Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaio Maciel Alterado mais de 10 anos atrás
1
Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Aluna Camila Hepfner Conceito humanístico e social na visão de Aristóteles Ijuí – junho 2008
2
Aristóteles É considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. Está entre os mais influentes filósofos gregos.
3
Junto com Sócrates e Platão, transformou a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental Sócrates Platão
4
Prestou contribuições em diversas áreas do conhecimento humano
Prestou contribuições em diversas áreas do conhecimento humano. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental.
5
Filosofia A filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério.
6
O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
7
Ciência Para Aristóteles, a natureza tem forma, contêm espécies e as espécies são os aspectos persistentes da natureza, sendo as coisas particulares transitórias em outro sentido.
8
A preservação da forma constitui a regra, mas desvios dela não são impossíveis. A idéia da forma é uma espécie de ideal, um ideal do qual a natureza em si se aproxima.
9
“Nada pode ser composto de nada, assim como nada pode proceder de nada”.
10
* A tarefa do cientista consiste em descobrir a forma nas variações pelas quais a matéria e responsável.
11
* O objetivo do cientista consiste em demonstrar que coisas se encartam em tais relacionamentos e, destarte, porque são o que são É isso o que significa compreender a natureza.
12
Aristóteles diz que a mudança é a concretização do potencial qual potencial. A forma de mudança por que passam é a concretização do que têm potencialidade de realizar.
13
Ética e Política Eles constituem ciências práticas, não teóricas, da mesma forma que a Poética e a Retórica referem-se a ciências produtivas. A ética faz parte da política
14
A ciência prática não é uma ciência teórica sobre a prática, mas a arte da prática, da mesma maneira que uma ciência produtiva não é uma ciência teórica sobre a produção de obras de arte ou discursos, mas a arte de produzi-los.
15
O fim último do estado é a virtude, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso.
16
O estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa.
17
A política, contudo, é distinta da moral, porquanto esta tem como objetivo o indivíduo, aquela a coletividade. A ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social.
18
A característica fundamental da moral aristotélica é o racionalismo, visto ser a virtude ação consciente segundo a razão, que exige o conhecimento absoluto, metafísico, da natureza e do universo, natureza segundo a qual e na qual o homem deve operar.
19
Religião e a Arte Afirma-se o teísmo do ato puro
Religião e a Arte Afirma-se o teísmo do ato puro. Exclui filosoficamente o antropomorfismo, ele não exclui uma espécie de politeísmo, e admite, ao lado do Ato Puro e a ele subordinado, os deuses astrais, admite que os corpos celestes são animados por espíritos racionais.
20
Considera a arte como imitação, de conformidade com o fundamental realismo grego. Não imitação de uma imitação, como é o fenômeno, o sensível, e sim imitação direta da própria idéia, do inteligível imanente no sensível, imitação da forma imanente na matéria.
21
Na arte, esse inteligível, universal é encarnado, concretizado num sensível, num particular e, destarte, tornando intuitivo, graças ao artista.
22
Psicologia Objeto geral da psicologia aristotélica é o mundo animado, vivente, tendo por princípio a alma, distinguindo-se essencialmente do mundo inorgânico.
23
O ser vivo possui internamente o princípio da sua atividade, que é precisamente a alma, forma do corpo.
24
A característica essencial e diferencial da vida e da planta, que tem por princípio a alma vegetativa, é a nutrição e a reprodução.
25
A filosofia de Aristóteles proporciona uma visão abrangente da realidade, do mundo físico e dos seres humanos.
26
Ele foi profundamente universal em seus interesses e enciclopédico em suas discussões.
27
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las” Aristóteles.
28
Bibliografia www. mundodosfilosofos. com. br www. br. geocities
Bibliografia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.