Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Advertisements

Programa Intel® Educar
Programa Nas Ondas do Rádio
Podcast e transmissão de rádio via internet
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE FECHADA.
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
CRIAÇÃO Antes de criar sua página na pbwiki, é necessário que tenha uma conta de no gmail. Se não tiver, crie uma. Depois: -Acesse:
Ferramenta de ensino on-line
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Web: criação de páginas
Passo a passo – Instrutor GradeMark – Correção de Documentos Adição de Comentários.
SISTEMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Utilizando recursos especiais do Webnode
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
para a utilização do Portal
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Tutorial de Inscrição para novos membros. Guia Passo a Passo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Guia de Abertura de Chamado
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Carlos Pinheiro, Aceda a Clique em Join Diigo.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Passo a passo – Instrutor
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Passo a passo – Instrutor PeerMark – Avaliação por Pares.
CRIANDO UMA WEBQUEST NO GOOGLE SITES
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
Para preencher a Ficha Socioeconômica, primeiramente acesse o site da Faculdade:
Como criar um blogue no Blogger Margarida Correia.
PLATAFORMA MOODLE: EAD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Roteiro para acesso aos cursos EAD da SEFAZ/MS
Tutorial do AEP – Apoio ao Ensino Presencial Alunos
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Nesta Aula Instrumentos de avaliação; Gestão do conhecimento; Gestão de recursos e de produtos da Comunicação.

GESTÃO EDUCOMUNICATIVA GESTÃO DE PROJETOS: DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO TICS A SERVIÇO DA CRIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO EDUCOMUNICATIVA O CONHECIMENTO A FAVOR DE TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS (INSPIRADAS PELA ÉTICA) E SEGURAS

Ferramentas construídas com o objetivo de: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Ferramentas construídas com o objetivo de: Aferir resultados esperados; Mensurar o impacto de uma intervenção; Constatar o cumprimento de metas pré-estabelecidas.

PONTO DE PARTIDA Pensando na gestão da comunicação em espaços educativos, o que poderia ser feito para melhorar as relações? Você acha que projetos educomunicativos (rádio escolar, blog, jornal mural , imprensa jovem,vídeo entre outros) podem ajudar a resolver ou minimizar problemas? Como?

Instrumento de avaliação MODELO DE AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO Instrumento de avaliação EMEF PROFESSOR(A)(ES) PROJETO PERÍODO AVALIADO Área Indicadores (O projeto tem contribuído para?) SIM NÃO EM PARTE Justificativa (O que foi observado? Quantificar quando possível.) Ação (O que se pretende fazer em relação ao que foi observado?) Educação para a Comunicação ou Leitura Crítica dos Meios Desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente as mensagens midiáticas (enxergar além do óbvio) Desenvolvimento de critérios para análise da própria comunicação e da comunicação de terceiros Elaboração de critérios de seleção frente ao acúmulo das informações Interação crítica e criativa com os meios Mediação tecnológica na Educação ou Comunicação para a educação Experimentação dos múltiplos usos das tecnologias da comunicação na educação Acesso às tecnologias como recursos de expressão e para o exercício da democracia (melhora da capacidade de expressão e da comunicação) Produção e divulgação de programas midiáticos educativos Produção midiática colaborativa Direito à liberdade de expressão Promoção do diálogo e respeito às diferenças (de gênero, étnicas, crenças) Respeito/aceitação dos gostos e preferências pessoais Criação de ecossistemas comunicativos abertos e horizontais Mudança de percepção dos educadores em relação a(o) criança/jovem/comunidade e/ou vice-versa Protagonismo infanto-juvenil Gestão participativa dos recursos da informação e da comunicação Estímulo à criatividade e à autonomia de crianças e adolescentes Crescimento do trabalho colaborativo Surgimento de novos projetos

O que fazer com os resultados da AVALIAÇÃO?

GESTÃO DO CONHECIMENTO Hoje é necessário que cada escola: Mostre-se para a sociedade; Apresente os projetos e as ações que desenvolve; Defenda a filosofia pedagógica que segue; Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. MAS, NÃO BASTA INFORMAR. É PRECISO CRIAR CAMINHOS DE COMUNICAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS: E-MAIL, LISTAS DE DISCUSSÃO, FÓRUNS E CHATS.

DESAFIO Como lidar com a grande quantidade de informações dispersas em documentos, procedimentos ou simplesmente em pessoas, por meio de suas experiências e habilidades?

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES PARA CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES Acesse http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/educom/Default.aspx?MenuID=145&MenuIDAberto=58

ATIVIDADE Desenvolver um formulário online para conhecer, na prática, a ferramenta do Google conhecida como spreadsheet, uma ferramenta gratuita e útil para a gestão de projetos na escola.

PASSO A PASSO

Em primeiro lugar é preciso criar uma conta no Google Docs (http://docs.google.com). Para quem já tem uma conta no gmail é mais prático usar esse e-mail para criar uma nova conta no Google Docs, pois quando abre o seu Gmail pode aceder-lhe mais rápidamente clicando em Docs no menu do Gmail Fonte: http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

Uma vez feito o Sign in, no menu do Google Docs clique em New >Form.

Surge de uma nova janela Edit form – [Untittled Form] onde podemos começar de imediato a editar o nosso formulário. Podemos começar por lhe atribuir um nome (que habitualmente irá ser utilizado também como nome da spreadsheet onde irão ser armazenados todos os dados que resultarem do preenchimento), e em seguida podemos começar a escolher o tipo de perguntas que desejamos colocar e construí-las. Fonte: http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

O editor apresenta logo uma Sample Question 1 em que podemos: editar carregando no ícone do lápis, duplicar carregando no ícone imediatamente ao lado ou apagar carregando no ícone do caixote do lixo. Em Question Title escrevemos a questão. Em Help Text podemos escrever indicações para ajudar a responder à questão. Em Question Type podemos seleccionar o tipo de questão: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale Note que pode fazer com que a resposta à pergunta tenha carácter obrigatório, bastando para tal seleccionar a opção Make this a required question. Fonte: http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

No botão Add Item podemos escolher acrescentar nova pergunta (seleccionando o tipo de pergunta desejado de uma lista: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale) ou acrescentar um Section header (opção útil quando queremos criar diferentes secções no questionário). Note que no rodapé desta janela também surge um endereço URL que corresponde ao endereço onde o Google Docs vai alojar o questionário e que poderá ser indicado posteriormente.

Quando terminar de editar o questionário clique em SAVE Quando terminar de editar o questionário clique em SAVE. Se clicar em seguida no link do rodapé poderá visualizar de imediato o aspecto que o seu questionário irá ter online. A partir do momento em que fez SAVE o Google Docs criou também uma spreadsheet onde serão armazenados todos os dados de quem responder ao questionário.

Clicando no botão Theme pode optar por uma das 69 opções de templates para incorporar no seu formulário. No exemplo apresentado foi escolhido o tema Header (Blue). Fonte: http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

No botão More actions na opção Edit confirmation pode escrever uma mensagem para ser visualizada pela pessoa que preencheu o questionário. Nesta mensagem se activar a opção Let everyone see response summary, oferece às pessoas que enviaram uma resposta a possibilidade de visualizarem as outras respostas que foram dadas até então.

No botão More actions encontra-se também a opção Embed que lhe possibilita copiar o código para embeber o formulário directamente no seu blog, website, etc. (na PBworks pode fazê-lo via plugin de HTML; na Moodle também - criando uma página HTML e embebendo aí o código). Fonte: http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

Fechando a janela Edit form regressa ao ecran inicial do Google Docs onde pode visualizar a nova spreadsheet que foi gerada a partir da form criada. Pode fazer rename para o nome que mais lhe convier. No caso do exemplo que é aqui apresentado foi-lhe atribuído o mesmo nome dado ao formulário Form example.

11. Abrindo a spreadsheet pode ver como é que os dados irão ser armazenados. É interessante verificar que o Google Docs inclui automaticamente o campo de Timestamp onde fica registado o dia e hora a que o questionário foi respondido por cada pessoa. Na spreadsheet aberta, se clicar no menu Form encontra opções para realizar diversas operações: Edit form - para editar a form; Go to live form - para ir directo ao URL da form; Embed form - para aceder ao código para embeber noutro local; Show summary - para ver um resumo das respostas Accepting responses - para activar ou desactivar a aceitação de mais respostas; Delete form - para apagar o formulário; Send - para enviar o formulário por e-mail; Email everyone – é uma opção que fica disponível quando um dos campos preenchidos no formulário é o endereço de e-mail da pessoa que responde, o que permite mandar uma mensagem para uma mailing list criada a partir das respostas (útil quando se trata, por exemplo, de um formulário para inscrição num curso ou workshop e queremos enviar uma mensagem por email a todos os inscritos).

Fontes bibliográficas   STEFHANOU, Luis; MÜLLER, Lúci Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de M. Guia para elaboração de projetos sociais. 2ªed. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2003. SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011. http://www.slideshare.net/isanetofonseca/como-criar-forms-no-google-docs

Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço