Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório 20/3/2012
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ética - Visão Histórica
AULA 1: A FUNDAÇÃO DA FILOSOFIA
FILOSOFIA.
Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Filosofia e Ética.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aristóteles e o mundo sensível
Aula 7 Kant e o criticismo.
Revisão para Avaliação I
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
Em busca de uma compreensão
Cdu – Classificação Decimal Universal
Aula 1 Mito e Razão.
CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Conceito de Filosofia e Mito
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Os primeiros filósofos
Trabalho realizado por:
FILOSOFIA.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Escola Jônica.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
A FILOSOFIA.
Escola Jônica Pré-socráticos.
O Nascimento da Filosofia
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
Surgimento da filosofia
A ética.
Aula 9 – Kant e o criticismo
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
Os Pré-socráticos PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA-
Anaximandro de Mileto Ápeiron “O indeterminado”.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
FILOSOFIA AULA 1 Do Mito à Filosofia
O nascimento da Filosofia
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O que é filosofia?.
Aristóteles e o mundo sensível.
Aristóteles de Estagira
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso Nosso ponto de partida é a filosofia e seu início na Grécia Antiga, onde Platão e Aristóteles despontam como expoentes fundamentais dessa compreensão filosófica que marcará profundamente o Ocidente. Num segundo, veremos como se deu o encontro entre as bases teóricas da filosofia grega e as religiões bíblicas (judaísmo e cristianismo), prestando atenção à visão filosófica que lhes é inerente e a alguns de seus principais protagonistas, Fílon de Alexandria, São Paulo, Jesus Cristo e outros.

Atenção às palavras... Os substantivos: INTRODUÇÃO JUDEU-CRISTIANISMO O adjetivo: “filosófica”, de filosofia

Filosofia = amor ao saber Dependência de dois nomes: Platão (427-347 a.C.) Aristóteles (384-322 a.C.) Eles determinam o que é filosofia: buscar o princípio de tudo... Aristóteles passou 20 anos na escola de Platão

Filosofia Conhecer os princípios e as causas de todas as coisas. É possível conhecer? O esquema SUJEITO-OBJETO Epistéme: saber o por que as coisas são e estão do jeito que são e estão. Arché (princípio) & aitía (causa, explicação)

A filosofia é diferente das outras ciências Busca do conjunto da realidade Conhecer o todo Universus Mundo Kósmos

Dizer a totalidade...

O que explica o todo? O SER HUMANO INDIVÍDUO x Parte física SOCIEDADE Parte psíquica

O começo da filosofia Thaumázo: espantar-se, maravilhar-se, admirar-se A capacidade de espantar-se, maravilhar-se com as coisas exige a explicação delas. Explicar partes: ciências Explicar o todo: filosofia

Platão, Teeteto 155 d “Efetivamente, meu amigo, Teodoro parece não ter adivinhado mal a tua natureza. Pois o que estás a passar, o maravilhares-te, é mais de um filósofo. De fato, não há outro princípio da filosofia que não este...”.

Aristóteles, Metafísica A 982 b 12-22. “É por força do seu maravilhamento que os seres humanos começam agora a filosofar e originalmente começaram a filosofar; maravilhando-se primeiramente ante perplexidades óbvias e, em seguida, por um progresso gradual, levantando questões também acerca das grandes matérias, por exemplo, a respeito das mutações da lua e do sol, a respeito dos astros e a respeito da origem do universo. Ora, aquele que se maravilha e está perplexo sente que é ignorante (de modo que, num certo sentido, o amante dos mitos é um amante da sabedoria, uma vez que os mitos são compostos de maravilhas); portanto, se foi para escapar à ignorância que se estudou filosofia, é evidente que se buscou a ciência por amor ao conhecimento, e não visando qualquer utilidade prática”.

Tomás de Aquino, Comentário à Metafísica de Aristóteles I, 3 (n.55) “Eis a razão pela qual o filósofo se compara ao poeta: ambos têm a ver com a admiração”

Desejo de saber Saber por saber, não pela utilidade Lógos Theoría

Diversos princípios e causas Causa = aquilo que determina a constituição de algo Exemplo: a ação humana é uma causa. Ação, movimento: produz as coisas. Matéria: explica o material de que algo é feito. Forma: uma coisa se explica pela estrutura inteligível que a compõe Fim: as coisas têm um fim (télos), um objetivo, um escopo.

As quatro causas Motriz ou eficiente: um agente externo Material: elemento sensível Formal estrutura inteligível Final: objetivo

Diferença entre filosofia e mito Antes dos filósofos, outros procuraram saber os princípios e as causas de tudo o que existe. É próprio do ser humano querer explicar o todo. “Todos os seres humanos naturalmente desejam o conhecimento. Isso é indicado pelo apreço que experimentamos pelos sentidos, pois independentemente do uso destes, nós os estimamos por si mesmos, e mais do que todos os outros, o sentido da visão”. Aristóteles, Metafísica A 980 a 22-24.

Homero e Hesíodo Cosmogonia – origem do universo Teogonia – origem dos deuses O verbo mùo = narrar ≠ observação racional = crenças e criatividade

mũthos ≠ lógos Epistéme Logos mitológico & lógos epistêmico Aristóteles faz a diferença entre Narradores de mitos = teólogos => recorrer aos deuses para explicar a totalidade das coisas Primeiros filósofos = físicos => phúsis vem de phúo = nascer, surgir

Filósofos da phúsis Buscavam a origem de todas as coisas, mas sem recorrer aos deuses para explicá-las. Para eles a origem de todas as coisas se encontra na própria natureza, no mundo físico.

Tales de Mileto (640-546 a.C.) A origem de tudo está em não mítico, mas material: a água. Para Aristóteles, a phúsis é apenas uma parte do todo. Por isso, para ele Tales explica o todo a partir somente de uma parte dele. Filosofia primeira: ocupa-se do princípio que causa a própria phúsis (filosofia segunda).

Perguntas Por que chamar a filosofia de amor ao saber? As coisas explicam-se apenas pela seu elemento material? O que é o logos? Por que perguntar pelo princípio de todas as coisas?