Evolução da classe Reptilia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informações e Curiosidades
Advertisements

Répteis A.D. de Ciências.
Répteis.
Especialidade de Répteis
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO DE SOUZA SILVA
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Filo Chordata (Cordados)
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
Reptilia.
ANFÍBIOS.
Super-classe Tetrápodes
Filo Chordata Sistema Nervoso dorsal. Notocorda. Sustentação do corpo.
Diversidade Principais Características Classificação
Répteis.
Classe Reptilia.
ANFÍBIOS.
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
Animais Vertebrados.
FILO CHORDATA Classe Reptilia
Professora Kellin Mioranza Pereira.
O cágado Tudo sobre o cágado.
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 25 Anfíbios.
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
TEGUMENTO DOS VERTEBRADOS
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
As aves.
A Origem Reprodutiva Dos Répteis Aluno:Elton Jean Vilela N°02 3°anoB Profª: Fátima Neves Matéria: Biologia.
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso
Peixes Anfíbios Répteis
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
Répteis Características.
DIVERSIDADE ANIMAL III
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Aqueles que possuem crânio e coluna vertebral
Mais adaptados ao meio terrestre
ANFÍBIOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Classe dos Répteis Classe das Aves Classe dos Mamíferos
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
UFMG.
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
PROFESSORA: DEBORA  Reprodução sexuada e assexuada.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
RÉPTEIS.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
CRIPTOZOICA – Era HADEANO (“inferno”) sem vida início da Terra arcaica (mais antiga) resfriamento da Terra 80% da História da Terra PRIMITIVA /
Répteis.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Répteis.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
Ciências 2015 Capítulo 19 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
REVISÃO 7º B.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
Transcrição da apresentação:

Evolução da classe Reptilia Répteis

Classe Reptilia Reino Animalia Classe Reptilia Squamata; Crocodilia; Filo Chordata Classe Reptilia ORDENS: Chelonia; Squamata; Crocodilia; Rinchocephala.

Classe Reptilia Os répteis abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas; Dividem-se em: 6 subclasses, 15 ordens, 2 subordens e 50 famílias; Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios; Foram os primeiros vertebrados efetivamente adaptados à vida em lugares secos, embora alguns animais deste grupo, como as tartarugas, sejam aquáticos; Alguns representantes da classe: cobras, tartarugas, lagartos, jacarés e crocodilos.

Classe Reptilia Descrição: Os répteis constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes (ou seja, possuem quatro membros) e ectotérmicos (ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente no qual se encontram); Esta característica permitiu que eles ficassem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios, que dependem da água para se reproduzir; Os répteis atuais são representados por quatro ordens:  Chelonia, Squamata, Crocodilia e Rinchocephala.

Classe Reptilia A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas; Por estas características, a pele dos répteis apresenta grande resistência; Seu sistema respiratório é mais complexo se comparado com dos anfíbios; Nos répteis os sexos são distintos (macho e fêmea); A maior parte geralmente é carnívora.

Classe Reptilia: evolução A maioria das espécies de répteis são ovíparas (botam ovos). Algumas espécies são ovovivíparas (o embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe), e algumas poucas espécies são realmente vivíparas (o embrião cresce dentro do corpo da fêmea). Os répteis são encontrados em todos os continentes exceto na Antártida, sendo mais comuns nos trópicos e sub trópicos; Eles são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais. Mas conseguem até um certo ponto regular ativamente a temperatura corporal.

Evolução: répteis x anfíbios As principais vantagens evolutivas dos répteis em relação aos anfíbios são: Respiração Pulmonar – Permitiu a vida terrestre; Tegumento seco devido à presença de queratina e com escamas – maior proteção a fatores externos, e menor perda de água para o ambiente; Perna adaptada para locomoção rápida – melhor fuga e rapidez no ataque às caças ou a invasores / opositores; Maior separação do sangue venoso no coração - maior concentração de oxigênio no sangue arterial; Completa ossificação do esqueleto – maior resistência; Fecundação interna e ovos protegidos por casca, adaptados para o desenvolvimento na terra - estes animais não precisam estar obrigatoriamente na água para se reproduzir.

Origem da vida: Os répteis surgiram no período Carbonífero da era Paleozóica.

Classe Reptilia: evolução Na origem da evolução dos vertebrados, provavelmente os peixes vieram primeiro, após vieram os anfíbios primitivos. Após, os répteis primitivos apareceram; A partir dos répteis primitivos, houve uma ramificação onde apareceram os Mamíferos primitivos, depois os Dinoussauros, Répteis modernos, as aves e os mamíferos.

Classe Reptilia: evolução ORIGEM E IRRADIAÇÃO ADAPTATIVA DOS RÉPTEIS Ao final do Período Carbonífero da Era Paleozóica os amniotas se dividiram em três linhagens: Anápsidos (que dividiu-se em duas espécies e sofreu poucas mudanças); Diápsidos (que dividiu-se em duas subclasses: Lepidossauro e Arcossauro, e deu origem aos répteis e as aves); Sinápsidos (que deu origem aos mamíferos).

Localização exata dos répteis na árvore da vida: Observe a proximidade com o grupo que deu origem aos mamíferos (Synapsida).

Classe Reptilia: Anapsídeos O primeiro verdadeiro réptil é categorizado como Anapsídeo, tendo um crânio sólido com buracos apenas para boca, nariz, olhos, ouvidos e medula espinhal. Algumas pessoas acreditam que as tartarugas são os Anapsídeos sobreviventes, já que eles compartilham essa estrutura de crânio, mas essa informação tem sido contestada ultimamente, com alguns argumentando que tartarugas criaram esse mecanismo de maneira a melhorar sua armadura. O réptil procolophonídeo do Triássico Superior da América do Norte media 33 centímetros. Este foi um dos últimos anapsídeos primitivos. Depois deles, vieram as tartarugas e seus parentes.

Classe Reptilia: diápsideos O grupo dos Diápsidos dividiu-se em dois ramos lepidosauromorpha e arcosauromorpha. Lepidossauros: deu origem aos ictossauros marinhos e todos os répteis atuais (com algumas exceções), o que inclui as cobras e lagartos modernos. Cobra devorando um lagarto. Ictossauros marinhos

Classe Reptilia: arcossauros Os arcossauros: deu origem aos dinossauros e todos os seus parentes, como os crocodilos, e as aves.

Classe Reptilia: mais sobre os répteis pré-históricos Ainda que o termo réptil pré-histórico, por definição, remeta-se aos dinossauros (superordem Dinousauria), que foram répteis que viveram na Pré-história, costuma-se utilizá-lo também para remeter-se às três outras maiores ordens de répteis extintos que habitaram o planeta Terra no período pré-histórico, coexistindo com os dinossauros:  ictiossauros, plesiossauros e pterossauros, que ao contrário dos dinossauros, podiam nadar e voar. No entanto, as quatro categorias acima não foram as únicas a englobar répteis pré-históricos. Plesiossauros

Classe Reptilia: mais sobre os répteis pré-históricos Houve muitas outras espécies — algumas vieram antes dos dinossauros, como o dimetrodonte, outras foram suas contemporâneas, como o sacissauro. Existem milhares de fósseis de espécies que mostram uma transição muito clara entre os ancestrais dos répteis e os répteis modernos. Eles foram extintos no final do Mesozóico. Dimetrodonte