Água de Reúso Sabesp 1º Encontro Técnico de Alto Nível

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Advertisements

PANORAMA SOBRE ENERGIA, SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO F Ó R U M S O B R E E N E R G I A E D E S E N V O L V I M E N T O.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
74 milhões clientes móvel
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
Projeto Bahia Saneamento Emissário Submarino
Disciplina: Sistema de Água
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
O DESDOBRAMENTO DO BALANCED SCORECARD NA ORGANIZAÇÃO
Primeiro Encontro Técnico de Alto Nível Reúso da Água
1º Encontro Técnico: Reúso da Água Newton Lima de Azevedo
PROJETO CARBONO NEUTRO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Dilma Pena, diretora-presidente
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
Trem Regional São Paulo – Jundiaí Projeto Funcional
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA
Agência de Fomento Paulista e suas Linhas de Crédito
CAIS
Reaproveitamento da Água de Chuva
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
Sistema de Suporte à Decisão
Taxas Brutas Anuais de Crescimento Populacional –
EFLUENTES INDUSTRIAIS NO SISTEMA DE ESGOTO
Diretoria de Produção e Tecnologia - T Superintendência Técnica - TT
Ações da COPASA no combate à seca
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
BNDES e investimentos em São Paulo Assembléia Legislativa SP São Paulo, 26 de outubro de 2011 Luciano Coutinho Presidente.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA: OUTORGA DO SISTEMA CANTAREIRA
Elaboração de Demandas e Cenário Alternativo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
Mananciais – Aumentos de Disponibilidade
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MACAÉ
Sistemas de Abastecimento de Água:
O USO INDICADO DOS POÇOS VXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS – BH – 2014 Geólogo José Paulo G. M. Netto.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
USO DE EFLUENTES DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Engenheiro civil Plinio Tomaz
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
A despoluição do rio Jundiaí
Zona de deposição • Região mais a jusante da bacia
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Região Sudeste Cap. 34.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
A Questão Hidrológica e as Soluções de Engenharia
DESAFIOS PARA ÁREAS METROPOLITANAS
Seminário Internacional Sabesp
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Água a energia da vida.
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
BASES PARA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA ESTADUAL DE REÚSO Alceu Galvão Coordenadoria de Saneamento da SCIDADES Fortaleza, 19 de novembro de 2015.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
O papel dos instrumentos da política de recursos hídricos
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
O Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição é uma inciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, alinhada aos Objetivos.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
Crise Hídrica e Sustentabilidade Ambiental
Transcrição da apresentação:

Água de Reúso Sabesp 1º Encontro Técnico de Alto Nível AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental Água de Reúso Sabesp Paulo Massato Yoshimoto Diretor Metropolitano

Bacia do Alto Tietê Campinas Bacia Paraíba Bacia do Alto Tietê (4,8 milhões hab.) Bacia Paraíba (1,8 milhão hab.) Jundiaí Bacia do Alto Tietê São José dos Campos Sorocaba (1,5 milhão hab.) Rio de Janeiro São Paulo RMSP (20 milhões hab.) Baixada Santista (1,7 milhão hab.)

Crescimento populacional na RMSP Milhões hab. Fonte: SEADE 3

Disponibilidade Hídrica da RMSP (volume água produzido em m3/s) Capacidade nominal das ETAs (67,3 m3/s) 66,3 2007 a 2009: Queda na Produção 1986 a 2006: Cresc. médio de 1,4 m3/s ao ano

DISPONIBILIDADE HÍDRICA 146 m3/hab/ano Bacia do Alto Tietê DISPONIBILIDADE HÍDRICA 146 m3/hab/ano (Sustentabilidade Hídrica de 1.500 a 2.000 m3/hab/ano) Atuação na Demanda (PURA) SOLUÇÕES Programa de Redução de Perdas Água de Reúso 5

Disponibilidade - Água de Reúso ETEs Capacidade de produção de esgoto tratado (m³/mês) Capacidade de produção de água de reúso (m³/mês) Fornecimento atual (m³/mês) ABC 4.370.328 34.560 9.510 BARUERI 26.735.443 7.776 2.698 SÃO MIGUEL 1.999.123 31.104 - SUZANO 2.350.534 PQ. NOVO MUNDO 5.586.386 51.840 (Prefeituras) 103.680 (Reúso Indust) 11.175 54.714 JESUS NETO 195.477 90.600 36.320 Total 41.237.291 319.560 114.419

Pontos de Retirada na RMSP ETE São Miguel ETE Pq. Novo Mundo ETE Barueri ETE Jesus Neto ETE ABC

Tipos de Uso Lavagem de pisos e pátios Irrigação de áreas ajardinadas, parques e jardins Assentamento de poeira em obrasde execução de aterros e terraplanagem Preparação e cura de concreto em canteiros de obra Desobstrução de redes de esgotos e águas pluviais Fertiirrigação (fertilizante para culturas não rateiras) Combate a incêndios Lavagem de veículos de frota Geração de energia ee refrigeração de equipamentos em processos industriais

Parâmetros Médios de Qualidade

ETE Jesus Netto Inaugurada em 1935, primeira estação do país a promover o tratamento dos esgotos através de processo biológico de lodos ativados. Desde out/96 é pioneira no reuso planejado de esgoto urbano para produção de água para fins industriais. Distribuição de água de reúso por rede (200/100mm) para os seguintes clientes: Coats Corrente (cliente desde 1998) com volume médio de 60mil m3/mês, Lavanderias Garment e Wash Day, volume médio de 8mil m3/mês.

Reúso SANTHER Com início de fornecimento em Setembro/2008, a água de reúso da ETE Parque Novo Mundo é fornecida para a SANTHER – Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A, por meio de 3 km de tubulação. A capacidade de fornecimento de água de reúso da ETA Santher é de 103.680 m³/mês. A vazão média fornecida em 2010 para o reúso industrial na Santher é de 51 mil metros cúbicos por mês, economia para abastecer 12.000 pessoas/dia. Gerando um faturamento de R$520 mil/ano, com um contrato de 10 anos.

Aquapólo Ambiental SPE – SABESP & Foz do Brasil; Maior projeto de água de reúso do hemisfério sul, 5º maior do mundo; Capacidade de 1.000 L/s - 17 km de adutora que irá abastecer o pólo petroquímico do ABC paulista; Fornecimento inicial será de 650 litros por segundo; Contrato de 34 anos com investimento de R$252 milhões (expansão, crescimento e atração de novos clientes); O empreendimento abastecerá o Pólo Petroquímico do ABC paulista, e economizará água suficiente para abastecer continuamente uma cidade com 350 mil habitantes.

Volume estimado: 600.000 m³/mês – 220 L/s Pólo Leste – Projeto Fornecimento de Água de Reúso via rede para indústrias localizadas no raio de 6 Km da ETE. Volume estimado: 600.000 m³/mês – 220 L/s

Implantação do sistema de produção e adução de água de reúso para PMSP Desenvolvimento de sistema de água de reúso a partir da ETE Parque Novo Mundo, com instalações para pós-tratamento, elevação, adução e reservação dos efluentes tratados, atendendo prioritariamente as instalações da Sub-Prefeitura Sé, bem como, consumidores potenciais situados ao longo do traçado da linha de adução, atendendo as exigências para Uso Urbano Menos Restrito, conforme a “Califórnia Code of Regulations Title 22 – Division 4 – Chapter 3 – Water Recycling Criteria”.

15