Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

Memórias de um sargento de milícias( )
Tema: Triângulo amoroso entre amigos
Celebração da Restauração!
O ESPELHO.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
O CONTO.
Música : Holding Your Hand
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
Introdução a história de um garoto que sofria da corrupção e
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem..  
SENHORA José de Alencar
Os significados dos simbolos de Natal
O sonho do Pai Natal Texto adaptado pelo Prof. Vaz Nunes - Ovar
O QUE FALTA PARA MINHA FAMÍLIA SER PERFEITA?
Music: Holding your hand
Eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Rolagem automática dos slides...
A Pintura.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isentos de conhecer e difundir a mensagem... 
Vá clicando conforme sua vontade Aqui você irá ver e Saber acerca deste Grupo que está a Beira da extinção.
Bem vindo ao museu da família!.
Bem vindo ao museu da família!.
VIAGENS NA MINHA TERRA E O PALHAÇO
MÃES SÓ MORREM QUANDO QUEREM
Criação da Mulher Ligue o som.
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
AO TÉRMINO DESSE ESTUDO O ALUNO DEVE SER CAPAZ DE RESPONDER ÀS 21 QUESTÕES PROPOSTAS.
GABRIEL. Era uma vez, uma caveira falante, que vivia dentro de um tesouro, lá no fundo do mar. Um dia, ele encontro um fantasma. Eles ficaram muito amigos.
Confesso que eu esperava:
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
A maçã.
COLACIO.J SLIDES APRESENTA
A Pipa e a Flor Os caminhos do amor.
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
CASADOS...  .
Bem vindo museu da família! ao museu da família!
A maçã.
UM DEFEITO NA MULHER.
A eucaristia Começar.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
COMO DECIDIR COM QUEM CASAR? (Perguntas feitas a crianças)
OS NOVOS CINQUENTÕES Autor: Mário Prata.
Autoria do Texto: Desconhecida
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
SEGURANDO UM AO OUTRO A dedicada enfermeira, sobrecarregada com tantos pacientes a atender, viu um jovem entrar no quarto e, inclinando-se sobre o paciente.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Contando um pouco sobre CONTOS
Mozart e seu cão fiel.
O CONTO e seus elementos
GÊNERO NARRATIVO Conto.
Você está recebendo isto porque é uma mulher, porém os homens não devem ficar isento de conhecer e difundir a mensagem... 
Cinco Minutos.
OArrebatamento da Igreja
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
O SONHO DO PAI NOEL O Pai Noel sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E não queria acordar porque nesse sonho não havia fome: em todas.
COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS PINTOU A COR DE SUA PELE
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
TEATRO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Procura-se o autor.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e Hermano para o social). Amália nunca usava o primeiro nome, mesmo após o casamento. Homem sensível, admirador de literatura, música e artes plásticas. A morte de Julieta mudou sua vida, prendendo-o ao passado.

Julieta: Nem rica, nem bonita Julieta: Nem rica, nem bonita. No intertexto “Frei Luis de Sousa”, de Almeida Garret: o personagem Luis casa-se com uma viúva, mas o marido dela não havia morrido na guerra, como pensavam, e ele regressa, como um romeiro. Julieta é como esse romeiro.

Amália:é dupla e dúbia. Ao cantar a ária a ópera, desperta os fantasmas de Hermano e passa a usar, de forma cada vez mais perfeita, a máscara de Julieta, num jogo de disfarces. No início do texto, Amália tem voz própria, é sujeito do seu discurso inclusive zombando de Hermano. Amadurece, ao sofrer, com Hermano, sua primeira e única grande experiência amorosa. Amália tinge o cabelo ou coloca véu para se assemelhar a Julieta. No final Julieta filha será a síntese de todos eles.

Dr. Henrique, Teixeira (oftalmologista mediador da relação entre Amália e Hermano, que se opõe a Abreu (pai de criação de Julieta), mediador entre Julieta e Hermano). Abreu, Sr Veiga (pai de Amália), D. Felícia (a mãe de Amália), Borges (amigo da família que traz o dr. Henrique até a casa dos Veiga)

Tempo Provavelmente segunda metade do século XIX Quando começa a narrativa, Amália tem 17 para 18 anos. Ao término da história, após regressar da Europa, está com 23. A narrativa recua em flashback para o passado de Hermano, cinco anos antes de conhecer Amália (quando perde Julieta). O passado mais remoto é assinalado oito anos antes, ou seja, quando Amália tinha nove anos e viu o casal se beijando na casa vizinha.

Retorno da Europa (desfecho) Casamento de Hermano (30) e Julieta (20) Passado 8 anos antes 5 anos antes Presente Época: 186? 5 anos depois Retorno da Europa (desfecho) Casamento de Hermano (30) e Julieta (20) Morte de Julieta aos 23 anos Amália: 9 anos Hermano: 38-39 anos Amália: 17-18 anos 44 anos 23 anos Julietinha: 4 anos

Foco Narrativo:  No 1º parágrafo o narrador se apresenta em 1ª pessoa, diz ter conhecido a família de Amália (“Conheci outrora uma família que morava em São Clemente”)  Na apresentação da personagem feminina, o narrador abandona a 1ª pessoa e passa a desempenhar o narrador onisciente, pois sabe de detalhes da moça.   Às vezes o narrador cola-se a uma personagem. Às vezes, retomando a 1ª pessoa, fala da dificuldade em expor o seu relato.

Espaço: Rio de Janeiro – bairro de São Clemente. Casa de Hermano é praticamente um palco teatral. Amália uma espectadora. Casa e dono identificam-se – ambos são sombrios, fechados.   O mistério, solidão, silêncio atraem a atenção de Amália. A casa ganha vida ante os olhos da jovem.