EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Os Descobrimentos Portugueses.
A Expansão Marítima Européia
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Descobrimento e Administração Colonial
Por :Natania Nogueira Professora de História
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
HISTÓRIA 8ºANO.
Expansão Marítima Oriental e Ocidental.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
Uma nova etapa para os portugueses
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Aula 2 – Conquista e Colonização do Brasil
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
EUROPA ANTES DO BRASIL.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
Trabalho realizado por:
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
Professor Edley
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão marítima européia
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
Portugal nos Séculos XV e XVI
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
Expansão marítima européia
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
Expansão Marítima Européia
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI

O NOVO GOSTO DO MUNDO Durante muito tempo os povos viviam isolados uns dos outros. Com a expansão marítima os habitantes da África, Ásia, Europa e América se conheceram. Infelizmente esse encontro não ocorreu de maneira pacífica.

O TAMANHO DO MUNDO No início do século XVI o mundo estava totalmente transformado em relação ao século XV.

MAPA ALEMÃO DO SÉCULO XV

MAPA HOLANDÊS DO SÉCULO XVI - 1570

AS GRANDES NAVEGAÇÕES As embarcações da época eram como cascas de ovo, se comparadas com as de hoje. Os tripulantes eram, acima de tudo, corajosos. O espírito aventureiro não foi a única explicação, havia também a sede de lucro que o comércio com o Oriente poderia trazer.

Nem todos se entusiasmavam com a expansão marítima. Esta gravura do séc. XVI chama os navegadores e geógrafos de loucos e idiotas, por quererem “medir o tamanho do mundo”.

O COMÉRCIO COM O ORIENTE Nós séculos XI, XII e XIII a Europa sofre grandes transformações: novas técnicas, crescimento do comércio e da produção e das cidades e o surgimento da burguesia. Após as cruzadas, a burguesia estabeleceu rotas de comércio com os maravilhosos produtos orientais. Os italianos foram os primeiros a comprar dos árabes e a revender na Europa.

A BUSCA DE UM CAMINHO MARÍTIMO Havia um monopólio entre os árabes e os italianos, que proibiram os outros países de utilizarem o Mediterrâneo para comerciarem com o Oriente. Para os demais países europeus só restava encontrar outro caminho para o Oriente. O caminho marítimo, se descoberto, seria mais vantajoso do que o dos árabes, que andavam muito por terra até chegar no Mediterrâneo.

O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Portugal foi o primeiro porque: Acostumados a pescar bacalhau; Lisboa era uma cidade comercial; Formou o Estado absolutista; Dominava tecnologia naval. Em 1415 Portugal dominou Ceuta, colônia árabe na África e a saqueou.

Gravura portuguesa de 1514. Observe as atividades econômicas mais importantes para o reino lusitano: o comércio marítimo, a pesca e, em primeiro plano, a agricultura e a caça. Naquela época, a maioria dos portugueses morava no campo e, em muitas regiões, o comércio ainda não utilizava moedas.

AS VEIAS DOURADAS DA ÁFRICA. Os portugueses perceberam que o melhor caminho para chegar ao Oriente seria contornar a África. Foram décadas de tentativas. Na África os portugueses encontraram marfim, ouro e escravos. Alguns papas apoiaram a escravização dos africanos.

Alguns papas autorizavam a escravidão porque acreditavam que essa era a maneira de levar os Evangelhos até os africanos.

A QUEDA DE CONSTANTINOPLA Quando os turcos tomaram Constantinopla, começaram a cobrar altos impostos sobre as mercadorias que passavam por lá. Esse foi mais um incentivo para que os europeus achassem um caminho marítimo para o Oriente.

CONSTANTINOPLA SÉC XV

OS SUCESSOS LUSITANOS Em 1488 Bartolomeu Dias chegou ao Cabo das Tormentas, que foi rebatizado como Cabo da Boa Esperança. Em 1498 Vasco da Gama chegou à Índia. Os italianos receberam um duro golpe.

UMA PAUSA PARA COLOMBO Em 1492, um navegador genovês, Cristóvão Colombo, descobriu a América. Ele estava a serviço da Espanha. A teoria de Colombo era a seguinte: se a Terra fosse mesmo redonda e ele viajasse para o Ocidente, chegaria ao Oriente. Como saber se sua teoria estava correta: experimentando.

SEGREDOS DE ESTADO Naquele tempo, informações sobre as descobertas marítimas eram mantidas em segredo. Tudo indica que os portugueses fizeram um viagem à América logo depois de Colombo e andaram pelo norte do Brasil. Prova disso foi o Tratado de Tordesilhas.

Tapeçaria do séc XVII mostra Colombo diante do casal real espanhol.

O TRATADO DE TORDESILHAS Portugal e Espanha foram os pioneiros nas descobertas. Em 1493 foi estabelecido a Bula Intercoetera, que dizia que as terras descobertas a 100 léguas das ilhas de Cabo Verde pertenceriam a Portugal e depois disso, à Espanha. Portugal não aceitou e exigiu que fossem 300 léguas (Tratado de Tordesilhas). Portugal já sabia ou desconfiava da existência dessas terras.

TRATADO DE TORDESILHAS, 1494, ESPANHA E PORTUGAL CONCORDAVAM EM DIVIDIR AS NOVAS TERRAS. OS OUTROS PAÍSES É QUE NÃO CONCORDARAM.

CABRAL TOMA POSSE DO BRASIL Com o sucesso de Vasco da Gama, Portugal organiza uma super expedição comandada por Pedro Álvares Cabral. No meio da viagem eles se afastam do litoral africano e chagam ao Brasil. Era nosso descobrimento.

ACIMA A CARAVELA DE CABRAL. AS DEMAIS NÃO TIVERAM A MESMA SORTE.

CABRAL NA ÍNDIA Quando Cabral chegou à Índia, os indianos não queriam comercializar com ele. Com o uso da violência, Cabral conseguiu convencer os indianos a comercializarem com ele. Nesse momento estava ocorrendo a acumulação primitiva de capital, momento em que a burguesia enriqueceu muito através da guerra, do saque, da pirataria e da violência.

F I M