Organização: Associação de Estudantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
Advertisements

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
MITOS E VERDADES SOBRE DROGAS
TOXICOFILIAS
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
As Raves e as drogas recreativas
A Droga Realizado por: Ana Patrícia nº3 Andreia Lopes nº10 9ºE.
Drogas.
Droga LSD Como é usado o LSD25 ?
Drogas Lícitas e Ilícitas
Higiene e problemas sociais
Drogas.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Repressão às drogas Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
Com as DROGAS também é assim. Quem usa não enxerga o perigo.
Drogas.
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Os problemas existem por exemplo…
10 Inacreditáveis propagandas antigas de cocaína e outras drogas
ABUSO DE DROGAS Componentes: - Gustavo Pires Gonçalves
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Os "remédios" dos nossos Avós...
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
Drogas.
Água é Vida!.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Educação para a Saúde e Sexualidade
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
Trabalho de Informatica
Projeto saúde (Drogas).
Grupo: Tipicos da póvoa.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Drogas Não queres, pois não??.
Anabolizantes.
Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio – Adaptações ao trabalho.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Toxicofilias Conceito objetivos.
Controvérsia Pública Drogas
Drogas na sociedade e na família
Violência e Uso de Drogas:
Profa: Roberta S. C. Costa
A VERDADE SOBRE O MUNDO DAS DROGAS
Fórum Interinstitucional Sobre Adolescência e Drogas Gaia (Grupo de Atenção e Investigação da Adolescência) Organização: Gaia/Cetad/Ufba/Sesab Expositora:Luana.
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Trabalho apresentado por: João Varandas Esperança Wang Francisco Bruto Da Costa.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Transcrição da apresentação:

Organização: Associação de Estudantes Debate “As drogas e os jovens” Organização: Associação de Estudantes

As substâncias e dados estatísticos (testemunho do sub-comissário) As mais populares Álcool Tabaco Base livre e Crack Ecstasy Heroína LSD Cloridrato de cocaína (Derivado da coca)

Ópio Cannabináceas – As cannabináceas são compostos derivados de uma planta denominada Cannabis Sativa Outras Benzodiazepinas Anfetaminas Barbitúricos – Apresentam-se em forma de comprimidos ou cápsulas, de vários tamanhos e cores. Xantinas - Os três alcalóides principais são a cafeína, a teofilina e a teobromina que se encontram, respectivamente, no café, nas folhas de chá e no cacau. Encontram-se também noutras bebidas, como nas colas e em muitos medicamentos analgésicos, anti-histamínicos, etc. Cogumelos mágicos – Cogumelos com efeitos alucinogéneos ou psicadélicos.

Esteróides anabolizantes – São derivados sintéticos da hormona masculina testosterona GHB – Apresenta-se em pequenos frascos ou em pó ou cápsulas. É um líquido inodoro, ligeiramente salgado ao paladar que misturado com outro líquido dificilmente é detectado. Ketamina – Actualmente é utilizada em medicina veterinária. Geralmente apresenta-se como pó branco, em líquido ou em tablete. Mescalina – Actualmente a mescalina é refinada em forma de pó, ingerida ou ocasionalmente injectada. Morfina – O principal elemento activo do ópio. Usada para alívio da dor e soporífero. A substância é apresentada em forma de pó, de líquido ou de barra, é introduzida no organismo por via oral ou injectada.

A Droga e a Criminalidade (testemunho do sub-comissário)

O que leva ao consumo de drogas? Não se pode dizer que há uma única razão que leve ao consumo de drogas mas sim vários factores que podem influenciar o consumo ou o não consumo. Estes factores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais e inerentes a cada substância.

FASES DO CONSUMO DE DROGA (testemunho da psicóloga) No início, ou seja, numa fase de experimentação, há um conjunto de factores que podem levar a esse consumo. O consumo recreativo está associado à diversão e ao lazer. A busca de um prazer imediato num contexto de dança ou diversão. No último estádio dos consumos está instalada a dependência. O consumo passa a ser o principal objectivo e motivação na vida, tudo gira em seu redor.

Alguns mitos sobre drogas (testemunho da psicóloga) O Álcool não é uma Droga. Apesar de ser legal, é uma droga, uma vez que tem efeitos no Sistema Nervoso Central. Beber pouco não afecta as capacidades para a condução. Mesmo pequenas quantidades de bebidas alcoólicas têm efeitos. As pastilhas são inofensivas porque não causam dependência física. Não provocam dependência física mas seu consumo pode levar à existência de dependência psicológica Desde que não se abuse não há problema em beber álcool e tomar pastilhas. A mistura de álcool e pastilhas pode ser bastante prejudicial para a saúde a nível da desidratação e nível cardíaco.

Para largar as drogas basta ter força de vontade Para largar as drogas basta ter força de vontade. A força de vontade é uma condição indispensável contudo, é fundamental o acompanhamento técnico adequado para que a mudança seja duradoura. A cocaína aumenta a performance intelectual. É um estimulante do Sistema Nervoso Central que permite realizar actividades num ritmo acelerado, muitas vezes confundido com um aumento de rendimento e de capacidades intelectuais. Quem consome drogas fá-lo porque tem problemas. O facto é que toda a gente tem os seus problemas, e por vezes graves, e a maior parte das pessoas não consome drogas.

(testemunho das técnicas da Unidade de Prevenção)

Para mais informações (sobre drogas, prevenção, tratamento, dados estatísticos, documentos, legislação, etc): www.idt.pt Linha telefónica 1414