C# - Unity Introdução. Criando um script Mono Develop Uma IDE.

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Transcrição da apresentação:

C# - Unity Introdução

Criando um script

Mono Develop Uma IDE

Toda inicialização de comentários é feita com //

Primeira impressão - Sintaxe using UnityEngine; using System.Collections; public class MainPlayer : MonoBehaviour { // Use this for initialization void Start () { } // Update is called once per frame void Update () { }

Métodos Start e Update // Use this for initialization void Start () { } // Update is called once per frame void Update () { }

Variáveis Float Bool String Int Double

Operadores Matemáticos Soma = “+” Multiplicação = “*” Divisão = “/” Subtração = “-”

Operadores de tipo e relacionais ExpressãoDescrição x < yMenor que x > yMaior que x <= yMenor que ou igual a x >= yMaior que ou igual a x is TRetorna true se x for T, caso contrário, false

Operadores de igualdade ExpressãoDescrição x == yIgual x != yNão é igual a

Operadores de atribuição e anônimos ExpressãoDescrição =Atribuição x op= yAtribuição composta. Oferece suporte a estes operadores: +=, - =, *=, /=, %=, &=, |=, !=, >=+=- =*=/=%=&=|=!=<<=>>= (T x) => yFunção anônima (expressão lambda) EX(del myDelegate = x => x * x;)

Impressão de variáveis ou mensagens no console Debug.Log(“Ola. “ + nome);

Exercício- 01 Crie três variáveis inteiras (num1, num2) Atribua um valor qualquer nas variáveis num1 e num2 Mostre o valor das variáveis num1 e num2 no console Crie uma rotina de programação para trocar os valores de num1 com num2 e mostre novamente o valor das variáveis num1 e num2

Operador E, e OU Operador LógicoDescrição &&AND = E ||OR = Ou !NOT = Não

int num1 = 5; int num2 = 10; bool verdadeiro = num1 num1; bool falso = num1 < num2 || num2 < num1; bool cFalso = num1 < num2 && num2 <= num1; bool cVerdadeiro = num1 > num2 || num2 <= num1;

Estruturas Condicionais IF e else int num1 = 5; int num2 = 10; if (num1 num1) { Debug.Log(“Esta opção cera verdadeira"); }

Estruturas Condicionais (se não) IF e else int num1 = 5; int num2 = 10; if (num1 num1) { Debug.Log(“Esta opção cera verdadeira"); } else { Debug.Log(“Nenhuma das opções anteriores"); }

Estruturas Condicionais compostas, IF e else int num1 = 5; int num2 = 10; if (num1 num1) { Debug.Log(“Esta opção cera verdadeira"); } else if (num1 < num2 || num2 < num1) { Debug.Log(“Esta opção cera falsa"); } else { Debug.Log(“Nenhuma das opções anteriores"); }

Estruturas de Controle de Fluxo e Repetição

O Switch int num1 = 5; switch(num1){ case 5: Debug.Log("O numero é cinco"); break; case 10: Debug.Log("O numero é dez"); break; default: Debug.Log(“Não sei"); break; }

O While int idade = 18; while(idade < 20) { Debug.Log(idade); idade = idade+1; }

O do-while int c = 0; do { Debug.Log(c); c = c+1 // ou poder usar a função de incremento “++” ficando c++. } while(c > 5);

O for for( int c = 0; c<=10; c = c+1) { Debug.Log(“Felipe de Oliveira”); } /*onde int c = 0 é a inicialização da variavel, c<=10 é a expressão lógica e c = c+1 é o salto(o incremento) o valor da variável será somando de 1 em 1, se eu tivesse colocado c = c+2 ele somaria de 2 em 2 */

Criar uma estrutura de repetição onde devera mostrar na tela os números impares e pares até 20. Exercício- 02

Vetores e Matriz

Uma matriz é uma coleção de variáveis de mesmo tipo, acessíveis com um único nome e armazenados contiguamente na memória. A individualização de cada variável de um vetor é feita através do uso de índices. Os Vetores são matrizes de 1 só dimensão.

int[] vetor = new int[10];

vetor[0] = 1; Será armazenado o numero 1 na variável vator[0] Vetor[1] = 2; Será armazenado o numero 2 na variável vator[1] vetor[2] = 3; Será armazenado o numero 3 na variável vator[2] Vetor[3] = 4; Será armazenado o numero 4 na variável vator[3] vetor[4] = 5; Será armazenado o numero 5 na variável vator[4] Vetor[5] = 6; Será armazenado o numero 6 na variável vator[5] vetor[6] = 7; Será armazenado o numero 7 na variável vator[6] Vetor[7] = 8; Será armazenado o numero 8 na variável vator[7] vetor[8] = 9; Será armazenado o numero 9 na variável vator[8] Vetor[9] = 10; Será armazenado o numero 10 na variável vator[9]

int[] vetor = new int[10]; for(int x = 0; x < 10; x++){ vetor[x] = x; }

string[] vetor = new string[4]; Vetor[0] = “Felipe ” Vetor[1] = “de ” Vetor[2] = “Oliveira ” Vetor[3] = “Ferreira ”

Debug.Log(vetor[0], vetor[2], vetor[3], vetor[4]);

Criar um vetor e estar armazenando nele os números impares e mostre na tela os resultados; Criar um outro vetor para esta armazenando nele os números pares e mostre na tela os resultado. Exercício- 03

int[,] matriz = new int[5,5];

int[,] matriz1 = new int[5, 5]; int numero = 1; for(int c = 0; c < 5; c++){ for(int l = 0; l < 5; l++){ matriz1[c, l] = numero; numero += 1; Debug.Log(matriz1[c, l]); }

Criar uma matriz de 4 colunas e 10 linhas onde será armazenando na coluna 0 os números impares até 10 e na coluna 1 os números pares até 10 e na coluna 3 os números impares de 100 até 81 e na coluna 4 os números pares de 100 até 82. E mostrem na tela o resultado. Exercício- 04

Métodos “Funções” “Ações”

public class ConsumoEnergetico{ public int calculoEnergia(int energia, int populacao){ int consumoTotal = energia - populacao; return consumoTotal; }

public void calculoEnergia(int energia, int populacao){ int consumoTotal = energia - populacao; return consumoTotal; }

Classes e Orientação a Objetos

Ideia da Caneta

public class ConsumoEnergetico{ public int calculoEnergia(int energia, int populacao){ int consumoTotal = energia - populacao; return consumoTotal; }

ConsumoEnergetico con = new ConsumoEnergetico ()

Modificadores de acesso Public class ExemploPublico { public int x; public int y; }

Modificadores de acesso Protected class A { protected int x = 123; } class B : A { static void Main() { A a = new A(); B b = new B(); b.x = 10; }

Modificadores de acesso private class ExemploPrivado { private int i; double d; }

Exercício- 05 Em um jogo de estratégia, preciso saber, a partir do consumo total de comida (população x consumo per capita) e da minha produção, o quanto sobrou (ou faltou) de comida. A minha função CalcularEstoque deve calcular e retornar a diferença entre o consumo total e minha produção, recebendo os parâmetros populacao, consumo e producao. Se esse valor for positivo, significa que sobrou essa quantidade de comida. Se o valor final for negativo, significa que não produzi comida o suficiente, e vou precisar retirar esse valor de algum lugar. Considere todos os valores como inteiros.