A Civilização Árabe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O IMPÉRIO BIZANTINO.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
Expansão Islâmica.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
Grandes civilizações da atualidade
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O Império Bizantino.
Islamismo.
O MUNDO ÁRABE ISLÂMICO.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
O ISLAMISMO.
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
9 Nascimento e expansão do Islã Capítulo
MUÇULMANOS.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
EXTENSÃO MÁXIMA DO IMPÉRIO BIZANTINO (JUSTINIANO)
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Professor Edley
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
Império Árabe.
Os árabes e o.
Os árabes.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Conteúdo de História – 7º ano Nascimento e expansão do islã (p. 34 a 51) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar o modo de vida na Península Arábica.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
Idade Média Oriental: Bizâncio e Mundo Árabe
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
Transcrição da apresentação:

A Civilização Árabe

→ A Arábia pré - islâmica Região anecúmena; Adensamentos populacionais concentravam-se nos oásis e vales de rios perenes; Árabes pré islâmicos dividiam-se em povos urbanos, concentrados em Meca e Medina e beduínos, tribos nômades do interior; Líderes: sheiks e emirs (período de guerras); Religiões politeístas, agregadas em Meca (principal centro comercial e religioso da região) e dominada pelos coraixitas, guardiões do santuário de Caaba.

→ Maomé e a unificação Maomé: membro da tribo coraixita, desde muito jovem manteve contato com as religiões monoteístas; Peregrinações permitiram a Maomé intensificar a meditação religiosa; Aos 40 anos, inicia suas pregações: ele seria o profeta de Deus (Alá) e o povo deveria ter submissão a Deus (islão a Alá); Hégira: fuga de Maomé de Meca para Medina – 622 - (antiga Yatreb) devido às perseguições dos politeístas coraixitas; A Hégira marca o início do calendário islâmico; 630: Maomé e seguidores conquistam Meca e 2 anos depois morre deixando os ideiais de fé e da Djihad (conversão do infiel).

→ Islamismo Base: Alcorão; Práticas fundamentais: orar voltado para Meca 5 vezes ao dia, visitar Meca ao menos uma vez na vida, jejuar no Ramadã, dar esmolas; Alguns dos princípios foram influenciados pelo cristianismo e judaísmo.

→ Seitas Maometanas Sunitas: defendiam a ideia de um chefe de Estado, que seria sucessor do profeta; Além do Alcorão, acreditam em uma segunda fonte de ensinamentos, a Sunna; Xiitas: chefe religioso e político deveria ser parente do profeta; Não aceitam ensinamentos fora do Alcorão.

→ A expansão islâmica Califas: sucessores de Maomé que implantaram a Guerra Santa (djihad) e conseguiram expandir seu império e religião, principalmente devido à fragilidade das tribos vizinhas; Apogeu da expansão: Tarik (711) atravessou o Estrito de Gibraltar e ocupou a Península Ibérica; Na época, todo o Oriente Médio, Ásia Central e norte da Índia faziam parte do Império Islâmico; Duas grandes dinastias se destacaram durante o período de expansão islâmica: Omíada e Abássida.

Os omíadas se estabeleceram na península Ibérica, onde criaram um emirado em Córdoba (Espanha); Os abássidos se espalharam por todo norte da África, Oriente Médio e Ásia Central; A grandeza territorial do Império gerou um desmembramento em diversos califados, emirados e principados, o que, posteriormente, representaria o declínio do Império; A expansão islâmica, juntamente com as migrações bárbaras são responsáveis diretas pela ruralização da Europa Ocidental, assim como o advento das Cruzadas.