O ESPELHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Alienista Machado de Assis.
Advertisements

Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
Dom Casmurro Machado de Assis.
Machado de Assis: o autor
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O Espelho: Resumo Tema: existência de duas almas
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
A ASSOCIAÇÃO (texto de autoria desconhecida, recebido pela Internet)
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Elena Dias – 2º ano PP Matutino
A Pintura.
CONSELHOS.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
MANUAL DA MULHER RESOLVIDA
O Quebra-cabeça.
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
AUMENTE O SOM ! PARA CONTINUAR Colaboração: Marcelo Fiolo P. de C. Ferreira.
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
APREDENDO A ORAR.
Então Vamos Sonhar Então Vamos Sonhar
O Poder.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
CASADOS...  .
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Elementos da narrativa
A ILHA.
A existência de Deus.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
Verbo Língua Portuguesa.
Resenha Produção de texto.
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Elementos da Narrativa
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Professora Cláudia Alencar 9ª série
GÊNEROS LITERÁRIOS.
CARACTERÍSTICAS & CONTEXTO PROFESSORA CAMILE BACCIN
A tigela de madeira.
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
A gente sabe que segunda-feira dá um
O que valeu a pena hoje?.
VALE DOS SENTIMENTOS clicar para passagem de slides / ligar o som
Almas Gêmeas Letícia Thompson.
MANUAL DA MULHER RESOLVIDA Regras básicas Aumente o volume do som Clique para avançar Colaboração: Yara M. B. P. de C. F. C. Pinto.
As marcas ideológicas dos textos
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
O SONHO DE CLARA Clicar.
Música...3:10 Música...4:30
Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.
Professor Jardson Brito
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Sapo Cururu em: O Que são as drogas?. Era uma vez um sapo chamado Cururu. Ele havia acabado de completar 12 anos e agora já poderia sair de casa sozinho.
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Informações sobre A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector Prof. Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

O ESPELHO

Resumo do enredo: Quatro ou cinco homens conversando e debatendo, sobre algumas questões da alma, e do universo em geral, quando o ouvinte chamado Jacobina, conhecido por ser irritante, não gostava de debater, mas algo chamou sua atenção, então ele passa de ouvinte a “palestrante” e conto um fato que aconteceu em sua juventude, com 25 anos de idade, que foi quando foi nomeado alferes da Guarda Nacional, então passou a ser mimado, por sua família,e também a ser chamado apenas de alferes. Então ele é convidado a passar, algumas semanas, no sítio de sua tia Marcolina, e ganha um espelho o qual é colocado em seu quarto. Mas, acontece que tia, tem que deixar o sítio por alguns dias, e o deixa sob a guarda de Jacobina, o tempo acaba sendo maior e para agüentar a solidão, resolve olhar no espelho. No começo vê uma imagem desfocada, mas ao colocar a farda vê uma imagem nítida. Ele finaliza a história dizendo que o melhor remédio que encontrara para acabar com a solidão era a certa hora do dia, por no mínimo duas horas, se olhar no espelho vestido com a farda de sua patente. O autor finaliza o texto, explicando que Jacobina, descobriu que possui duas almas a da essência e a da aparência. Esta última era a que dependia do uniforme, realizando-se conforme o que aparentava ser.

Tema: Trata da velha oposição entre essência e aparência.

Aspectos que mais chamaram a atenção: O tema que o texto aborda, é bastante interessante, com a atenção voltada para os personagens, além da história contada envolver temas da atualidade, onde se encaixariam as questões da alma.

Machado de Assis : -Características: -Visão do mundo: pessimismo, humor, denuncia da hipocrisia e do egoísmo. -Personagens: Paixão pelo dinheiro, hipocrisia, egoísmo, vaidade, dissimulação, medo da opinião alheia. -Temática: verdade, a loucura, o tédio, relatividade dos valores morais, contradição entre essência e aparência (uso das mascaras sociais) -Processo narrativo: Interlocução, interferência do narrador, mais reflexão do que ação e metalinguagem. -Quais características estão apresentadas no texto: todas.

Hábitos sociais do séc.XIX e a relação com o conto: A relação descrita é a dos alferes que existiam naquela época com o personagem principal do texto, Jacobina.

Análise dos personagens: Os personagens são os cinco cavalheiros, Jacobina, e sua tia Marcolina.

Cinco cavalheiros Os cinco cavalheiros, não apresentam muitos aspectos no texto, aparecem apenas no começo, como homens de boa conduta.

Jacobina É considerado um homem irritante, inteligente, astuto e cáustico.Não gosta de discutir, e defendia o paradoxo.Foi um alferes, na sua época de jovem.Tinha um aspecto psicológico “duplo”, que é quando descobre suas duas almas a essência (que é quem ele era antes de ser alferes e ser mimado pela família “a pessoa real”) e a aparência ( que é depois de ter virado alferes e ter começado a ser tratado com mimos “quem ele se tornou”).

Tia Marcolina Tia Marcolina é a típica tia “puxa saco”.Tem aspecto de uma pessoa boa, vive mimando seu sobrinho, e também o presenteia com um espelho.

Há ironia?Como? Sim. Há ironia é a questão da essência e aparência, que Jacobina descobre sua suposta segunda alma.

Narrador: O narrador é observador e personagem, pois ele conta e participa da história..Além de ser onisciente e saber da vida de todos e de tudo que se passa no conto.

Justificativa do título: O espelho representa no conto o reflexo da alma.da alma

Grupo: Júlia16 Letícia 18 Eloísa 7 Isabela15 Karoline36 1°2