Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
Advertisements

SISTEMA GENITAL FEMININO
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Aparelho Reprodutor Masculino e Aparelho reprodutor Feminino
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
DISCIPLINA CIËNCIAS CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
Aparelho Reprodutor Feminino – Patricia Egea Oliveira Araújo – Escola Estadual Osvaldo Aranha - Lobato.
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Colégio INEDI Biologia
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Sistema reprodutor masculino
A Reprodução.
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor/Sistema Genital
Glândula Ovariana e hormônios femininos
Transmissão da vida.
Reprodução.
O Corpo Humano Milagre de Deus
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Reprodução e Sexualidade
Prof.: Alessandra Casimiro
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
Trabalho De Biologia Turma : 2003 Alunos : André Cássio Celson Charles Romário.
Reprodução humana.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
SISTEMA REPRODUTOR.
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
PUBERDADE Processo biológico do amadurecimento sexual humano que possibilita a reprodução.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Componentes Pênis Testículos Epidídimo Ducto deferente Vesícula seminal Próstata Glândula bulbouretral.
CONTROLAR O VOLUME E A COMPOSIÇÃO DO SANGUE
Aparelho Reprodutor Feminino
Tema 2 – Crescimento e mudanças no corpo humano
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
ASSER Profa Camila Papini
COLÉGIO SÃO JOSÉ BIOLOGIA- PROFESSORA VANESCA 2º ano Ensino Médio 2015.
Sistema Reprodutor.
Descrição dos órgãos reprodutores
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professor Léo.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
dos órgãos reprodutores
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
EMBRIOLOGIA HUMANA Profª. Ms.Dulci Leite.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais também podem ter outras conseqüências: desde uma gravidez não planejada até o risco de adquirir DSTs.

REPRODUÇÃO: capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes. Nos seres humanos ocorre a reprodução sexuada, ou seja, é necessário à participação de dois indivíduos de sexos diferentes, o homem e a mulher.

Puberdade É o período em que ocorrem as mudanças morfológicas, fisiológicas e psicológicas no ser humano, marcando o início da adolescência. Neste período ocorre a maturação do corpo, o tornando apto à reprodução (gerar descendentes).

Nos meninos: inicia-se entre 12 e 13 anos. O hormônio sexual responsável por essas mudanças é a TESTOSTERONA. As principais características das mudanças são: surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito - aumento dos testículos e do pênis; - crescimento da barba; - voz grossa; - ombros mais largos; - aumento da massa muscular; - início da produção de espermatozóides; - aumento do peso e da estatura.

Nas meninas: inicia-se entre os 11 e 12 anos. O hormônio sexual responsável por essas mudanças é o ESTRÓGENO. As principais características das mudanças são: - alargamento dos ossos da bacia; - início do ciclo menstrual; - surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas; - depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas; - desenvolvimento das mamas.

Saco escrotal Testículo Epidídimo Canais deferentes Vesícula seminal Uretra Próstata Pênis

Glande

Testículos Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Apresentam tubos finos e enovelados (túbulos seminíferos) Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Produzem os espermatozóides -

Epidídimo Enovelados de tubos localizados sobre os testículos, onde os espermatozóides ficam armazenados logo após serem formados.

Canais Deferentes Saem do epidídimo, sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária. - Abaixo da bexiga os dois canais se fundem formando um único tubo, o ducto ejaculador, que se conecta com a uretra.

Vesículas seminais - Localizada atrás da bexiga. Produzem uma secreção rica em carboidratos que nutrem o espermatozóide (liquido seminal). Esse líquido corresponde a 60% do volume do semem.

Próstata - Localizada abaixo da bexiga. Produz o líquido prostático, esbranquiçado, leitoso e alcalino, cuja função é proteger os espermatozóides da acidez da vagina. Esse líquido é liberado pouco antes da ejaculação.

Uretra - Canal que percorre o interior do pênis abrindo para o meio externo. - Canal comum a passagem da urina e o semem (mas não simultaneamente).

Pênis - Órgão copulador masculino. - Quando os seus vasos sanguíneos se enchem de sangue, seu tamanho aumenta e ele se torna rígido, fenômeno conhecido como ereção. - Saída do esperma do pênis: ejaculação. - 2 a 4 ml de esperma – 200 a 400 milhões de espermatozóides.

Fimose

Formação do Espermatozóide - É estimulada pelos hormônios FSH e LH (hipófise). Produzidos nos testículos. Processo chamado de espermogênese.

- Ovários - Tubas uterinas - Útero - Vagina - Genitália externa ou vulva (pequenos e grandes lábios e clitóris)

Anatomia externa (Vulva) Períneo

Anatomia interna Tubas Uterinas Ovário Útero Endométrio Colo do útero Vagina

OVÁRIOS São produtores dos gametas femininos – óvulos - Localizados na cavidade abdominal, pouco acima da virilha. São produtores dos gametas femininos – óvulos Produzem e secretam os hormônios: estrógeno e a progesterona.

O desenvolvimento do óvulo: Se desenvolve no folículo ovariano. Quando está maduro, o folículo se rompe e o óvulo sai em direção a tuba uterina. A maturação dos folículos ovarianos é estimulada pelo hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), produzidos na hipófise.

Tubas Uterinas - São dois tubos que se ligam ao útero. A parte perto do ovário possui formato de franja. O óvulo liberado é sugado para o interior da tuba, deslocando-se até a cavidade uterina.

ÚTERO Órgão musculoso e oco, com tamanho e forma de uma pêra. Parte superior: mais larga conectada à tuba uterina. Parte inferior: chamada de colo uterino, conecta-se com a vagina. Parte interna: revestido por tecido vascularizado chamado de endométrio. Local onde é formado e expelido a menstruação. Local onde ocorre a gravidez.

VAGINA Canal musculoso que na vulva se abre para o meio externo. Durante a excitação fica dilatada e coberta por um líquido produzido pela glândula de Bartolin, facilitando a penetração do pênis durante o ato sexual.

HOMOLOGIA DOS ORGÃOS SEXUAIS EXTERNOS

A partir da maturação do sistema reprodutor feminino, ocorre a “ovulação “, que pode culminar em duas situações: 1) o óvulo pode não ser fecundado e assim gerar a menstruação. 2) o óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide, desencadeando uma gravidez.

Ciclo menstrual A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez. O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo. Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião. No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue. Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

A primeira menstruação é chamada de Menarca, e ocorre por volta dos 12 a 13 anos. A última menstruação é chamada de Menopausa, e ocorre em torno dos 55 anos, podendo iniciar o processo a partir dos 40 anos.

Ovulação: A ovulação ocorre quando óvulo desce pelas tubas uterinas, onde pode ser fecundado pelos espermatozóides. Período fértil: 3 dias antes e 3 dias depois da ovulação.

ovulação

Transtornos Pré- Menstruais (TPM)

Acometem grande parte das mulheres. Ocorrem 3 a 7 dias antes da menstruação. Sintomas mais freqüentes: inchaços, acnes, dores nas mamas,de cabeças e nas e nas pernas, fadiga, irritabilidade, humor deprimido e ansiedade acentuada. Desaparece após o término da menstruação.