Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NATHAN 6 ANO D PROF:MARINA
Advertisements

GRÉCIA ANTIGA ARTE “Apolo, Deus do oráculo, da música e da luz supervisionava sempre tudo: desde os rebanhos à fertilidade. Os gregos sempre consultavam.
Vera Maria Pereira História da Arte
ARTE NA GRECIA.
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
Escultura Mármore e bronze, marfim e madeira.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
LINHA DO TEMPO NA PRÉ HISTÓRIA E NA ANTIGUIDADE
Arte no Egito Antigo.
Escola Básica Integrada de Vila Cova Março de 2007
ARTE GREGA Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Revisão para Prova de Arte 6º ano EF 3º trimestre
CORPO HUMANO.
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
A ARTE GREGA.
Escultura da Grécia Antiga
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
A arte e seus sentidos.
III Dimensões da ação humana e dos valores
Reviver os ideais da cultura greco-romana
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
História das mulheres nas religiões
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
“A pré-história da arte”
Grécia principais características
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
HISTÓRIA DA ARTE.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
Grécia Antiga.
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
História da Cultura e das Artes
Grécia                                     
Arte Grega “O grande despertar”.
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Arte antiga, arte moderna, que arte?
Arte da antiguidade clássica
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
EGITO.
Grécia Antiga: O Despertar
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
A Dama da Permanente É possível, através dos retratos acompanhar a moda dos penteados na antiga Roma e a partir daí datá-los.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Osho Uma antiga história sufi
Colégio Manuel Bernardes História – 10º Ano 22 de Novembro de 2010.
Neoclassicismo e Romantismo
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Cidade de Atenas – Capital da Grécia Vista da Acrópole e do teatro de Herodes Ático.
ARTE GREGA.
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas.
Transcrição da apresentação:

Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA

A história da Grécia é dividida em períodos: Homérico: entre 1100 a 800 a.C. – os poemas Ilíadas e Odisséia, de Homero, teriam aparecido. Arcaico: sec. VII a.C. até sec. V a.C. – formação das pólis Clássico: sec. V a.C. até sec. IV a.C. – consolidação das pólis e apogeu da cultura grega. Helênico: sec.IV a.C. até a conquista da Grécia pelos romanos, por volta de 146 a.C.

ESCULTURA A escultura grega apresenta características distintas nos três períodos: arcaico, clássico e helênico. Nunca antes a escultura atingira um grau de naturalismo como começa a acontecer no período clássico.

Fig. 1: escultura egípcia Fig. 2 e 3: esculturas gregas 1 Fig.1: escultura egípcia Fig.2 e 3: esculturas gregas 1.Compare as duas figuras e argumente sobre suas semelhanças ou diferenças.

Período Arcaico: Influência da arte do Oriente Antigo, principalmente do Egito. -A representação da figura humana é feita de três maneiras: Homem nu, de pé Mulher vestida, de pé Homem e mulher vestidos, sentados Movimento rígido e mecânico Sorriso arcaico: expressão facial demonstra a falta de habilidade em representar a musculatura da face e da boca. Kouros: (homem jovem): atletas nus em posição rígida, com a perna esquerda levemente avançada, braços junto ao corpo e mãos fechadas (influência egípcia)

Período Clássico -Efebo de Crítias (480 a.C.): inaugura o período clássico na escultura. É a primeira estátua de pé Apresentando Contraposto (contrapeso, que é uma assimetria calculada), ou seja o peso do corpo está sobre uma das pernas. (figura ao lado / Museu da Acrópole de Atenas) - Naturalismo Passou-se a procurar movimento mais natural nas esculturas. Para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore. - Ideal de beleza ancorado na proporção, simetria e equilíbrio. Surge o nu feminino. A representação anatômica chega a um estágio de grande verossimilhança, com maior estudo da musculatura do tronco e membros em detrimento da face. Mantos e vestes sã frequentes. Grandes artistas deste período foram: Miron (Discóbolo); Fídias (Zeus e Palas Atena) e Policleto (Doríforo)

Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre “ O Apolo de Belvedere mostra o ideal do corpo de um homem.” “Foi idealizada para ser vista de lado (Vênus estendia os braços para Cupido), e podemos, uma vez mais, observar a clareza e a simplicidade com que o artista modelou o belo corpo, o modo como assinalou as suas principais divisões, sem se tornar jamais desarmonioso ou indefinido.” (GOMBRICH, pg.105, 2009.) Apolo de Belvedere Museu do Vaticano Vênus de Milo Museu do Louvre

Doríforo, de Policleto Cópia de um original grego. 1,98m Museu Nacionalde Nápoles Descreve a proporção ideal da altura de um ser humano: 8 cabeças.

Discóbolo, de Miron Cópia de um original grego Museu delle Terme, Roma

Hermes e Dionísio, de Praxíteles Museu Arqueológico de Olímpia

Fauno Barberini Gliptoteca de Munique

Vênus de Cnido, de Praxíteles Museu do Vaticano

Esculturas em bronze Zeus, Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Zeus, de Fídias Museu Nacional da Magna Grécia

3. Compare as duas figuras e escreva sobre suas principais diferenças.

Período Helênico Realismo idealista e expressivo Os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. Grupos escultóricos tomam o lugar de estátuas individuais. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados. Gosto pelo retrato e pelas cenas do cotidiano Representações da infância e da velhice (que até agora não tinham sido representadas

Vitória de Samotrácia Museu do Louvre

Pan e Daphnis Nápoles

Pan e Syrinx Teseu e o Minotauro

A Velha Bêbada Museu Capitolinos Menino com gansa

Grupo de Laocoonte Museu do Vaticano

“ A maneira como os músculos do tronco e dos braços transmitem a ideia de esforço e sofrimento na luta desesperada, a expressão de dor no rosto do sacerdote, as contorções impotentes dos dois rapazes, e o modo como todo esse movimento e agitação foram imobilizados num grupo permanente, tudo isso contribui para a admiração contínua que a obra suscita desde então.” (GOMBRICH, pg.111, 2009.)

Epígonos Museu Nacional Romano

EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?

EXERCÍCIO: Observe as imagens de duas obras de arte, uma do período grego e uma do escultor Ron Mueck. Você consegue estabelecer relações entre elas? O que acha que elas têm em comum? E no que diferem? De qual delas você gosta mais? Por quê?

Ron Mueck Artista hiperrealista nascido em 1958 na Austrália. Teve sua primeira exposição no Brasil entre março e julho de 2014, no MAM do Rio de Janeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009. www.educacao.oul.com.br www.historiadaarte.com.br www.broklynmuseu.org