A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA

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Transcrição da apresentação:

A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA PROF: ADRIANO CAJU

A origem dos Estados Nacionais CONTEXTO A origem dos Estados Nacionais Contexto Histórico: crise feudal (séc. XIV-XVI) Idade Média Idade Moderna transição Sociedade estamental Renascimento cultural Centralização política Reforma protestante Mercantilismo

CONTEXTO Aliança entre o Rei e a Burguesia Crise feudal e expansão pré-capitalista ou mercantilista Burguesia Expansão comercial Limitação do poder da igreja Aliança entre o Rei e a Burguesia Financiou a burocracia estatal Estruturou e manteve o exército Unificação política e administrativa do reino que viabilizou? Unificação das leis Criação de unidades monetárias Criação de sistema de pesos e medidas Contratação de funcionários públicos MONARQUIA NACIONAL

CONTEXTO domínio das cidades italianas no comércio marítimo mediterrâneo e oriental. Gênova e Veneza

CONTEXTO Os mercadores árabes e turcos vendiam as mercadorias em alguns portos (Constantinopla e Alexandria) onde os mercadores italianos de Gênova e Veneza compravam para, posteriormente, revender no mercado europeu.

GRANDES NAVEGAÇÕES (XV-XVIII) CONTEXTO Expansão marítima europeia. Fatores da Expansão marítimo comercial - Desorganização econômica. - Escassez de moedas e metais. - Monopólio comercial e marítimo das cidades italianas no Mar Mediterrâneo e no Oriente. - Avanços técnicos e científicos: caravela, bússola, cartografia, astrolábio. Objetivos da Expansão marítimo-comercial - Conquistar regiões produtoras de matérias primas e metais preciosos. - Expandir o mercado consumidor. - Descobrir novas rotas marítimas - Dinamizar o setor comercial e produtivo. Empreendedores Burguesia e Estado Nacional

GRANDES NAVEGAÇÕES (XV-XVIII) CONTEXTO

A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA ORIGENS DE PORTUGAL: CONDADO PORTUCALENSE: recompensa pelo auxílio prestado ao Reino de Leão em embate contra muçulmanos (Henrique de Borgonha e Afonso VI) CENTRALIZAÇÃO MONÁRQUICA MAIS CEDO: (1139) Independência em relação à Leão ( Afonso morreu, nasce a dinastia Borgonha) Para o processo de Reconquista, nobres se submetem ao Rei (Dinastia de Borgonha 1139- 1383 – D. Fernando , último rei) REVOLUÇÃO DOS AVIS (1383 – 1385) fim da dinastia Borgonha: possibilidade de Portugal voltar para o rei de Castela a burguesia liderou o movimento popular que colocou D. João de Avis no poder Em troca exigiu o apoio para o comércio (Escola de Sagres e tomada de Ceuta)

O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Desenvolvimento das técnicas de navegação: caravela, bússola, astrolábio ( Escola de Sagres) (localizava o navio pela posição das estrelas). Bússola e astrolábio

O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Mastro maior Mastro de popa Pau de mastro Mastro de proa Levavam bandeirolas e estandartes com as cores do país ou do patrão Podiam ter de dois a quatro mastros, ainda que o mais comum fossem três mastros Vela quadrada Vela latina ou triangular Cordas de cânhamo Camarote do capitão Costumava levar uma tripulação de menos de 30 homens Leme Âncoras Cascos pintados com cores vivas

Pioneirismo português O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Pioneirismo português Estado Católico - Tradição marítima - Localização geográfica privilegiada - Portos estratégicos para as atividades comerciais - Incentivo aos estudos náuticos ( escola de sagres) - Precoce formação do Estado (séc. XII) (1139) Revolução de Avis (séc. XIV) (1383 – 1385) Périplo africano Navegação ao redor do continente africano Estabelecer feitorias e fortificações 1415: Conquista de Ceuta 1431: Açores 1434: Cabo Bojador 1456: Cabo Verde 1488: Cabo de boa esperança 1498: Calicute 1500: brasil Navegadores Diogo Cão (1482 e 1486), Bartolomeu Dias (1488), Vasco da Gama (1498), Pedro Álvares Cabral (1500).

O PIONEIRISMO PORTUGUÊS 1488: Bartolomeu Dias/ Cabo da boa esperança 1498: Vasco da Gama/ Calicute 1500: Pedro alvares Cabral/ Brasil As rotas marítimas dos três grandes navegadores portugueses: Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. * Benfeitorias e fortificações

Rotas Comerciais dos territórios portugueses no mundo O PIONEIRISMO PORTUGUÊS Rotas Comerciais dos territórios portugueses no mundo

Como pode cair no vestibular? (Unesp) "A conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península Ibérica."                 (João Lúcio de Azevedo. "Época de Portugal econômico: esboços históricos".) De acordo com o texto, é correto interpretar que: a) a expansão marítima portuguesa teve como objetivo expulsar os muçulmanos da Península Ibérica. b) a influência do poder econômico marroquino foi decisiva para o desenvolvimento das navegações portuguesas. c) o domínio dos portugueses sobre Ceuta era parte de um vasto plano para expulsar os muçulmanos do comércio africano e indiano. d) a expansão marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as rotas comerciais africanas. e) o domínio de territórios ao norte da África foi uma etapa fundamental para a expansão comercial e religiosa de Portugal.