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EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
06/07 de março de 2013
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4. HELENÍSTICA OU ENCICLOPÉDICA
FASES DA EDUCAÇÃO GREGA 1. HOMÉRICO 2. CÍVICA 3. CLÁSSICA 4. HELENÍSTICA OU ENCICLOPÉDICA
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1. HOMÉRICO – (900 – 750 a.C.) Caráter eminentemente prático;
Os poemas homéricos (Ilíada e a Odisséia) tratavam dos ideais educacionais; Logo, a formação do homem voltada para a ação e sabedoria, a ser desenvolvida por todos os homens livres; Sofrosine grega: o domínio dos desejos e paixões pela razão.
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2. EDUCAÇÃO CÍVICA – ESPARTA (750 – 600 a.C.)
Educação prioritariamente militar, além de esportiva e musical; Sociedade guerreira e autoritária; Educação completamente nas mãos do estado; A educação da mulher era especialmente cuidada. O ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas.
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2. EDUCAÇÃO CÍVICA – ATENAS (600 – 450 a.C.)
Vida política democrática; Ainda não apresenta uma organização educacional própria; Dividia-se em; 1. Educação familiar; II. A partir dos sete anos recebia a educação baseada na ginástica e na música; III. Aos dezoito anos entravam na efébia (serviço militar); Sofre grande influência dos sofistas. O ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição da experiência de gerações passadas.
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Forneciam educação diferenciada.
4. EDUCAÇÃO CLÁSSICA (400 – 300 a.C.) SOFISTAS Surgiram devido a falta de meios para ministrar uma educação que proporcionasse êxito pessoal ao indivíduo. Percorriam as cidades. Eram remunerados. Forneciam educação diferenciada.
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3. EDUCAÇÃO HELENÍSTICA (300 – 30 ac)
GRAMÁTICA RETÓRICA / DIALÉTICA FILOSOFIA ARITMÉTICA MÚSICA GEOMETRIA ASTRONOMIA
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5. GRANDES FILÓSOFOS...
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HORA DO VÍDEO
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CARACTERÍSTICAS GERAIS
1. Os romanos possuíam mentalidade prática, focavam sempre na utilidade. 2. Têm seu ideal educacional fundado na concepção de direitos e deveres. 3. Os deveres se apresentam enquanto virtudes: coragem, bravura, prudência, honestidade...
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A FAMÍLIA ROMANA MORAL FIGURA PATERNA FIGURA MATERNA
ANCESTRAIS E HERÓIS
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O PAPEL DA IMITAÇÃO EM ROMA
Diferentemente do que acontecia dentre os povos gregos, para os romanos os heróis deveriam ser imitados, pois eram homens comuns.
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EDUCAÇÃO PRIMITIVA EM ROMA (753 – 250 a.C.)
Lar – educação doméstica Companhia constante do pai Ludi
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ESCOLAS GREGAS EM ROMA (250 – 50 a.C.)
Escolas gregas de gramática e retórica Os gregos passam a influenciar a cultura romana e a atender a complexidade que a sociedade passava a evidenciar Grécia se torna província romana Vitórias militares romanas
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Criação das Universidades Prosperidade material e divisão de classes
PERÍODO IMPERIAL (25 a.C. – 200 d. C.) Criação das Universidades A escola do retórico é fortalecida, mas gradativamente vai perdendo sua força Ascensão grega Prosperidade material e divisão de classes
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GRAUS DO SISTEMA ROMANO DE ENSINO
ESCOLAS DOS LUDI – MAGISTER (EDUCAÇÃO ELEMENTAR) ESCOLAS DOS GRAMÁTICOS (GREGO E LATIM) ESCOLAS DOS RETÓRICOS (UNIVERSIDADE)
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DECLÍNIO DA EDUCAÇÃO ROMANA
Vulnerabilidade às tribos germânicas e eslavas Educação elitista e não prática Corrupção
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