A GEOGRAFIA DO PODER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

As origens do mundo atual
A Guerra Fria.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA (1945 – 1989).
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Socialismo.
Socialismo.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
GUERRA-FRIA ANTONIO NETO.
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Guerra fria.
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
A II GUERRA MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
2ª Guerra Mundial.
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
O choque de Imperialismos
Capítulo 01 – A Geopolítica Mundial
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
História “Guerra Fria”.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Capítulo 18 – Geopolítica e economia do período pós-Segunda Guerra
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Conceitos Históricos: Capitalismo, socialismo, Ideologia
Professor Ulisses Mauro Lima O MUNDO APÓS A 2ª Grande Guerra
Características e Conlfitos
Guerra Fria.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GEOPOLÍTICA MUNDIAL.
GUERRA FRIA.
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Guerra Fria.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial ( ). É chamada de Guerra Fria por ser uma.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

A GEOGRAFIA DO PODER

PODER O QUE É? PARA QUE TER PODER? O QUE FAZER COM O PODER? EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TIVERAM PODER E USARAM PARA O BEM E PARA O MAL

II GUERRA MUNDIAL Inglaterra França Alemanha Quem detinha o poder ANTES: Inglaterra França Alemanha

II GUERRA MUNDIAL Quem detém o poder DEPOIS: Estados Unidos CAPITALISMO BIPOLARIDADE União Soviética SOCIALISMO

PÓS - GUERRA Cortina de Ferro BIPOLARIDADE GUERRA FRIA CAPITALISTA EUROPA SOCIALISTA Conferência de Yalta Cortina de Ferro

Cortina de Ferro

Conferência de Yalta Caberia à União Soviética o controle na reconstrução econômica e política nos países que o exército vermelho havia derrotado as tropas alemãs. Já os Estados Unidos ficou a cargo de reconstruir econômica e politicamente os países capitalistas do lado ocidental. PÓS - GUERRA

GUERRA FRIA CAPITALISTA SOCIALISTA (RFA) (RDA) MURO DE BERLIM ALEMANHA CONFERÊNCIA DE POTSMAN

Conferência de Potsman Com a derrota da Alemanha os países vitoriosos formalizaram uma divisão do país. Assim, Inglaterra, França e Estados Unidos tomariam o lado oeste enquanto a União Soviética ficou com a porção leste que incluia Berlim. Apesar de estar sob o domínio territorial soviético Berlim também foi dividido em zonas de ocupação.

GUERRA FRIA ALIANÇAS MILITARES OTAN (Capitalista) Pacto de Varsóvia (Socialista) Corrida Armamentista Corrida Espacial

A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA América Latina: A Revolução Cubana de 1959 acendeu o sinal de alerta em Washington. Alinhado ao socialismo soviético Fidel Castro instala o primeiro país socialista na América. É o sinal de alerta aos Estados Unidos que utilizando de sua influencia econômica e política na região patrocinou vários golpes militares e ditaduras evitando assim o crescimento do socialismo pelo continente.

A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA Oriente Médio: Os países do Oriente Médio também estiveram fortemente ligados aos países durante a Guerra Fria. Apesar dos conflitos que envolveram Israel com vários países da região não terem ligação direta com a Guerra Fria, o conflito entre Irã e Iraque ao longo da década de 80 foi um reflexo direto da ligação com Estados Unidos e União Soviética.

A GUERRA FRIA FORA DA EUROPA África: Em nome de democratizar as ex colônias européias Estados Unidos e União Soviética estabeleceram fortes alianças com os governos africanos. Nesse contexto as superpotências introduziram armas poderosas que aumentaram o poder de fogo de milícias e grupos guerrilheiros em vários países africanos.

A mudança... 1985 Entrada de Mickail Gorbatchev e reestruturação da economia e da política soviética. Primeiro passo para o fim do socialismo

A mudança Glasnost: abertura política e aproximação com os Estados Unidos; Perestróika: Abertura econômica Surgimento de uma bolsa de valores; Privatização de empresas; Entrada de investimentos estrangeiros;

Consequências para a Ordem Bipolar Fim da União Soviética - surgimento da CEI Queda do Muro de Berlim Desmantelamento do socialismo na Europa Oriental Fim do mundo bipolar; Capitalismo surge como a única economia estruturada; Maior internacionalização da economia; Realinhamento dos países; Fortalecimento dos movimentos nacionalista de independência; Resistências que ainda persistem... Cuba, Coréia do Norte.

Nova Ordem Mundial... O mundo agora capitalista revê sua divisão territorial; Os países serão divididos: Países Ricos Países pobres

Ordem Mundial da década de 90

E hoje? Reordenação de países; G8 ( países mais ricos: EUA, Canadá, França, Inglaterra, Itália, Alemanha e Japão) + Rússia; BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) Poder está na força econômica e não mais na bélica; As organizações internacionais ganham espaço e reordenam a estrutura política e econômica (OMC e ONU).