Cidades e Museus Arte e Urbanismo Patrimônio Cultural Brasília Museus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrimônio Cultural.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Brasilia.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Mariluci Vasconcelos Gonçalves Sabrina Martins Siqueira
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
Os lugares que formam o mundo
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ou MÉTODOS UTILIZADOS
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
A indepêndencia do Brasil
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
UM OLHAR SOBRE GOIÁS, ESPECIALMENTE SOBRE CATALÃO
Projeto Modelagem Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
Casas do Império e da República em Petrópolis
Construção de Brasília Apresentação feita pelos alunos do 5º ano B
Construção de Brasília Apresentação feita pelos alunos do 5º ano B
Património Mundial Origem: Wikipédia
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.
IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
8º ano 1º Volume.
São Paulo.
Expansão e ouro na América portuguesa
O QUE É ARTE?.
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Brasília Vista do Alto Fotos de Bento Viana Brasília Vista do Alto Fotos de Bento Viana.
Brasília 48 Anos Patrimônio Cultural da Humanidade Formatado por:
Primeira geração moderna
O Urbanismo Culturalista
O rio de janeiro e as Copas
VITÓRIA ONTEM E HOJE Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação.
Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Área Urbana e Área Rural.
LÚCIO COSTA. TRAJETORIA:
Brasília Vista do Alto 2 Fotos de Bento Viana.
Cruz Alta Parte Nossa Velha - Nova A PREFEITURA, ANTIGAMENTE CHAMADA DE INTENDÊNCIA MUNICIPAL, INICIALMENTE FUNCIONOU EM PRÉDIO DA RUA CORONEL.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
MEIO AMBIENTE CULTURAL
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
Uma cidade, um estilo de vida
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Brasília A Capital do Brasil.
Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Engenharia Civil.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Índia: país de peculiaridades geográficas. ©iStockphoto.com/Annykos.
Patrimônio cultural.
Cidades-sede Doze cidades das cinco regiões do Brasil receberão a Copa do Mundo em Mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios.
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
A Arte Naif e o patrimônio cultural Um pouco sobre Ponta Negra Bolsistas: Marcelly e Monique.
Patrimônio cultural.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Sudeste – economia e ocupação do espaço
Transcrição da apresentação:

Cidades e Museus Arte e Urbanismo Patrimônio Cultural Brasília Museus Índice Bia Parreiras Arte e Urbanismo Patrimônio Cultural Brasília Museus Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), na Avenida Paulista, inaugurado em 1968. Foto de 2002. Bia Parreiras 1

Arte e urbanismo Uma cidade é como um organismo vivo, que cresce e se transforma. Muitos artistas registram em desenhos, pinturas, gravuras e fotografias a forma como as pessoas e os edifícios ocupam a paisagem natural. São Paulo, de Tarsila do Amaral, 1925. Oléo sobre tela, 67 cm x 90 cm. Foto: Pinacoteca do Estado (São Paulo) Augusto Malta Vista do Palácio Monroe, projetado pelo general Francisco Souza Aguiar, na Cinelândia, na Avenida Central, Rio de Janeiro, RJ, 1906. 2

Urbanismo e espaços públicos Os serviços complementares, como transporte, comércio e administração, gerados pela atividade industrial fizeram os centros urbanos crescerem. Expansão dos centros urbanos Primeiras Civilizações As primeiras aglomerações humanas surgiram na Mesopotâmia há mais de cinco mil anos. Eram centros de circulação e consumo de produtos produzidos no campo. Revolução Industrial A Revolução Industrial (início do século XIX) ocasionou mudanças neste modo de vida. Os profissionais que se encarregaram dessas questões foram chamados de urbanistas. Em geral, são arquitetos especializados em questões ligadas à cidade. Surgimento dos urbanistas Com isso, foi necessário tomar medidas para planejar o crescimento das cidades e criar ambientes mais agradáveis e com qualidade de vida para seus moradores. Medidas de planejamentos 3 3

Arte e urbanismo As cidades são fonte de inspiração para muitas gerações de artistas. Waldemir Cunha Fachada do Taj Mahal na Índia. Igreja da Glória", de Nicolas-Antoine Taunay (c.1816-1820). Óleo sobre tela, 32 x 46 cm. Palácio das Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ. 4

Patrimônio Cultural Em muitas cidades, construções modernas convivem com praças, monumentos, ruas e edifícios antigos. Andre Penner Ana Araújo Casario colonial no município de Goiás "Velho", antiga capital do Estado de Goiás. Fachada lateral do Banco Washington Mutual, na Downtown, Flórida, EUA. 5

Veja alguns exemplos de Patrimônios Históricos: Patrimônio Cultural As construções preservadas têm grande valor para a humanidade e fazem parte do patrimônio histórico ou cultural. Veja alguns exemplos de Patrimônios Históricos: Fernando Vivas Bia Parreiras Ladeira da Misericórdia, Olinda, Pernambuco, 2001. Pelourinho, centro histórico de Salvador (BA), c. 2000. 6

Vista do Congresso Nacional, em Brasília (DF), 2004 Capital federal inaugurada em 1960, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A decisão de construir a capital no Planalto Central do país foi do então presidente Juscelino Kubitschek. Ana Araújo Vista do Congresso Nacional, em Brasília (DF), 2004 7

Brasília Para a escolha do Plano urbanístico da cidade foi instituído um concurso nacional de projetos, vencido por Lucio Costa, em 1957. O plano piloto de Lucio Costa, possui a forma de um avião ou de uma cruz. As asas norte e sul são constituídas por um eixo rodoviário e ocupadas por superquadras: grandes áreas residenciais com centros comerciais locais. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Plano piloto de Brasília feito por Lúcio Costa, 1957. Arquivo público do Distrito Federal (Brasília). 8

Brasília Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. http://www.radiobras.gov.br/  /Wilson Dias Vista do Congresso Nacional, uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer, 9

Museus São espaços criados para conservar o patrimônio cultural, as coleções que tenham algum tipo de interesse artístico, histórico ou científico. Neles, o acervo pode ser são guardado, protegido e exposto para a sociedade. Entrada do Museu do Louvre e Pirâmide de L.M. Pei. Paris (França), 2001. Foto: Richard List/Corbis/Stock Photos 10

Museus Históricos Costumam guardar desde documentos que provam fatos importantes até objetos cotidianos, como talheres, pratos, copos. Eles podem ter acervos bem específicos, relativos a um determinado momento histórico. Exemplo: Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que guarda a memória da vida da Corte na época em que o Brasil era Império. Tipos de museus: Museu de Arte Conservam produções artísticas. Alguns deles têm em seus acervos, tesouros valiosos, que atraem milhares de pessoas de todo mundo. Exemplo: MASP, MAM, Pinacoteca do Estado, Museu do Louvre. Museus Científicos e Técnicos Abrigam coleções de objetos recolhidos na natureza. Exemplo:Museu de Mineralogia de Ouro Preto, em Minas Gerais. Museu Virtual Com visitação apenas pela internet. Exemplo: Museu da Pessoa, que guarda histórias de vida de pessoas de muitos lugares. Museu de Zoologia e Jardins Botânicos Guardam coleções de seres vivos como plantas e animais. Exemplo: Museu de zoologia da USP. Outros tipos de museus De brinquedos, aviões, etc. 11

Museus Em alguns museus, há visitas guiadas, jogos interativos e até a possibilidades de realizar atividades práticas em oficinas. Daniela Toviansky   Leo Burgos 12

Museus Por que é importante visitá-los: Divulgação Por que é importante visitá-los: Para apreciar uma obra de arte; Compreender seu contexto histórico; Conhecer melhor o artista que a criou; Experimentar os procedimentos que ele usou em seu trabalho. Vista noturna do Museu Imperial, no centro de Petrópolis, RJ (s/data). 13

Museus As manifestações culturais vivas Nos museus de arte popular e folclore, o desafio dos museólogos é manter vivas algumas tradições que extrapolam a condição material. Gilvan Barreto Procissão em louvor a São Jorge": peça do Museu de Folclore Edison Carneiro, Rio de Janeiro, RJ 14

O museu e as manifestações culturais Graças às novas tecnologias é possível documentar essas expressões culturais. A imagem em movimento gravada em arquivos digitais torna possível registrar com grande fidelidade as festas e as performances. Helvio Romero Museu da Língua Portuguesa - visita ao "Beco das Palavras", uma sala escura onde as pessoas brincam de formar palavras numa mesa eletrônica e o painel mostra a influência estrangeira do vocábulo. Criado por Marcelo Tas com o suporte do etimologista Mário Viaro. 15