Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B CARACTERÍSTICAS DAS IMAGENS .
Advertisements

Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Nesta apresentação, vamos investigar...
Prof.: Raphael Carvalho
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Reflexão Da luz.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Prof.: Raphael Carvalho
Chama-se espelho esférico o que tem a forma de uma calota esférica.
Regras para Construção de Imagens:
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Óptica Geométrica Reflexão da luz → ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Reflexão da Luz Espelhos planos fge o semestre 2007.
Professor Thiago Almeida
Óptica Geométrica – Espelhos Planos Aula: 04
Educação do Serviço Social do Comércio Professor: Diones Charles
Isometrias.
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
Colégio Ari de Sá Cavalcante
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Professor: Fábio Raimundo Disciplina: Física Semi - Extensivo Espelhos
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
Óptica ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ESPELHOS E LENTES.
Espelho Plano: Superfície Plana que reflete a luz regularmente.
Óptica Espelhos Planos.
Aula 2 - Reflexão da Luz Reflexão é o fenômeno ótico que ocorre quando a luz , ao incidir na superfície que separa dois meios , volta ao meio inicial.
Exercício 1 H H = 45m
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
Óptica Geométrica – Espelhos Planos Aula: 05
LUZ.
Leis da Reflexão 1ª Lei – O raio refletido pertence ao plano de incidência. 2ª Lei – A medida do ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Reflexão da luz.
Caminho do raio de luz.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
(Os risquinhos representam a parte de trás do spelho)
Reflexão da Luz Espelho Plano.
O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
Sombra - Fonte Pontual.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
Turma: Semi - Extensivo Professor: Fábio Raimundo
REFLEXÃO DA LUZ.
Óptica.
21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência 21/09 15:00h às 17:00h O papel da mulher na ciência.
REFLEXÃO DA LUZ î r Ponto de incidência raio incidente
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Imagens E espelhos. Imagens e espelhos “ Imagine-se em frente a um espelho pendurado numa sala” – O que você vê são apenas imagens formadas pelos raios.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
AULA 3 – CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO/ ESPELHOS PLANOS
AULA 4 – ESPELHOS ESFÉRICOS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Espelhos.
Transcrição da apresentação:

Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo Espelho Plano Disciplina: Física Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo

Sistemas Ópticos: Em Física, define-se um sistema óptico como sendo qualquer superfície (ou um conjunto delas) que interage diretamente com a luz. Exemplos de sistemas ópticos encontrados na vida cotidiana: olho humano, uma lente, um espelho etc. No estudo de sistemas ópticos é necessário saber diferenciar objeto de imagem. Por exemplo, se você tirar uma fotografia de um carro em um filme, você verá que no filme ficou registrada apenas a imagem do carro, porém quando projetamos essa imagem em um anteparo (em uma tela), a fotografia do carro passa a ser considerada como objeto, já que a imagem é vista em uma tela.

Tipos de Espelhos

Espelho Plano

A luz emitida por um objeto e refletida em um espelho plano chega aos olhos de um observador como se estivesse vindo do ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos. Neste ponto o observador vê uma imagem virtual do objeto.

Características da imagem do espelho plano Virtual: formada pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos. Direita: os pontos dos objetos estão na mesma posição vertical que os pontos da imagem. Oposta: o lado esquerdo do objeto corresponde ao lado direito da imagem. Simétrica: a distância entre a imagem e o objeto do espelho são iguais. Tamanho: O tamanho da imagem e do objeto são iguais.

Campo visual de um espelho plano: Você já deve ter percebido que, quando observamos um espelho plano, se mudarmos a nossa posição diante dele, também alteramos aquilo que está sendo visto através do espelho. É igual ao que ocorre quando olhamos através de uma janela. Se mudarmos a nossa posição diante dela, também alteraremos a visualização da paisagem que está do outro lado. A região do espaço que é possível ser vista através do espelho é chamada de campo visual.

Movimento de translação de espelhos planos: Ao movermos um espelho plano, alteramos a distância entre ele e o objeto. Com isso, a distância entre imagem e espelho também se altera. Vejamos o que acontece. Tomaremos como sistema de referência o solo e consideraremos a movimentação do espelho, ou seja, o objeto ficará fixo no chão e o espelho se move.

Movimento de rotação de espelhos planos: Utilizando um raciocínio análogo, podemos pensar sobre o que acontece com um raio de luz, refletido por um espelho plano, ao rotacionarmos o espelho de um ângulo θ: Temos que Δ = 2θ, ou seja, o raio refletido sofre uma rotação igual a duas vezes o ângulo de rotação do espelho.

Associação de espelhos planos: Quando associamos dois espelhos planos de forma a obter um número específico de imagens, podemos aumentar ou diminuir esse número, modificando o ângulo entre os espelhos. Para determinar o número de imagens, vamos utilizar a expressão:

E agora.................................... Partiu estudos galerinha!

www.infoescola.com www.brasilescola.com www.sofisica.com.br Bibliografia www.infoescola.com www.brasilescola.com www.sofisica.com.br