SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Vigília Pascal.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
Curso da Pastoral do Batismo
ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI DIA DO SENHOR.
Judas procurava uma oportunidade para O entregar.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O dia do senhor ressuscitado
Que devo fazer, Senhor?.
Então é Natal.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
A Trindade
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Catequese 2.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
TEMAS BÍBLICOS.
2º DOMINGO DO A conversão, nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM de fevereiro de 2012
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
As Quatro Grandes Comissões
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Eis o Cordeiro de Deus.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
"Se o grão de trigo não morrer..."
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
Crescendo em Comunidade
Mãe de Deus.
JOÃO é seu nome.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
DOMINGO DE PENTECOSTES
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Natal: Ele é a nossa paz.
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Apresentação de Jesus no Templo
O núcleo central da Bíblia é a
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Mas o que é o Advento? O Advento é o tempo que antecede o Natal É um tempo de preparação e alegria, onde os fieis esperam o Nascimento de Jesus Cristo.
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Advento    .
Credo.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
A morte da morte na morte e ressurreição de Cristo
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 FORMAÇÃOBÍBLICA

O Projeto de Deus

FORMAÇÃOBÍBLICA 1.Antigo Testamento Tudo começa com o Êxodo: Toda revelação do Antigo Testamento se desenvolve ao redor de um acontecimento decisivo: a libertação da opressão do Egito e a Aliança. Na experiência do êxodo nasce a fé de Israel; e nasce também Israel como povo.

FORMAÇÃOBÍBLICA “Deus no seu grande amor planejando e preparando com solicitude a salvação de todo o gênero humano, escolheu por especial providência um povo a quem confiar suas promessas.” (Dei Verbum – Concílio vaticano II) O Projeto de Deus começou com a Aliança feita com Abraão e com Israel, através de Moisés.

FORMAÇÃOBÍBLICA Israel, conheceu por experiência os caminhos que Deus traçou para a Humanidade e compreendeu seus desígnios. Deus fala pelos profetas e difunde seu projeto a todas as nações. Deus realizou a ação libertadora por meio dos Juízes e os Reis. Salmos: o povo canta o poder de Deus. Profetas: recordam o povo da fidelidade do Deus da Aliança. E projeta um futuro de libertação.

FORMAÇÃOBÍBLICA O rito litúrgico manteve sempre centrado no acontecimento do êxodo, celebrando a Solenidade da Páscoa. Os Livros do Antigo Testamento narram tudo a respeito da salvação como palavra de Deus. “Tudo quanto está escrito, para nossa instrução, está escrito para que, por meio da paciência e consolação que nos vêm da Escritura, tenhamos esperança.” (Rm 15,4)

FORMAÇÃOBÍBLICA - As narrações do Antigo Testamento destinavam-se a preparar e anunciar profeticamente a vinda do Cristo, como redentor universal e da vinda do Reino Messiânico. - Mas mostra sobretudo, o modo com que Deus justo e misericordioso trata todas as pessoas e se preocupa com a felicidade de seu povo. - Revela toda a pedagogia divina. Mostra o sentido mais profundo do projeto de Deus e sobretudo indica rumos do Plano que Deus estabelece para todos que buscam a salvação.

FORMAÇÃOBÍBLICA Conta a História do Povo de Deus, desde a criação de tudo até o resgate deste Povo sofrido. É Deus preparando com amor as leis, os preceitos para tornar o povo feliz, abastado e próspero. Mesmo o povo não querendo e desviando do caminho que Deus preparou, Deus se preocupa e prepara dentre as nações um povo digno de receber seu Filho único para libertar a todos da escravidão e da morte.

FORMAÇÃOBÍBLICA É uma história de muita luta, mas de libertação, fidelidade e amor. É a História da preparação para libertar os Pobres e oprimidos (escravos, viúvas e órfãos) É a História dos profetas, Reis, Juízes, salmistas. É a História de Israel! São Histórias de vida sofrida,enraizada na fé e na esperança do Messias, o Emanuel – Deus Conosco.

FORMAÇÃOBÍBLICA 2. Unidade: os dois Testamentos: - Decorre da unidade do projeto de DEUS. -“O Antigo Testamento prepara o Novo. E ao passo que este cumpre o Antigo, os dois se iluminam reciprocamente; os dois são a verdadeira Palavra de Deus.” (Catecismo da Igreja Católica). -O Antigo Testamento é a preparação de um povo para o nascimento do Filho de Deus; o Novo Testamento é a vivência da Palavra de Deus encarnada.É o cumprimento da profecia.

FORMAÇÃOBÍBLICA 2. O Projeto de Deus A importância do Novo Testamento: Cristo estabeleceu o Reino de Deus na Terra, manifestou com obras e palavras o Pai a Si mesmo. E levou a cabo a obra, com a morte, ressurreição e gloriosa ascensão e com o envio do Espírito Santo. “Sendo levantado da terra atrai todos a Si”.(Jo 12,32). Jesus é o único que tem palavras de vida eterna. (Jo 6,68) Mistério que revelado pelo próprio Cristo aos profetas e apóstolos! (Ef 3,46)

FORMAÇÃOBÍBLICA A importância do Novo Testamento Os escritos do Novo Testamento são um testemunho vivo,perene e divino perante todos os acontecimentos. Portanto os escritos do Novo Testamento viram na morte e ressurreição de Cristo a realização do projeto de Deus e da realização definitiva das Promessas da Aliança a verdadeira Páscoa: nossa libertação da morte e do pecado!

FORMAÇÃOBÍBLICA O Anúncio do projeto de Deus O Reino de Deus toma um lugar de destaque.Deus escolhe um povo para que nele fosse cumprida todas as promessas Dele. “Em todos os tempos e em todas as nações foi agradável a Deus aqueles que ama os Pobres e que faz a sua vontade.” Contudo Deus quer salvar todas as pessoas,sem distinção. O Projeto de Deus é para todos que o deseja.

FORMAÇÃOBÍBLICA - Escolheu a nação israelita para seu Povo; - Estabeleceu uma Aliança; - Aliviou os sofredores; - E preparou uma nação para receber o libertador; -Preparou o Povo para uma nova e perfeita Aliança: Jesus Cristo! -Estabeleceu com toda a humanidade: uma nova vida, fundamentada no Amor, no Perdão, na Irmandade e na Salvação.

FORMAÇÃOBÍBLICA “ Eis que virão dias, em que estabelecerei com a casa de Israel e a casa de Judá,uma nova aliança...Porei a minha Lei em suas entranhas e a escreverei em seus corações e serei os e Deus e eles serão o povo... Todos me conhecerão, do maior ao menor Essa nova aliança institui- a Cristo, o novo testamento no Seu sangue, chamando o povo dentre os judeus e os gentios, para formar um todo, não segundo a carne, mas no Espírito e tornar-se povo de Deus.” (Jo 3,5-6)

FORMAÇÃOBÍBLICA Pilares do projeto de Deus: Amor e Justiça Ele se revela como o Deus do amor e da justiça; - No “Ama teu próximo como a ti mesmo” - está condensada a observância do amor e da justiça; Amor e Justiça estão contidos tanto no Antigo quanto no Novo Testamento; - O amor cristão do próximo e da justiça não podem ser separados entre si. -O Amor implica uma absoluta exigência da justiça, ou seja o reconhecimento da dignidade e dos direitos dos Pobres.

FORMAÇÃOBÍBLICA - O amor implica e radicaliza as exigências da justiça, dando-lhe um nova motivação e uma força interior. - A vinda de Cristo conferiu a pessoa humana um valor divino. Toda pessoa é irmão/ irmã, pelos quais Cristo morreu. E ressuscitou como o primogênito de toda criatura. - O nosso encontro com Cristo se realiza concretamente no encontro com o próximo.

FORMAÇÃOBÍBLICA “Os Pobres não teriam necessidade de obras de caridade e sim de justiça (...) em vez de contribuir com as diversas obras de caridade para a manutenção das condições existentes, seria necessário criar uma ordem justa, na qual todos receberiam a respectiva parte de bens da terra e, por conseguinte, já não teriam necessidade de obras de caridade” (Bento XVI – Enc. Deus é Amor)

FORMAÇÃOBÍBLICA Construir o Reino de Deus Nas Bem-Aventuranças, Jesus proclama que ele é a Boa Notícia para os Pobres. - A soberania de Deus que Jesus se refere, é a boa notícia sobretudo para os que sofrem, para os que são marginalizados. - A soberania de Deus supõe consolo, saciedade, libertação, justiça, fraternidade e esperança para todos.

FORMAÇÃOBÍBLICA “O discípulo à medida que conhece e ama o seu Senhor experimenta a necessidade de compartilhar com os outros a sua alegria de ir ao mundo anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado, e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados.” (Doc. de Aparecida) Esse é o objetivo da Missão dos filhos de DEUS.

FORMAÇÃOBÍBLICA Concluindo A alegria do cristão não é um sentimento de bem-estar, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a Boa Nova de Jesus, com atos e atitudes concretas. Conhecer a Jesus é sair de si mesmo e ir ao encontro do outro. O Jesus da Bíblia é dinâmico, ousado, ativo. Mas sobretudo, é puro amor para com as pessoas, e principalmente para com os Pobres.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB