Portal do Livro Didático Eletrônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Ministério da Fazenda - MF
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral VI Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e 3º Encontro da RedeAPLmineral.
FACULDADE METROPOLITANA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Acesso Livre à Literatura Científica:
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Governo Eletrônico para Todos
O IBICT e a Open Archives Initiative
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Perspectiva da Assespro Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Empresa certificada ISO 9001:2000
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Atuação do IBICT e os Open Archives
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
U. Desenvolvimento e Inovação - Serviços
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Sustentabilidade da Rede APLmineral e Dinamização da Comunidade Virtual Situação atual, desafios e novas perspectivas Prof. Dr. Marcelo Felipe Moreira.
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Escritório de Projetos
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Portal do Livro Didático Eletrônico Acesso facilitado aos livros didáticos

Breve Histórico 2003 – Articulação e negociação entre o Programa COMUT e a SESU/MEC Construir um portal para o fornecimento de impressão de fragmentos de livros didáticos à semelhança do Portal da Editora Juruá; 2004 - Negociação com a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT com vistas à obtenção de recursos para o projeto; Submissão de projeto à Finep para obtenção de recursos; 2005 – Liberação de recursos por parte da Finep; Realização de reuniões com representantes da indústria do livro (Associação Brasileira da Livro, Associação Brasileira de Editores Universitários, Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, etc.) Realização de workshop com representantes da indústria do livro e com especialistas em segurança de informação Prospecção de tecnologias para atender as exigências dos representates da indústria do livro

Breve histórico 2006 – Mudança do modelo previamente sugerido no projeto submetido à Finep; Percepção sobre a oferta de serviços semelhantes ao que o Ibict se propôs a desenvolver e oferecer à comunidade discente do país (Pasta do professor, Pearson Education, Editora Juruá, etc.); Percepção de que o governo não deveria ter ações de competição com a iniciativa privada; Elevado custo no desenvolvimento de uma solução compatível com os interesses do mercado editorial; Submissão de alterações ao projeto original à Finep; Comunicação, sobre as alterações propostas à Finep, aos representantes da indústria do livro Prospecção de iniciativas de conteúdos didáticos no Brasil e no mundo (wikibooks, wikilivros, produção de conteúdos didáticos de acesso livre, etc) 2007 – Elaboração dos termos de referência do novo projeto para licitação pública; Elaboração de termos de referência de forma a descrever o novo modelo que foi proposto à Finep; Contratação de uma empresa para o desenvolvimento do novo Portal;

Portal de Livros Didáticos Eletrônicos Novo modelo do PLDE Portal de Livros Didáticos Eletrônicos Fornecer aceso a conteúdos didáticos Quem participa? Conteúdos produzidos por órgãos públicos; Autores voluntários por intermédio de colaboração (wiki) Autores contratados pelo MCT ou MEC para produção de conteúdos em conformidade com políticas públicas Usuários Aplicações repositório Wiki Pergunta/resposta Sebo virtual

Visão Geral Portal Elo do Saber Repositório Wiki Sebo Virtual Módulo Repositório. Obras de domínio público, do setor público e contratadas por órgãos públicos, Repositório Wiki Módulo Wiki. Função de construção colaborativa de conteúdos didáticos Módulo Pergutnas/Respostas – esclarecer dúvidas por intermédio do software Rau-Tu (faq) Sebo Virtual Perguntas/ Respostas Módulo Sebo Virtual – Espaço de compra/venda/troca de livros

Estágio atual Portal Elo do Saber concluído do ponto de vista de informática Ingestão de conteúdos Elaboração de modelo de gestão Articulação MCT/IBICT/MEC Definição de critérios para povoar o repositório de conteúdos; Divulgação e promoção do uso

Conclusão atuar sempre utilizando o modelo Open, conservando os mecanismos que garantam a disseminação e uso de conteúdos de forma livre / creative commons não competir com a iniciativa privada; trabalhar de forma articulada com o MEC e MCT Manter integração com outras iniciativas que tenham políticas compatíveis com o modelo Open estimular a troca de conhecimentos por intermédio da colaboração.

Obrigado!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados SAuS Quadra 05 Lote 06 Bloco H 61 3217-6302 ou 9202-8527 kuramoto@ibict.br http://kuramoto.blog.br/