DROGAS PSICOTRÓPICAS ATENÇÃO, PARE!!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Advertisements

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
DROGAS DE ABUSO Termos - Adicção: comportamento de abuso, uso compulsivo de uma substância, onde o indivíduo assegura-se do suprimento e apresenta grande.
Perjuicio de las adiciones en el organismo humano
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
DROGAS: MECANISMOS DE AÇÃO E EFEITOS.
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS

Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
DROGAS.
As Raves e as drogas recreativas
Drogas Lícitas e Ilícitas
Higiene e problemas sociais
CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
ENTENDENDO A DROGADIÇÃO
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
Drogas.
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Curso de Educação Mediúnica
São Joaquim/SC, 10 Out 07. SEJAM BEM-VINDOS Soldado Marcos Santos
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Uso, abuso e Dependência de Drogas Maria de Lourdes Batista
Trabalho de Informatica
Motivações relacionadas com a dependência
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Diga sim à vida Estiloja.com.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Bruna Luiza Gil Saia - Terapeuta Ocupacional
Drogas Alucinógenas (LSD)
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Toxicofilias Conceito objetivos.
Drogas lícitas e ilícitas
Controvérsia Pública Drogas
DROGAS ILÍCITAS  .
Drogas na sociedade e na família
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Substâncias psicoativas
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Transcrição da apresentação:

DROGAS PSICOTRÓPICAS ATENÇÃO, PARE!!!

SUMÁRIO CONCEITOS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS DEPENDÊNCIA DAS DROGAS CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS CONCLUSÃO

CONCEITOS A Organização Mundial de Saúde define DROGA como "toda substância química, natural ou sintética, que introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". É toda a substância que atua no organismo, modificando sua fisiologia normal. DROGAS PSICOTRÓPICAS “Agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto, passíveis de auto-administração" (uso não sancionado pela medicina). Em outras palavras, estas drogas levam à DEPENDÊNCIA

PSICOTRÓPICO: psyché (mente) + trópos (atração) CONCEITOS PSICOTRÓPICO: psyché (mente) + trópos (atração) As drogas psicotrópicas são, então, aquelas que têm atração de atuar no cérebro, modificando nossa maneira de sentir, de pensar e , muitas vezes, de agir. A aspirina, por exemplo, atua no cérebro para impedir a dor, mas não modifica o comportamento. É uma droga, mas não psicotrópica.

TERMINOLOGIAS INADEQUADAS PARA DROGAS PSICOTRÓPICAS CONCEITOS TERMINOLOGIAS INADEQUADAS PARA DROGAS PSICOTRÓPICAS TÓXICO: uma substância pode ser muito tóxica sem ser psicotrópica. Ex: arsênico (infecções) ENTORPECENTES: entorpecimento define um estado de depressão. Ex: cocaína, não é entorpecente, e sim um potente estimulante.

DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS É dever de todo cidadão colaborar na prevenção e na repressão ao tráfico ilícito e ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. ATENÇÃO!

O QUE SÃO DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS?

DROGAS LÍCITAS: compra e venda autorizadas por legislação específica RESPOSTA! DROGAS LÍCITAS: compra e venda autorizadas por legislação específica Drogas medicamentosas (tranqüilizantes, analgésicos, etc.); Drogas sem finalidade terapêutica (álcool e tabaco); Drogas industriais (cola, esmalte, fluídos, solventes, etc.)

RESPOSTA! DROGAS ILÍCITAS: grupo de substâncias relacionadas pela Lei Federal nº 6.368, 21 OUT 76. Art 1º: não se pode plantar culturas das quais se extraiam substâncias entorpecentes ou psicotrópicas. Art 4º: transportar, guardar, entregar substâncias entorpecentes é crime. Art 12: instigar, induzir ou auxiliar alguém ao uso de substâncias entorpecentes é crime. Ex: Cocaína, heroína, maconha, LSD, crack, anfetaminas, etc.

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS PSICOTRÓPICAS Resumindo, então, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro: 1- Depressores da atividade do SNC; 2- Estimulantes da Atividade do SNC; 3- Perturbadores da Atividade do SNC.

1- Depressores da atividade do SNC Os Depressores da Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), referem-se ao grupo de substâncias que diminuem a atividade do cérebro, ou seja, deprimem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas.

Quais são os depressores? - Álcool, - Soníferos ou hipnóticos (drogas que promovem o sono): barbitúricos, alguns benzodiazepínicos; - Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorázepam, etc; - Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência). Ex.: morfina, heroína, codeína, meperidina, etc; - Inalantes ou serventes (colas, tintas, removedores, tiners, etc.).

2- Estimulantes da Atividade do SNC Os Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central referem-se ao grupo de substâncias que aumentam a atividade do cérebro. Ou seja, estimulam o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa fique mais "ligada", "elétrica", sem sono.

Quais são os estimulantes? Anorexígenos (diminuem a fome). As principais drogas pertencentes a essa classificação são as anfetaminas.Ex.: dietilpropiona, fenproporex, etc.; Cocaína; Cafeína; Nicotina.

3- Perturbadores da Atividade do SNC Os Perturbadores da Atividade do Sistema Nervoso Central referem-se ao grupo de substâncias que modificam qualitativamente a atividade do cérebro. Ou seja, perturbam, distorcem o seu funcionamento, fazendo com que a pessoa passe a perceber as coisas deformadas, parecidas com as imagens dos sonhos.

Quais são os perturbadores? a) de origem vegetal: - mescalina (do cacto mexicano) - THC (da maconha) - psilocibina (de certos cogumelos) - lírio ou trombeteira ou zabumba ou saia branca b) de origem sintética: - LSD-25 - "Ecstasy" - Anticolinérgicos (Artane®, Bentyle®)

A AÇÃO DOS PSICOTRÓPICOS A ação de cada psicotrópico depende: do tipo da droga (estimulante, depressora ou perturbadora), da via de administração, da quantidade da droga, do tempo e da freqüência de uso, da qualidade da droga, da absorção e da eliminação da droga pelo organismo, da associação com outras drogas, do contexto social bem como das condições psicológicas e físicas do indivíduo.

DEPENDÊNCIA DAS DROGAS Vínculo extremo onde a droga é priorizada em detrimento de outras relações. Na falta da droga, as pessoas que se acostumaram a consumi-la, são invadidas por sintomas penosos. Pode ser a conseqüência de um desejo sem medida. Termo recomendado em 1964, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para substituir outros termos com maior conotação moral como "vício". Existem dois tipos de dependência: física e psíquica.

Dependência Física Quando a droga é utilizada em quantidades e freqüências elevadas, o organismo se defende estabelecendo um novo equilíbrio em seu funcionamento e adaptando-se à droga de tal forma que, na sua falta, funciona mal. Estado de adaptação do corpo, manifestado por distúrbios físicos quando o uso de uma droga é interrompido. A interrupção causa a crise de abstinência. Na dependência física, a droga é necessária para que o corpo funcione normalmente.

É a dependência fundamental. Dependência Psíquica É a dependência fundamental. A dependência psíquica se instala quando a pessoa é dominada por um impulso forte, quase incontrolável, de se administrar a droga à qual se habituou, experimentando um mal-estar intenso ("fissura"), na ausência da mesma. Condição na qual uma droga produz um sentimento de satisfação e um impulso psicológico, exigindo uso periódico ou contínuo da droga para produzir prazer ou evitar desconforto. Apego ao estado onde as dificuldades do usuário são momentaneamente apagadas pelos efeitos da droga que acaba por preencher a necessidade de "soluções" imediatas.

CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS O uso ou o manuseio das drogas psicotrópicas causam diversas consequências, efeitos e sintomas no ser humano, dentre as quais iremos classificar nos campos: 1- Conseqüências físicas; 2- Conseqüências sócio-econômico-culturais; 3- Conseqüências mentais, e 4- Conseqüências legais.

1- Conseqüências físicas Lapso de memória, pouca atenção, dificuldade de concentração; Fraca coordenação motora, fala incoerente; Perda de sono e peso; Indiferença com higiene e aparência; Falta de interesse por atividade física; Falta de apetite ou voracidade; Morte (AIDS-transmissão por instrumentos injetáveis, prática sexual promíscua, relação homossexual)

2- Conseqüências sócio-econômico-culturais Sobrecarga para hospitais e familiares; Inversão de valores éticos e morais; Atuação como desintegrador da ordem social do país; Queda no rendimento escolar, com atraso sócio-cultural do indivíduo; Crescimento de delitos (furtos, roubos, assassinatos, etc.); Gerador de indisciplina social, desordem e exploração; Facilitador do enriquecimento ilícito generalizado; Possibilidade do desenvolvimento paralelo de outras atividades ilícitas e ilegais.

3- Conseqüências mentais Síndrome amotivacional; Desonestidade crônica (mentiras, furtos e fraudes); Atitude evasiva e mudança de relacionamento; Perda da auto-estima (amor próprio) e da autodisciplina; Diminuição do interesse por atividades de laser e profissionais; Introspecção (observação dos próprios pensamentos ou sentimentos); Instabilidade, inquietação e insônia ou, ao contrário, depressão e sonolência; Esquizofrenia, paranóia; Tendência ao suicídio.

4- Conseqüências legais Pagamento de multas (medicamentos vendidos contrários à legislação vigente); Prestação de serviços à comunidade; Prisão.

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS TER UM BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS TER UM IDEAL RELIGIOSO QUE LEVE A BOAS ATITUDES

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS TER UM RELACIONAMENTO AMOROSO IDEAL E SEGURO

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS ESTAR EM BUSCA DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS OCUPAR-SE COM ATIVIDADES ARTÍSTICAS E LASER

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS RELACIONAR-SE COM BOAS AMIZADES

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS BUSCAR CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO ESTUDO

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS PRATICAR ESPORTES

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS VIAJAR E FAZER NOVAS AMIZADES

ATITUDES CONTRÁRIAS ÀS DROGAS ESTAR EM CONTATO COM A NATUREZA

"Não deixe um traficante adotar o seu filho" CONCLUSÃO Um Alerta à Família Brasileira DIGA NÃO ÀS DROGAS Faça uma denúncia anônima. "Não deixe um traficante adotar o seu filho"

CONCLUSÃO Retirada de dúvidas Casos conhecidos Leitura de um poema