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Aristóteles de Estagira

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Apresentação em tema: "Aristóteles de Estagira"— Transcrição da apresentação:

1 Aristóteles de Estagira
É considerado o maior discípulo de Platão, embora não aceite o conceito de dualidade da realidade, proposto pelo mestre; Em sua Teoria do Conhecimento busca compreender o que é dinâmico [acidentes] e o que é estático [essência/substância] nos seres contingentes/sensíveis; Busca estabelecer como conhecimento verdadeiro o conceito de ser enquanto ser: o que é;

2 Aristóteles de Estagira
A escola de Aristóteles, assim como a de Platão, é um centro superior de estudos. A diferença essencial é que o “Liceu” se dedicou principalmente à Filosofia e às Ciências Naturais, enquanto que a “Academia” se dedicou fundamentalmente à Filosofia e à Matemática [Geometria].

3 Aristóteles de Estagira
A Metafísica ou “Filosofia Primeira” A Metafísica é o ramo do conhecimento que procura atingir à realidade intima das coisas, a saber: substância ou essência - o que o ser é. Procura compreender os fenômenos que se situam “além do físico”, mas cujas manifestações ou consequências são percebidas pelos sentidos e avaliados pela experiência. Conceitos metafísicos temos Teoria das quatro causas ou princípios; Teoria do Ato [forma] e Potência [matéria]; Teoria do Primeiro Motor Imóvel [ou Ato-puro]; Teoria da causa substancial e acidental.

4 Aristóteles de Estagira
Metafísica: Parte central da filosofia que busca o princípio e as causas fundamentais de tudo, tratando de questões que, em geral, não podem ser confirmadas pela experiência direta. Constitui a filosofia primeira, o ponto de partida do sistema filosófico.

5 Aristóteles de Estagira
Metafísica ou “Filosofia Primeira” “Todos os homens têm o desejo de conhecerem”. A partir deste enunciado Aristóteles inicia as suas especulações metafísicas com o intuito de conhecer o que o “ser é”. “O ser se diz de muitos modos, mas nenhum modo exprime o ser”; ou “O ser se diz de vários sentidos”. Ciência teorética [teórica/contemplativa], Ciência dos primeiros princípios e das primeiras causas ou Ciência do ser enquanto ser [substância/essência]; possui como objeto de estudo a substância ou essência das coisas – seres.

6 Aristóteles de Estagira
A metafísica surgiu com Aristóteles e se refere a atitude de buscar a realidade para além das aparências físicas. Meta = além ou depois; Meta-físico = além ou depois da física. Busca a causa primeira de tudo o que existe. A metafísica é um método de investigação da realidade, ou seja, uma forma de interpretar os fenômenos que atingem o homem.

7 Aristóteles de Estagira
Teoria das 4 causas ou princípios Causa Formal: o que é ou vai ser – isto é, é aquilo que faz com que um ser seja tal ser determinado. Exemplo: uma casa Causa Material: do que é feito – isto é, a matéria de que uma coisa é feita. Exemplo: tijolo Causa Eficiente: quem faz – isto é, é aquilo pelo qual uma coisa é ou vem a ser. Ou seja, é o fenômeno que produz o outro. Exemplo: A construção. Causa Final: porque ou para que é feito – isto é, é a realidade para qual algo tende a ser. Ou seja, é o fim pretendido na execução de um ato. Exemplo: a intenção do construtor

8 Aristóteles de Estagira
Teoria das 4 causas ou princípios A Causa Formal é entre as causas a mais importante, pois é ela que permite determinar a essência/substância dos seres. Causa final Causa Eficiente Causa Material Causa Formal Por si só imperfeita Por si só imperfeita Substância Causa Material Causa Formal

9 Aristóteles de Estagira
Teoria do Ato e Potência Potência Ato A passagem não se dá ao acaso, ela é causada pela causa eficiente – dýnamis. Potência [dinâmica/muda]: é imperfeita, pois se refere ao que deve ser – ou seja, refere-se a matéria como possibilidade de devir ou vir a ser no tempo. Ato [estático/não muda]: é perfeito, pois se refere ao que é – ou seja, refere-se a unidade de matéria e forma [ou energéia da coisa tal como ela é aqui e agora] como essência do ser.

10 Aristóteles de Estagira
Teoria do Ato e Potência Cada ser ao surgir, surge em ato [matéria + forma = ao que o ser é] e em potência [o que a matéria do ser poderá e/ou deverá vir a ser]. Cabe a dýnamis atualizar a potência, de tal modo que o ser ‘não muda de forma’, mas passa de uma forma ‘menos perfeita’ para a ‘forma mais perfeita’ ou acabada.

11 Aristóteles de Estagira
Teoria do Ato e Potência Explicando o processo de contingência dos seres sensíveis: Quando um homem e uma mulher se unem, surge na matéria a forma do feto, que é o Ser futuro em potência. Esta potência deverá ser atualizada no tempo pela dýnamis da matéria, até que se torne uma criança, depois um adolescente e depois um adulto, realizando integralmente sua forma potencial. Vale ressaltar que a passagem se faz sempre da potência ao ato Ato = Morfos = Perfeito = Estático = Imutável Potência = Hylé = Imperfeito = Dinâmico = Mutável


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