A oferta da Eja Crescimento 1997 -2006
Matrículas de 1ª a 4ª série: de 899,0 mil para 1,4 milhões = crescimento de 65% Fonte: Inep Censo Escolar
Matrículas de 5ª a 8ª série: de 1,3 milhões para 2,0 milhões = crescimento de 54% Fonte: Inep Censo Escolar
Matrículas de Ensino Médio: de 390,9 mil para 1,3 milhões = crescimento de 244% Fonte: Inep Censo Escolar
Alfabetização Fonte: PNAD
Condições das escolas que ofertam a EJA (Censo Escolar 2006) 27% contam com bibliotecas 12% têm computadores acessíveis aos alunos Desigualdades regionais: Nordeste – 17% e 5%; Sul – 78% e 33%; Sudeste – 38% e 30%; Norte – 22% e 6% Centro-Oeste – 49% e 20%
Jovens e Adultos que estudam não estão só na EJA... Matrículas de jovens e adultos (pessoas com 15 anos ou mais), segundo tipos de oferta – Brasil, 2006 EJA – Fundamental (presencial) 3.516.225 EJA – Fundamental (semi-presencial / presença flexível) 349.404 EJA – Ensino Médio (presencial) 1.345.167 EJA – Ensino Médio (semi-presencial / presença flexível) 405.497 Total na EJA 5.616.293 Ensino Regular 1ª a 4ª séries (alunos com 15 anos ou mais) 592.831 Ensino Regular 5ª a 8ª séries (alunos com 18 anos ou mais) 1.091.561 Ensino Regular Médio (alunos com 25 anos ou mais) 640.536 Educação Profissional / Nível Médio (alunos com 25 anos ou mais) 276.685 Educação Especial / EJA 36.953 Educação Especial Regular (alunos com 15 anos ou mais) 129.515 Total nas demais ofertas 2.768.081 Total Geral 8.384.374 Fonte: Censo Escolar, 2006
As políticas na esfera federal 1997 – 2006 FHC (1995-2002) Lula (2003-2010)
Alfabetização PAS BA Nasce na Presidênicia; é transferido para Ong. Inicia-se com articulação com Universidades. Sistema de avaliação desde o início – baixo nível de remodelagem BA Nasce como carro-chefe do MEC; ganha Secretaria; parceria com Ongs descrescente. Plano de criação de rede nacional com liderança de Universidades. Sistema de avaliação e monitoramento mais sofisticado; consultores – nível mais alto de remodelagem
Alfabetização: questões a equacionar Resultados tímidos frente ao esforço. Dificuldade de focalização. Continuidade Alfa – EJA (falta informação). Papel da escola (e dos/as professores/as) como agência de alfabetização X papel da ONGs (educadores/as populares). Inter-setorialidade. Qual a educação que interessa aos mais excluídos? Regime de colaboração (Fed.X Est. X Mun.).
Educação básica e profissional PLANFOR (MTE -1995) Educação profissional de nível básico. PNQ (MTE - 2003) Integração Educação Básica e Profissional; ampliação das cargas horarias; intermediação de mão de obra. Projovem (SG 2005) Integração Educação Básica e Profissional e Ação Comunitária (limites da integração). Proeja (MEC 2006) Integração Educação Básica e Profissional na rede federal / redes estaduais de escolas técnicas (limitação quantitativa). Saberes da Terra (MEC 2005) Integração Educação Básica e Profissional na modalidade EJA (Agricultura familiar).
Atenção à diversidade dos educandos Criação da SECAD Ampliação do Pronera (1998-2002) – (2003-2006) – Saberes da Terra/Projovem Rural Educando para a Liberdade Pescando Letras Alfa-Inclusão, etc...
Questões a equacionar: Atenção às necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. Diversidade no atendimento e no desenho curricular / modalidades. Educação Escolar X Educação Popular. Certificação – Polêmica do ENCCEJA, falta de informação sobre modos de prepração para exames. Regime de colaboração. Financiamento...