Modal Marítimo.

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Transcrição da apresentação:

Modal Marítimo

Modal Marítimo Conceito Modal Marítimo: Modal marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via.    

Modal Marítimo Vantagens: - Permite deslocar cargas de maior tamanho; - Cargas em maior quantidade; - Custos menores em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais;  - Custo de frete menor.

Modal Marítimo Desvantagens: - Pouca flexibilidade da carga - Baixa velocidade do transporte - Necessidade dos produtos transitarem nos portos/ alfandega, implica um maior tempo de descarga; - Distância dos portos aos centros de produção; - Chances de danos as cargas.

Modal Marítimo Tipos de Navios -Navios de Carga Geral -Navios de Passageiros -Navios Porta – Contêineres -Navios Tanque -Navios Gaseiros -Navios de Operação por Rolamento – RoRo -Navios Químicos -Navios Rebocadores -Navios Ore-Oil -Navios Aeroviário ou Porta-Aviões -Navios Militares

Modal Marítimo Portos Marítimos, Fluviais e Seco Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como em Santos, Rio de Janeiro e Recife. Porto localizado a beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial, como Lisboa, Belém ou Manaus. Porto seco é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea.

Modal Marítimo No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.  Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e grande infraestrutura, que envolve maquinários e centros de armazenagem. Roterdã (Holanda) abriga o porto de maior fluxo de mercadorias no mundo.

Modal Marítimo Portos Marítimos Brasileiros Dos 34 portos públicos marítimos sob gestão da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, 16 encontram-se delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada aos governos estaduais e municipais. Os outros 18 marítimos são administrados diretamente pelas Companhias Docas, sociedades de economia mista, que tem como acionista majoritário o Governo Federal e, portanto, estão diretamente vinculadas à SEP.

Modal Marítimo Portos Brasileiros - Marítimos Porto de Angra dos Reis (Rio de Janeiro) Porto de Antonina (Paraná) Porto de Aratu (Bahia) Porto de Barra dos Coqueiros (Sergipe) Porto de Barra do Riacho (Espírito Santo) Porto de Belém (Pará) Porto de Cabedelo (Paraíba) Porto do Forno (Rio de Janeiro) Porto de Ilhéus (Bahia) Porto de Imbituba (Santa Catarina) Porto de Itaguaí (Rio de Janeiro) Porto de Itajaí (Santa Catarina) Porto do Itaqui (Maranhão) Porto de Jaraguá (Alagoas) Porto de Macapá (Amapá) Porto do Mucuripe (Ceará) Porto de Navegantes (Santa Catarina) Porto de Natal (Rio Grande do Norte) Porto de Niterói (Rio de Janeiro) Porto de Paranaguá (Paraná) Terminal de Pecém (Ceará) Porto de Pelotas (Rio Grande do Sul) Porto do Recife (Pernambuco) Porto do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) Porto de Rio Grande (Rio Grande do Sul) Porto de Salvador (Bahia) Porto de Santos (São Paulo) Porto de São Sebastião (São Paulo) Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina) Porto de Itaguaí (Rio de Janeiro) Porto de Suape (Pernambuco) Terminal de Tubarão (Espírito Santo) Porto de Vitória (Espírito Santo) Porto de Ubu (Espírito Santo)

Modal Marítimo Portos Brasileiros - Fluviais Porto de Cáceres (Mato Grosso) Porto de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul) Porto de Caracaraí (Roraima) Porto de Corumbá e Ladário (Mato Grosso do Sul) Porto de Estrela (Rio Grande do Sul) Porto de Juazeiro (Bahia) Porto de Manaus (Amazonas)¹ Porto de Parintins (Amazonas) Porto de Petrolina (Pernambuco) Porto de Pirapora (Minas Gerais) Porto de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Porto de Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Porto de Porto Velho (Rondônia)² Porto Internacional de Porto Xavier (Rio Grande do Sul) Porto de Santarém (Pará) Porto de Tabatinga (Amazonas)

Modal Maritimo Portos Brasileiros – Porto Seco Porto Rodo-Ferroviário de Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Porto Rodo-Ferroviário de Uruguaiana (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Anápolis (Goiás) Porto Seco de Barueri (São Paulo) Porto Seco de Bauru (São Paulo) Porto Seco de Belém (Pará) Porto Seco de Betim (Minas Gerais) Porto Seco de Cacequi (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Campinas I e II (São Paulo) Porto Seco de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) Porto Seco de Canoas (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Cascavel (Paraná) Porto Seco de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Contagem (Minas Gerais) Porto Seco de Corumbá (Mato Grosso do Sul) Porto Seco de Cuiabá (Mato Grosso) Porto Seco de Curitiba I e II (Paraná) Porto Seco de Foz do Iguaçu (Paraná) Porto Seco de Franca (São Paulo) Porto Seco de Guarujá (São Paulo)Guarujá Porto Seco de Guarulhos I e II (São Paulo) Porto Seco de Itajaí I e II (Santa Catarina) Porto Seco de Jacareí (São Paulo) Porto Seco de Jaguarão (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Juiz de Fora (Minas Gerais) Porto Seco de Jundiaí (São Paulo) Porto Seco de Manaus (Amazonas) Porto Seco de Maringá (Paraná) Porto Seco de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) Porto Seco de Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul) Porto Seco de Paranaguá (Paraná) Porto Seco de Piracicaba (São Paulo) Porto Seco de Recife (Pernambuco) Porto Seco de Resende (Rio de Janeiro) Porto Seco de Ribeirão Preto (São Paulo) Porto Seco do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) Porto Seco de Salvador I e II (Bahia) Porto Seco de Santo André (São Paulo) Porto Seco de Santos I, II, III e IV (São Paulo) Porto Seco de São Bernardo do Campo I e II (São Paulo) Porto Seco de São José do Rio Preto (São Paulo) Porto Seco de São Paulo I, II e III (São Paulo) Porto Seco de São Sebastião (São Paulo) Porto Seco de Sorocaba (São Paulo) Porto Seco de Suzano (São Paulo) Porto Seco de Taubaté (São Paulo) Porto Seco de Uberaba (Minas Gerais) Porto Seco de Uberlândia (Minas Gerais) Porto Seco de Varginha (Minas Gerais) Porto Seco de Vitória I, II e III (Espírito Santo)

Modal Marítimo pensandoemlogistica.blogspot.com.br

Modal Marítimo

Dinâmica Cite três vantagens do modal marítimo. - Permite deslocar cargas de maior tamanho; - Cargas em maior quantidade; - Custos menores em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais; - Custo de frete menor.

Dinâmica Cite três desvantagens do modal marítimo. - Pouca flexibilidade da carga - Baixa velocidade do transporte - Necessidade dos produtos transitarem nos portos/ alfandega, implica um maior tempo de descarga; - Distância dos portos aos centros de produção; - Chances de danos as cargas.

Dinâmica Qual o nome do navio que de operação por rolamento? Roll on-Roll off ou roro que é sua abreveatura

Dinâmica Quais os três tipo de portos? Portos Marítimos, Fluviais e Seco