“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI SALA DO EDUCADOR 16º ENCONTRO COM A EQUIPE DE APOIO,TÉCNICOS E PROFESSORES . Coordenadora: Fabiana Manzano dos Santos Sorriso/MT - 04 DE SETEMBRO DE 2014
Pauta: Avaliação do encontro;Sugestão tempo p/ reflexão da semana hora do desabafo; Leitura textos:Educação, relações étinico-raciais e a Lei 10.639/03. – A importância da preparação e da orátória e Linguagem corporal. Vídeo: Reflexão. Relações Étnico Raciais, Psicóloga Mara Suassuna fala sobre Qualidade no Atendimento ao Público, Técnicas de Voz e Postura Corporal . Leitura compartilhada: Textos. – O que aprendi com a leitura dos textos? Slides. Oratória e postura. Sugestão vídeo: Jô Soares Entrevista Fonoaudiólogo e Profº de Oratória Simon.
Para uma boa comunicação: escutar é tão importante quanto falar. Escute sua voz!
16 de abril > Dia Mundial da Voz “ Seja Amigo de Sua VOZ”
COMUNICA-SE: 7% COM A VOZ 38% COM O TOM DA VOZ 55% GESTOS NÃO VERBAIS(olhar, face, postura, mãos, gestos)
Os gestos comunicam: Não coloque as mãos nas costas. Não cruze os braços Não coloque as mãos nos bolsos. Faça gestos coerentes Cuidado com a interpretação dos gestos Não seja severo ao gesticular
Os gestos comunicam II: Coçar a Cabeça = dificuldade de se comunicar ou resolver questões. Mãos no peito = narcisismo, defender seus direitos... Levantar o indicador = desejo de se comunicar e dar o melhor de sí. Coçar a Orelha = insatisfação pessoal e carência afetiva.
Os gestos comunicam -III Puxar a ponta do bigode = insatisfação; busca do eu; estimula a imaginação. Tocar as mãos com a ponta dos dedos = caráter doce, terno, romântico. Gestos largos e agitados = ansiedade; confusão interior; tendência a histeria. Ausência de gestos = insensíveis, apáticos, pouca disponibilidade.
LEMBRAMOS: 20% OUVIMOS APRENDEMOS : 50% OUVIMOS E VIMOS 11% OUVINDO 83% VENDO LEMBRAMOS: 20% OUVIMOS 50% OUVIMOS E VIMOS
Cuidados: Não utilize recursos visuais em excesso. Não substitua o homem pela máquina. Não faça transparências ou slides com muitas palavras. Vá previnido com extensão, transformador Observe o uso do microfone Nunca pegue no microfone se voce estiver na água...
Recepção da Mensagem: Cartaz ...........................................20% Mural .............................................25% Faixa...............................................25% Boletim............................................50% Falado em horário não nobre..........30% Falado em horário nobre.................50%
A influência das cores: O uso de cores acelera o aprendizado e aumenta a motivação. Vermelho = Estimula Azul = Acalma Amarelo = Atenção Verde = Crescimento Cinza = Estabilidade
Pensamento: Deus nem sempre chama pessoas qualificadas, mas sempre qualifica as pessoas que chama.
Fonte: http://www. apl. org Fonte: http://www.apl.org.br/Comunicacao/Arqui vos/Irineu/Orat%C3%B3ria.ppt