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Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio - 2015 14.1 – Adaptações ao trabalho.

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1 Juliana Guamá Disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Sistemas I Maio - 2015 14.1 – Adaptações ao trabalho

2  Em determinados dias e horas, o organismo se mostra mais apto ao trabalho. Nessas ocasiões, além do rendimento ser maior, há também menores riscos de acidentes.

3  Circa dias (latim) – cerca de um dia  Oscilações do organismo duram cerca de 24hrs  Indivíduos matutinos (acordam cedo) e vespertinos (dificuldade de acordar cedo). Ambos são minoria na população. A maioria é constituída de intermediários.  Matutinos – temperatura sobe a partir das 6hrs, atinge o máximo por volta das 12hrs. Mais adaptáveis para trabalhos de manhã e a tarde.  Vespertinos - temperatura sobre lentamente pela manhã, atinge o máximo por volta das 18hrs. Mais adaptáveis para trabalhos de tarde e a noite.

4  O estudo do ritmo circadiano tem uma grande importância na medicina pois podem influir no diagnóstico de pacientes baseado em certas medidas como a temperatura corporal e a pressão sanguínea.  No estudo do trabalho, existem resultados comprovados de sua influência no nível de alerta e desempenho (fig. 14.3). Coincidentemente, a maior frequência de acidentes (cap. 16) ocorre entre as 2hrs e 4hrs. Em uma indústria, dos 62.000 erros registrados (verificação de hora em hora), maior frequência ocorre às 3hrs.

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6  As pessoas possuem 3 tipos de ritmos que se iniciam na data do nascimento e acompanham até o fim da vida.  Os ciclos teriam forma senoidal, com o pico positivo ocorrendo em ¼ do ciclo e o negativo em ¾. As pessoas tem um desempenho menor nas fases negativas, especialmente se houver coincidência dos três ciclos em fase negativa.  Ciclo físico – 23 dias de duração  Ciclo emocional – 28 dias de duração  Ciclo intelectual – 33 dias de duração

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8  Curva de aprendizagem – pesquisas realizadas com a curva de aprendizagem demonstram que o tempo do ciclo se reduz em escala logarítmica em função do número de vezes que uma tarefa é repetida.  Nem sempre é contínua. Caso o trabalhador encontrar uma forma melhor ou pior de executar o trabalho, há uma descontinuidade na curva.

9  Fase 1: Aprendizagem da sequência de atividades – envolve a execução de uma instrução escrita ou verbal, ou a imitação de um comportamento.  Fase 2: Ajuste dos canais sensoriais – à medida em que o trabalhador vai adquirindo habilidade, os canais sensoriais que ele usa para obter informações sobre a tarefa vão se modificando.

10  Fase 3: Ajuste dos padrões motores – associado ao ajuste dos canais sensoriais, ocorre um ajuste dos padrões motores, com uma seleção mais adequada dos movimentos corporais, seguido de uma melhoria na velocidade, trajetória e ritmo dos movimentos.  Fase 4: Redução da atenção consciente – última fase. Nessa, o trabalhador passa a executar a tarefa “automaticamente”, com necessidade de poucas informações.

11  Diversas substâncias estimulantes costumam ser usadas pelos trabalhadores, para quebrar a monotina e manter a atenção.  Cafeína – estimulante quando ingerida de 0,3 a 0,5g. Serve para aumentar a vigilância, reduzir a inibição, aliviar a fadiga e provocar queda do apetite. Ultrapassada a tolerância pessoal, pode causar indigestão, nervosismo e insônia.

12  Fumo – contém monóxido de carbono que possui afinidade 200 a 300 vezes maior que a do oxigênio para combinar com a hemoglobina do sangue. As pessoas que fumam de 15 a 25 cigarros por dia apresentam uma taxa de 6,3% de hemoglobina combinada com o monóxido, o que resulta numa redução de 5 a 10% de sua capacidade aeróbica, ou seja, de sua capacidade física.  Álcool – consumido em doses moderadas, pode ser benéfico ao desempenho. Ele provoca um aumento do ritmo cardíaco e uma aceleração da transmissão dos impulsos através das células nervosas, reduzindo o tempo de reação. A pessoa também fica desinibida e consegue exercer maiores forças.


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