DINÂMICA CLIMÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Vamos conhecer O clima.
TEMPO E CLIMA.
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
O CLIMA DA TERRA.
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
TEMPO E CLIMA.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE PLANETA TERRA – 5º ANO
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Clima.
Elementos do Clima.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
Correcção da 5.ª ficha de avaliação
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Dinâmica geral da atmosfera
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
CLIMA BRASILEIRO.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

DINÂMICA CLIMÁTICA

Qual é a diferença entre tempo e clima Qual é a diferença entre tempo e clima? Tempo e clima são termos diferentes, designam fenômenos distintos, além de apresentarem objetos de estudo de diferentes áreas do saber.

A diferença entre tempo e clima está, na verdade, na escala temporal que os envolve. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a configuração mais permanente ou referente a um período de tempo maior. Em algumas definições, o clima é tratado como um conjunto de tempos meteorológicos ao longo de 30 anos, o que não é necessariamente uma regra.

Quando falamos na previsão e também na análise do tempo atmosférico, estamos falando da meteorologia, ou seja, da ciência que estuda o comportamento imediato da atmosfera. Por outro lado, o clima é referente à climatologia. Geralmente, o climatologista utiliza-se do conjunto de dados fornecidos pelo meteorologista ao longo do tempo para realizar conclusões amplas e definitivas sobre a atmosfera de um determinado local.

AS CAMADAS DA ATMOSFERA AS CAMADAS DA ATMOSFERA. Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra.

ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS. Os principais fatores são: Latitude, altitude, maritimidade, continentalidade,correntes marítimas.

Ao longo do ano, as temperaturas oscilam de acordo com as mudanças das estações.

Isto faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício. Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio.

 No dia 20 de junho (sábado) começa a estação mais fria do ano: o inverno. As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra.

GRANDES EXTENÇÕES LONGITUDINAIS

Grandes extensões de terra associada ao relevo e o tempo podem ocasionar FRIAGEM. Friagem é a queda brusca de temperatura, com ventos razoavelmente frios.  No Brasil a friagem ocorre na Amazônia ocidental, de maio a agosto.  Este fenômeno climático é conseqüência da penetração das massas de ar polar, passando pelas bacias hidrográficas do Prata e do Paraguai, quando recebe o ar frio das regiões de clima temperado da América do Sul.  O tempo mínimo de duração é de três a quatro dias.

Regiões próximas a grandes corpos hídricos Essas regiões apresentam temperaturas mais regulares em razão do efeito das correntes marítimas, e principalmente a propriedade que a água tem de manter o calor absorvido por mais tempo e misturar a maiores profundidade que o solo. Apresentam o fator MARITIMIDADE. EX:Laguna

Maior distância dos mares. Já as áreas que apresentam maior distância dos mares, apresentam o fator CONTINENTALIDADE, onde as amplitudes térmicas são mais acentuadas.

CORRENTES MARÍTIMAS. Elas interagem com a dinâmica das massas de ar, definindo áreas secas e chuvosas. Isso ocorre porque as águas frias superficiais induzem o ar a se resfriar inibindo a formação de nuvens. Assim lugares costeiros banhados por correntes frias apresentam tendência a climas secos. Ex: Chile

Correntes marítimas. Já as águas quentes superficiais, ao aquecerem o ar, permitem a formação de nuvens e chuvas, levando as áreas banhadas por correntes marítimas quentes e apresentam climas úmidos.

UMIDADE Corresponde a quantidade de vapor de água que está concentrado na atmosfera. O vapor da água tem várias relevância: *Origina diversas formas de precipitação *é importante regulador de temperatura entre a superfície e a atmosfera. *A condensação do vapor dessa água libera o calor latente. *Essa energia é fundamental para a circulação atmosférica. *O vapor da água influencia a taxa de evaporação e evapotranspiração.

DIFERENÇA ENTRE: EVAPORAÇÃO EVAPOTRANSPIRAÇÃO Perda da de águas de superfícies aquáticas . Perda da água de superfícies de vegetação.

PRECIPITAÇÃO Em meteorologia precipitação é usado para qualquer deposição em forma líquida ou sólida e derivada da atmosfera. Consequentemente, o termo refere-se ás várias formas líquidas e congeladas de água, como a chuva , neve, granizo e nevoeiro. Os principais tipos de precipitações pluviométricas são: térmica ou convectiva, orográfica ou de relevo e frontal ou ciclônica, que veremos a seguir.

CHUVA TÉRMICA OU CONVECTIVA. É resultante da ascensão vertical do ar quente e úmido. Ao atingir as maiores altitudes onde as temperaturas são mais baixas, ocorre a saturação, que origina nuvens CULICIFORMES, gerando chuvas torrenciais de curta duração.

CHUVA DE RELEVO OU OROGRÁFICA Ocorre em áreas onde o relevo força a ascensão do ar quente e úmido. Nas áreas de maior altitude ocorre a saturação do vapor, formando nuvens cumuliformes que irão gerar nuvens. Essas vertentes são denominadas BARLAVENTOS e são mais úmidas. Nas vertentes a SOTAVENTO o ar desce, ocorre a compressão, o aquecimento e, consequentemente, o ressecamento do ar.