Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genética 1º Lei de Mendel.
Advertisements

2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Os Experimentos de Mendel e a Primeira Lei
Observe as imagens
Lei de Mendel (Mendelismo)
Primeira Lei de Mendel.
Lisboa, 5 de Janeiro de 2009 PATRIMÓNIO GENÉTICO Sumário Breve revisão de conceitos já abordados: monoibridismo e segregação factorial. Correcção da ficha.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Hereditariedade 20 Período - UCB.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Hereditariedade: Transmissão da informação genética
Noções básicas de hereditariedade
Noções de probabilidade.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Genética 1º Lei de Mendel.
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
OS EXPERIMENTOS DE MENDEL
LEI DA SEGREGAÇÃO GENÉTICA
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
GENÉTICA MENDELIANA.

As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Produção e utilização de material didático tipo hipermídia no processo de ensino/aprendizagem de genética em escolas do nível médio As leis de mendel.
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA E PROBABILIDADE
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Genética – Conceitos Básicos
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Leis de Mendel (Mendelismo)
2ª Lei de Mendel “A segregação independente de dois ou mais pares de genes” Prof. Guilherme.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Apresentação de biologia
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO SUPERIOR EM ENOLOGIA Professora Marielen A. C. da Silva.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
Lei da Segregação Genética.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
Hereditariedade Mendeliana.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Conceitos fundamentais em genética.
Transcrição da apresentação:

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Biologia Tema: Genética: 1ª e 2ª lei de Mendel

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Conceitos Prévios Genética É a ciência que estuda a transmissão de características hereditárias de pais para filhos ao longo das gerações. Gene Segmento da molécula de DNA capaz de determinar uma característica. Contém a informação para a síntese de um polipeptídeo.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Conceitos Prévios c) Locus Gênico Local do cromossomo onde se localiza um gene. d) Genes Alelos Genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos. Obs.: Genes alelos nem sempre são iguais. Eles podem diferir uns dos outros devido a processos mutacionais.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Conceitos Prévios e) Gene dominante Possui maior expressividade Representado por letras maiúsculas: A, B, C, D, etc. f) Genes recessivos Possui menor expressividade Representado por letras minísculas: a, b, c, d, etc. g) Homozigoto (Puro) Indivíduo que apresenta dois genes alelos iguais para a determinação de uma característica Dois genes alelos dominantes AA = Homozigoto Dominante Dois genes alelos recessivos aa = Homozigoto Recessivo Ex: AA; aa

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Conceitos Prévios h) Heterozigoto (Híbrido) Indivíduos que apresentam dois genes alelos diferentes para a determinação de uma característica. Ex: (Aa) i) Genótipo constituição gênica do indivíduo. Refere-se tanto a um ou mais pares de alelos que estão sendo estudados quanto ao “pool” (conjunto) gênico do indivíduo. Em heterozigose o gene dominante impede a expressão do gene recessivo. Dessa maneira o gene recessivo só se expressará quando for homozigoto recessivo (aa).

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Fenótipo = genótipo + ambiente Conceitos Prévios j) Fenótipo É a aparência física de um organismo. É determinada pela ação conjunta do genótipo + meio ambiente. Ex: Cor de pele Fenótipo = genótipo + ambiente Um mesmo genótipo pode expressar diferentes fenótipos, dependendo de sua interação com o meio. A cor da pele sofre forte influência ambiental; pessoas com mesmo genótipo podem apresentar diferentes tons de pele, dependendo da exposição à radiação ultra-violeta.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel O trabalho de Mendel Gregor Mendel nasceu em 1822 na Áustria. Desde criança observava e estudava a reprodução de plantas. Aos 21 anos entrou para o mosteiro da ordem dos agostinianos. Em 1843 tornou-se professor de Ciências Naturais e iniciou uma série de estudos sobre a reprodução de ervilhas. Depois de vários anos de estudos Mendel propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes. Mendel descobriu que as características hereditárias são herdadas segundo regras bem definidas e propôs uma explicação para a existência dessas regras, confirmadas somente depois de sua morte.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel O trabalho de Mendel Por quê Mendel decidiu trabalhar com ervilhas? Fácil cultivo. Possuem características bem definidas (cor das flores, sementes, etc.). Fácil polinização manual (artificial). Apresentam autopolinização. 1º Passo do Trabalho: Encontrar diferentes variedades de ervilhas. Forma da semente: lisa e rugosa Cor da semente: amarela e verde Cor das flores: púrpura e branca Forma da vagem: inflada e comprimida Cor da vagem: verde e amarela Posição das flores: axilar e terminal Altura da planta: alta e anã b) c) d) e) f) g)

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel O trabalho de Mendel 2º Passo: Certificar de que todas as plantas do experimento eram linhagens puras. Para ser considerado um indivíduo puro, a característica observada deveria ser a única forma presente em várias gerações. Ex: Ervilhas com flores púrpuras, quando cruzadas uma com a outra, só poderiam originar ervilhas com flores púrpuras por várias gerações. Linhagem pura (n) gerações Só originam descendentes com flores púrpuras.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Sementes F2 das plantas F1 O trabalho de Mendel 3º Passo: Cruzar plantas puras que se diferenciavam quanto a cada uma das sete características escolhidas. Exemplo: Plantas de sementes lisas x Plantas de semente rugosas A geração constituída pelas variedades puras é chamada de geração parental (P). Os descendentes imediatos desse cruzamento é chamada de primeira geração híbrida ou geração filial (F1). A descendência resultante da autofecundação da primeira geração híbrida (F1) é chamada de segunda geração híbrida ou geração (F2) lisa rugosa Pólen Parental (P) Geração (F1) Híbrida Autofecundação Sementes F2 das plantas F1

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Sementes F2 das plantas F1 O trabalho de Mendel Mendel observou que os indivíduos híbridos (heterozigotos) da geração F1 eram sempre iguais a um dos parentais. (Todos os F1 possuíam sementes lisas). A autofecundação das plantas híbridas, no entanto, produzia uma descendência constituída por uma maioria de sementes lisas. (3 sementes lisas para 1 semente rugosa ou 3:1). Mendel concluiu que na geração F1 o traço de um dos pais ficava em “recesso”, ou seja, não expressava. Reaparecendo novamente na descendência dos híbridos (F2). O traço que desaparecia na geração F1 era chamado de recessivo (semente rugosa). O traço manifestado na geração F1 era chamado de dominante (semente lisa). lisa rugosa Pólen Parental (P) Geração (F1) Híbrido Autofecundação Sementes F2 das plantas F1

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel O trabalho de Mendel Como Mendel explicou o desaparecimento do caráter recessivo (semente rugosa) em F1 e o seu reaparecimento em F2 na proporção 3 dominantes para 1 recessivo? Hipóteses de Mendel a) Cada característica hereditária é determinada por um par de fatores herdados em igual quantidade da mãe e do pai. b) Os fatores de cada par separam-se quando os indivíduos produzem gametas. c) Se o indivíduo é puro (homozigoto) ele produzirá apenas um tipo de gameta. d) Se o indivíduo é hibrido (heterozigoto) ele produzirá dois tipos diferentes de gametas.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Enunciado da Primeira Lei de Mendel (Lei da segregação). “Cada característica é determinada por dois genes alelos que se separam na gametogênese passando apenas um gene para cada gameta”. 3 sementes lisas 1 semente rugosa Proporção 3:1

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Como saber se um indivíduo que apresenta uma característica (fenótipo) dominante é homozigoto dominante ou heterozigoto? R_ rr Devemos realizar um cruzamento-teste Cruzando o indivíduo desconhecido com um indivíduo homozigoto recessivo (rr) RR rr Rr rr Se o indivíduo que está sendo testado for heterozigoto (Rr), 50% da descendência será homozigoto recessivo (Rr) e apresentará fenótipo dominante e 50% será homozigoto recessivo (rr) e apresentará fenótipo recessivo Se o indivíduo que está sendo testado for homozigoto dominante (RR) todos os descendentes (Rr) apresentarão a característica dominante (sementes lisas) R R r r R r r r R R r r r R r r Todos os descendentes são Rr (sementes lisas) ½ Rr (lisas) e ½ rr (rugosas) Rr Rr Rr Rr rr Rr Rr rr

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Relação: 1ª Lei e a Meiose O local onde se encontram os genes r e R nos cromossomos denomina-se locus. Antes da Meiose I cada um dos cromossomos homólogos se duplica. No final da meiose I, os dois alelos são segregados em duas células filhas separadas. No final da meiose II cada gameta contém um único alelo: R ou r.

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 1) Sobre a relação entre genótipo, fenótipo e ambiente é correto dizer que o a) Fenótipo é determinado exclusivamente pelo genótipo. b) fenótipo é determinado pelo genótipo em interação com o ambiente. c) genótipo é determinado exclusivamente pelo fenótipo d) genótipo é determinado pelo fenótipo em interação com o ambiente. Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 2) Considere as alternativas a seguir para responder as próximas três perguntas. a) Diplóide b) Haplóide c) Heterozigoto d) Homozigoto Qual dos termos caracteriza um indivíduo originado pela união de gametas portadores de alelos diferentes de um gene? Resposta: Letra a

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 2) Considere as alternativas a seguir para responder as próximas três perguntas. a) Diplóide b) Haplóide c) Heterozigoto d) Homozigoto Considerando-se um único par de alelos, qual nome se dá ao indivíduo que forma apenas um tipo de gametas? Resposta: Letra d

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 2) Considere as alternativas a seguir para responder as próximas três perguntas. a) Diplóide b) Haplóide c) Heterozigoto d) Homozigoto Considerando-se um único par de alelos, qual nome se dá ao indivíduo que forma dois tipos de gametas? Resposta: Letra c

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 3) No cruzamento de indivíduos heterozigóticos Aa, espera-se obter: a) apenas indivíduos Aa. b) indivíduos AA e aa, na proporção 3:1, respectivamente. c) indivíduos AA e aa, na proporção 1:1, respectivamente. d) indivíduos AA, Aa e aa, na proporção 1:2:1, respectivamente. Resposta: Letra d

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Resposta: Letra c

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 1ª Lei de Mendel Analise o seguinte cruzamento: Geração P: Galo de plumagem preta x Galinha de plumagem branca Geração F1: 100% plumagem azulada Geração F2: 25% plumagem preta; 50% plumagem azulada e 25% plumagem branca Identifique os genótipos de cada geração PP X BB PB (Codominância) 1 PP; 2 PB; 1 BB

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 3) Quando dois indivíduos que manifestam um caráter dominante têm um primeiro filho que manifesta o caráter recessivo, a probabilidade de um segundo filho ser igual ao primeiro é:   a) 3/4 b) 1/2 c) 1/4 d) 1/8 e) 1/16 Resposta: C

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 12) Numa familia com 9 filhas, a probabilidade de o décimo filho ser homem é: a) 50% b) 70% c) 80% d) 90% e) 25% Resposta: A

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios A capacidade de sentir o gosto de uma substância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A probabilidade de um casal (sensível a essa substância e heterozigótico) ter um filho do sexo feminino e sensível ao PTC é:   a) 1/4 b) 1/8 c) 3/4 d) 3/8 e) 1/5 Resposta: D

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 3) 1ª Lei de Mendel Exercícios 6) Um casal de porcos de orelhas compridas tiveram 4 filhotes: dois de orelhas compridas e dois de orelhas curtas. Qual a probabilidade de nascer filhotes de orelhas curtas? Resposta: ¼ ou 25%

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 4) 2ª Lei de Mendel Lei da segregação independente Após o estudo detalhado de cada um dos sete pares de caracteres em ervilhas, Gregor Mendel passou a estudar dois pares de caracteres de cada vez. Mendel realizou o seguinte cruzamento: Ervilhas puras amarelas e lisas (VVRR) x Ervilhas puras verdes e rugosas (vvrr) Todas as sementes produzidas na geração F1 eram amarelas e lisas (VvRr)

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel Proporção genotípica de F2 4) 2ª Lei de Mendel Mendel cruzou duas sementes da geração F1 VvRr (retrocruzamento) Obteve os seguintes resultados: 9 sementes amarelas e lisas 3 sementes amarelas e rugosas 3 sementes verdes e lisas 1 semente verde e rugosa Proporção genotípica de F2 9 V_R_ 3 V_rr 3 vvR_ 1 vvrr

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Hipóteses de Mendel para o resultado obtido (9:3:3:1) Na formação dos gametas os alelos para cor da semente V/v segregam-se independentemente dos alelos que condicionam a forma da semente R/r. Um gameta contendo o alelo “V” pode conter tanto o alelo “R” como o alelo “r” com iguais chances. Um gameta contendo o alelo “v” pode conter tanto o alelo “R” como também o alelo “r”. Uma planta duplo-heterozigota VvRr pode formar de acordo com as hipóteses de Mendel 4 tipos de gametas: VR Vr vR A combinação ao acaso desses gametas para formar F2 resultaria na proporção 9:3:3:1. V v R r

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Enunciado da 2ª Lei de Mendel Também conhecida como lei da Segregação Independente “Genes que determinam características diferentes distribuem-se aos gametas de maneira totalmente independente formando todas as combinações possíveis”. Exemplos: AaBB (gametas: AB ou aB) Aabb (gametas: Ab ou ab) AaBb (gametas: AB, Ab, aB, ab) AaBBCc (gametas: ABC, ABc, aBC, aBc) V v R r Nº de tipos de gametas = 2n n = número de pares heterozigoto Genótipo: AaBBCCddEeFFGghhIi 24 = 16 tipos de gametas diferentes

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Exercícios 1) Em uma espécie de planta a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde, enquanto a textura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Da autofecundação de uma planta dihíbrida (heterozigota para dois pares de genes) foram obtidas 800 plantas. Pergunta-se: a) Qual o número esperado de plantas com sementes verdes e rugosas? b) Qual o número esperado de plantas com sementes amarela? Resposta: 50 sementes Resposta: 600 sementes

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Exercícios 3) Uma célula duplo-heterozigota quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, formará por meiose quatro células, sendo a) uma portadora de A, outra portadora de a, outra de B e outra de b b) uma portadora de AB, outra de Ab, outra de aB e outra de ab. c) uma portadora de AA, outra de Ab, outra de aB e outra de aa. d) duas portadoras de AB e duas portadoras de ab, ou duas portadoras de Ab e duas portadoras de aB. Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Exercícios 4) Um indivíduo multicelular duplo-heterozigoto quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, forma gametas na proporção de: a) ¼ A : ¼ a : ¼ B : ¼ b. b) ¼ AB : ¼ Ab : ¼ aB : ¼ ab. c) ¼ AA : ¼ Ab : ¼ aB : ¼ aa. d) ½ AB : ½ ab, ou ¼ Ab : ¼ aB. Resposta: Letra b

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Exercícios 5) No cruzamento entre indivíduos duplo-heterozigotos quanto a dois pares de alelos Aa e Bb, localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, espera-se obter: a) apenas indivíduos AaBb b) indivíduos AB e ab na proporção de 1:1 c) indivíduos AA, Ab, aB e bb na proporção 9:3:3:1 d) indivíduos A_B_, A_bb, aaB_ e aabb, na proporção de 9:3:3:1, respectivamente. Resposta: Letra d

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Resposta: Letra B Resposta: Letra A

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Resposta: Letra B

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Resposta: Letra C

Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel 2ª Lei de Mendel Resposta: Letra A

Grupos Sanguíneos Sistema ABO

Grupos Sanguíneos

Grupos Sanguíneos

Fator Rh

Eritroblastose Fetal

1. No heredograma a seguir estão indicados os fenótipos dos grupos sangüíneos ABO e Rh. O indivíduo 6 deverá ser, em relação aos sistemas ABO e Rh, respectivamente: a) heterozigoto - heterozigoto. b) heterozigoto - homozigoto dominante. b) heterozigoto - homozigoto recessivo. c) homozigoto - heterozigoto. e) homozigoto - homozigoto dominante. Resposta: letra A

A incompatibilidade materno-fetal ao antígeno Rh pode determinar um doença denominada Eritroblastose Fetal. Se uma mulher foi orientada a usar a vacina anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho, podemos dizer que seu fator Rh, o do seu marido e o da criança são, respectivamente: a) negativo; negativo; negativo. b) negativo; negativo; positivo. c) negativo; positivo; positivo. d) positivo; negativo; positivo. e) positivo; positivo; negativo. Resposta: letra B