Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA ARTE.
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
Romantismo.
ECLÉTICO O termo arquitetura eclética ( no Brasil ) ou arquitetura eclética (em Portugal ) refere-se a um movimento arquitetônico predominante desde meados.
BARROCO s.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
RENASCIMENTO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
O Renascimento XIV - XVI
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
Teoria filosófica da arte.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Arte Gótica.
ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda.
Arte Bizantina.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
ROMANTISMO.
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
IDADE MÉDIARENASCIMENTO  Homem e natureza – criação do DIVINO  Uso de icones  Didática  O belo é divino  Igreja: instituição mais importante  Oposta.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Colégio Manuel Bernardes História – 10º Ano 22 de Novembro de 2010.
9. UEM – “Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
RENASCIMENTO CULTURAL
Barroco.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar o seu roteiro. Para isso anote corretamente o que deve ser estudado e mãos a obra. Matéria que deve ser estudada por você: Livro: introdução, capítulos 1 a 9 (até os pós-impressionistas) Aulas em power point encontradas no site da escola. O que devo ficar atento em meu estudo:

Roteiro de estudo Ler e grifar as informações mais importantes dos capítulos: O registro do homem por meio de signos Introdução – a arte testemunha da história. Pensar no próprio título – de que formas, por meio das diferentes expressões e linguagens, o homem deixou o registro do seu tempo Capítulo 1: Os primeiros artistas da humanidade – Pré-história. Qual a função da pintura e escultura; como era a arquitetura.

Roteiro de estudo Capitulo 2: Civilizações da Idade Antiga: Mesopotâmia: a importância na organização dos primeiros povos; o desenvolvimento da escrita e as construções em barro. Egito: a arte em função dos mortos; as grandes pirâmides e sua evolução; a rigidez da pintura e da escultura.

Roteiro de estudo 4. Capítulo 3: Arte greco-romana. Associar ao princípios estéticos gregos na escultura e arquitetura. Apontar as fases da escultura; os elementos arquitetônicos mais significativos. Reconhecer na arte romana o que é semelhante a grega e o que corresponde a especificidade romana: anfiteatro, colunas decorativas. Observar a funcionalidade arquitetônica romana da objetividade da construção civil.

Roteiro de estudo 5. Capítulo 4: Os primeiros tempos – arte cristã e bizantina. A simplicidade e o simbolismo da arte cristã primitiva; a iconografia cristã e bizantina. O nascimento da arte cristã em Bizâncio 6. Capítulo 5: Idade Media O Românico e sua relação com a arte romana; os princípios da igreja na escultura e nas formas mais alongadas. As construções baixas e em caráter de fortalezas.

Roteiro de estudo O Gótico e sua grandiosidade; os vitrais e a luz divina. Fim do feudalismo 7. Capítulo 6: Renascimento. O nascimento de uma nova classe social, o fim do feudalismo e a valorização do comércio; a fé é substituída pela razão; humanismo; arte é sinônimo de raciocínio, ciência e intelecto

Roteiro de estudo 8. Capítulo 7: Barroco e Rococó A emoção, o movimento e os grandes contrastes e conflitos humanos reproduzido em imagens de pura emoção 9. Capítulo 8: Neoclassicismo, Romantismo e Realismo Neoclassicismo: A retomada dos conceitos clássico de ordem, proporção, equilíbrio associados ao pensamento moral de justiça, igualdade e liberdade. A oposição ao barroco.

Roteiro de estudo Romantismo: a liberdade individual do homem, o sentimento e a visão emotiva do mundo Realismo: a busca pela realidade crua das diferenças sociais e do início da industrialização 10. Capítulo 9: Impressionismo e o Pós-Impressionismo A busca incessante pela luz, a cor é mais importante; a influencia vinda do oriente Os caminhos seguidos por cada um que geraram os grandes movimentos do século seguinte.

Roteiro de estudo Para ajudá-lo em seu estudo seria interessante você elaborar um quadro comparativo apontando: as principais características de cada um dos movimentos as semelhanças entre os movimentos especificidades de cada um. Vide exemplo:

Roteiro de estudo 10 Período Características gerais Pintura Escultura Arquitetura Pré-historia   Mesopotamia Egito Grécia Roma Cristão primitivo e bizantino Idade media – românico Idade media – gótico Renascimento Barroco Neoclassicismo Romantismo Realismo Impressionismo Pós-impressionismo 10