quente localizada na superfície do Oceano Pacífico. Essa água mais quente acaba se concentrando próximo da costa da Indonésia, onde, nessas condições, a superfície do Pacífico fica cerca de meio metro mais elevada do que na outra extremidade do mesmo Oceano, na costa da América do Sul, onde está o Peru e o Chile. Esse fenômeno natural também ocasiona uma subida ou ressurgência das águas mais frias das profundezas do Pacífico, que acabam aflorando na extremidade direita deste Oceano, próximo à costa da América do Sul. Essas águas mais frias das profundezas possuem grande quantidade de oxigênio dissolvido, e também sobem carregadas de nutrientes e microorganismos, que servem de alimento para os peixes daquela região.

EL Niño El Niño ocorre quando os Ventos Alíseos ficam mais fracos essa mudança interrompe o deslocamento das águas quentes para o oeste, onde está a Indonésia. A superfície do Pacífico fica mais estável e as águas quentes se distribuem por toda região ao longo da linha do Equador. As águas frias não sobem com nutrientes e oxigênio, o que obriga os peixes a migrarem da costa sul-americana esquerda, muitos deles morrem. Esses ares que descem das regiões superiores da atmosfera em anos de ocorrência do El Niño, acabam inibindo a formação de nuvens, o que explica a intensa seca registrada na Amazônia, na Indonésia e no Nordeste Brasileiro em anos de El Niño.

El Niño

La Niña Representa um fenômeno oceânico atmosférico com características opostas ao El Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos seus impactos tendem a ser opostos aos do El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido ã La Niña. Efeitos na região Norte: aumento de precipitações e vazões dos rios Efeitos na região Centro-Oeste: Área com baixa previsibilidade.

La Niña

El Niño e La Niña