A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica."— Transcrição da apresentação:

1 Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica durante 20 anos. Foi tutor de Alexandre, da Macedônia. Fundou sua própria escola o Liceu; ministrava seus ensinamentos passeando pelas veredas do jardim anexo aos prédios, por isso a escola foi chamada perípetos-passeio, e seus seguidores peripatéticos.

2 Aristóteles Platão Aristóteles .
Forte componente místico-religioso presente no mundo das idéias- por exemplo através da teoria da imortalidade e espiritualidade da alma. A Deixa de lado componente místico religioso, interessa-se pelas ciências da natureza, por exemplo na formulação do Geocentrismo- o mundo sensível não é mais decaído. Valoriza as idéias puras, ou Absolutas- o mundo supra-sensível ou urânio. Teoria hilemórfica: o ser- humano é composto por matéria e forma –alma e corpo integrados, não existe mundo das idéias

3 Aristóteles- Lógica Escritos sobre Lógica. Seria pré-requisito para todas as ciências. Método Indutivo- do particular para o geral.- Os escolásticos repediram na I.M... Abstração: colocar à parte mentalmente as características e qualidades de um objeto de estudo para conhecê-lo. Ps: Note que é bem diferente do conhecimento proposto por Platão que partia do Mundo das Idéias e desvalorizava o mundo sensível.

4 Aristóteles- Lógica B- C- A-
Exemplo de Indução e do conhecimento por Abstração: Conheço empiricamente várias maças para chegar ao Conceito de Maçã! B- C- A- Idéia ou conceito de Maçã Maçã verde, pequena. Maçã vermelha, redonda e grande.

5 Aristóteles- Lógica- Silogismo.
Silogismo- base da Lógica Aristotélica; Composto por proposição ou afirmações investigativas, encadeadas entre si: A- A primeira premissa é verdadeira e é geral. B- A segunda premissa é verdadeira e é particular. C- Surgimento de uma nova premissa uma conclusão particular e verdadeira.

6 Aristóteles-Lógica-Silogismo
Premissa 1: Todo A é B. Premissa 2: C é um exemplar de A Conclusão: C é B. Silogismo Válido: quando as 2 premissas são verdadeiras e o Esquema ABCA é seguido.

7 Aristóteles-Lógica-Silogismo
Válido: Os mamíferos respiram- premissa V. A baleia é um mamífero-premissa V. Logo, a baleia respira.- Conclusão V. A B C A C B

8 Aristóteles-Metafísica
Ciência que estuda coisas reais, a realidade, seus princípios e causas. o que está para além da Física. Substância Acidentes

9 Aristóteles-Metafísica
Sustância: conjuntos de todas as características fundamentais-essenciais. Ser/Realidade Acidentes: aderem à substância são características não alteram a essência. Aquilo que é.

10 Aristóteles-Metafísica
Por exemplo: Substância Maçã –essência maça. Acidente: verde, vermelha, docê, podre, grande, saborosa. Vamos tentar exercitar com outros seres. Dê a susbstância e os acidentes dos seguintes seres: Esta Rosa Esta Mesa Marisa Monte

11 Aristóteles-Metafísica
Contudo, as coisas podem sofrer TRANSFORMAÇÃO, deixando de ser uma coisa para ser outra, quando passam de: POTÊNCIA para ATO Realização da potência. Várias possibilidades presentes em um objeto de ser transformado em outro.

12 Aristóteles - Metafísica
Veja, esses exemplos: Mesa Madeira está em potência de ser: Lápis

13 Aristóteles - Metafísica
Porém, há transformações impossíveis, fora das possibilidades naturais do ser....


Carregar ppt "Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google