Parábola do Grão de Mostarda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Advertisements

Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
O Joio e o Trigo Mt 13,24-30.
O Servo malvado Mt 18,23-35.
O Semeador – Mt 13,3-18.
Parábolas de Jesus.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
O valor de uma história.
A Semente.
Country Club de Nova Friburgo - RJ
Parábolas do Reino de Deus
Parábolas do Reino de Deus
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
JESUS REZA A DEUS SEU PAI
Ah!, eu sou Pedro, como o primeiro apóstolo
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
ESTAS COISAS PODEM ACONTECER...
Estou aqui na sua espera pra você me ensinar a ser feliz
As parábolas de Jesus.
Uma linda idéia a ser imitada......
O ESPELHO Uma história de Amor.
Um Reflexo De Amor....
Uma linda idéia á ser imitada......
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
A partir do próximo amanhecer
Tempo presente é o Tempo da semeadura.
O amor no Antigo Testamento
11º DOMINGO DO TEMPO COMUM
EVANGELHO segundo SÃO LUCAS Gotas de Crystal Capítulo 13
OS CAMINHOS DE DEUS.
O ESPELHO.
A Dracma perdida.
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
A partir do próximo amanhecer
Rezai o Terço todos os dias
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
Jesus Eu quero ser como as crianças
Meus irmãos e minhas irmãs;
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
O POTE RACHADO.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
A Semente.
« A hora ».
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
A Semente.
11º Domingo do Tempo Comum O Reino de Deus é como um grão de mostarda!
PLANTE! Serginho Thompson.
A HISTÓRIA DO IRMÃO ADÃO
A PALAVRA É SEMENTES.
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Escrito enquanto Davi estava escondido no sertão da Judéia.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Dando uma guinada.
O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA. O RETRATO DA FAMÍLIA QUE SEMEIA.
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
Semeando com Excelência Pr. Alírio Misael Flora Agostinho.
As parábolas constituem a melhor mostra da linguagem de Jesus, mas não somente da sua linguagem, como também da sua maneira de ser; próximo da gente humilde,
Ciclo B Domingo XI do Tempo Comum Domingo XI do Tempo Comum 17 de Junho de 2012 Cântico bizantino em aramaico.
Transcrição da apresentação:

Parábola do Grão de Mostarda Mc 4,30-32

deve ter sido aquela que mais desconcertou a todos. Esta Parábola, deve ter sido aquela que mais desconcertou a todos. Foi uma estória surpreendente.

Disse Jesus: - “Com que coisa poderemos comparar o Reino de Deus Disse Jesus: - “Com que coisa poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola poderia usar? Sim, o Reino de Deus é como a semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. Mas, quando é semeada, ela cresce e torna-se maior que todas as plantas. Ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu, podem fazer ninhos em sua sombra”. Mc.4,30-32

Jesus poderia ter falado de uma figueira, de uma palmeira, até de uma vinha. Mas... De um pé de mostarda ?!?!?! Porém, foi de propósito. Ele quis tocar fundo os corações e as mentes de todos. O grão de mostarda é do tamanho da cabeça de um alfinete que, após plantada, vira um arbusto grande, de três a quatro metros, no qual, por volta de abril, se abrigam pequenos bandos de pintassilgos, que gostam muito de comer seus grãos.

Vejam como é a mostarda. Você já comeu mostarda? Ela pode ser cozida ou crua. Tem um cheio e gosto muito próprio. Tem muita proteína e vitaminas. Boa à saúde.

O povo da Palestina esperava que Jesus fosse pregar o Reino como algo grande e poderoso. Jesus, porém, lembrava o profeta Ezequiel que falava de um “cedro magnífico” plantado por Deus em “uma montanha elevada” que teria “grande ramagem e produziria muitos frutos”. Porém, para Jesus o Reino é semelhante a algo pequenino, frágil e insignificante.

Não era uma decisão fácil. Como podia Jesus comparar o poder salvador de Deus com um arbusto saído de uma semente tão pequenina? Será que era preciso esquecer-se dos grandes feitos de Deus que aconteceram no passado e ficar com um Deus insignificante? Cada um tinha que decidir: ou continuar esperando um Deus poderoso e terrível ou começar a aceitar o que Jesus dizia: a ação salvadora era algo pequenino e humilde. Não era uma decisão fácil.

Porém, Jesus leva o povo a pensar, a refletir numa cena que estão acostumados a contemplar, todos os anos, nos campos da Galileia. Há a semeadura e os brotos vão aparecendo e depois de alguns meses, o arbusto, as arvores... Ninguém sabia muito bem como, mas algo misterioso acontecia debaixo da terra com todas as sementes.

O agricultor planta e sua tarefa está concluída O agricultor planta e sua tarefa está concluída. O crescimento da planta não depende dele. Fica tranquilo porque sabe que a semente está se desenvolvendo. Cada manhã ele nota que o crescimento não para. Algo acontece sem que ele possa explicar, algo misterioso. Depois, só colherá.

O crescimento da vida é sempre uma surpresa, O mais importante neste mistério, não é o semeador, mas a semente e seu desenvolvimento mágico. Jesus convida todos a perceberem, nesta magia, a ação oculta e poderosa de Deus. O crescimento da vida é sempre uma surpresa, um presente, uma bênção.

Jesus está semeando. (Mc.4,31-32) Tudo contribui para se ter os frutos: o agricultor, a terra e a semente. A colheita vai além do esforço dos camponeses. Algo parecido é o Reino de Deus, ele não depende só do esforço que do que do que possamos fazer. Não devemos perder a paciência porque os resultados demoram. Jesus está semeando. (Mc.4,31-32)

O que queremos colher no final? O resultado de nossos esforços ou Deus está fazendo crescer a vida. A colheita chegará com toda certeza. É preciso confiar mais em Jesus e em sua mensagem. O REINO de DEUS é como a primavera, quando começa a encher tudo de vida. A vida que parecia morta, começa a brotar. Assim é o Reino de Deus. Em Marcos 13,28 podemos ler:- “Aprendi da figueira esta lição: quando os ramos já estão aparecendo e brotam suas folhas, sabeis que o verão está próximo”. O que queremos colher no final? O resultado de nossos esforços ou o fruto da ação de Deus?

,Eu Te agradeço Senhor por me olhaste e viste a minha pequenez. Sou faço e necessito de teu amor, E sei que com ele, posso contar. Quando perdi a esperança Tu me aparecestes com teus anjos E me levantastes do poço tão profundo. Conto sempre com sua compaixão.

Para dialogar: 1 – Você conhecia esta parábola assim? 2 – O que aprendeu com ela? 3 – Ela fala de Deus? Como?

Texto – José Antonio Pagola Imagens – Internet Formatação – I.M.Eunice Wolff (eunice.wolff@gmail.com)