“Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Advertisements

Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
Sobre a High Wire Uma divisão das bibliotecas da Universidade de Stanford (LA-CA) Iniciou em 1995 com a missão de ajudar editores sem fins lucrativos.
Comunicação científica em Saúde Hooman Momen Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz.
Projecto SciELO Portugal Isabel Soares Carneiro - coordenadora do projecto Cristiana Agapito Helena Hagatong Susana Clemente Conferência sobre.
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Acta Limnologica Brasiliensia Acta Limnologica Brasiliensia Propostas de Adequação SBL Reunião de 18 de Junho de 2007 Sala da Congregação Instituo de Ciências.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Portal Capes
“Problemas e soluções no gerenciamento de periódicos do Brasil”
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
XVI Curso de Editoração Científica da ABEC
Tutorial.
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
SciELO. A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
I Workshop de Patologia Veterinária Pesquisa, divulgação e fomento na Patologia Veterinária Brasileira Divulgando a ciência – editoração eletrônica científica.
Papel do Editor chefe – um tirano, um ditador, um democrata, um conciliador, um líder, ou quem decide? BENEDITO BARRAVIERA Professor Titular – Faculdade.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
COMO PRODUZIR UM PERIÓDICO ELETRÔNICO CIENTÍFICO
Vagner Estevam Instrutor Tel.: (21)
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
ISSN : DOI: /bjpg.
BENEDITO BARRAVIERA Professor Titular de Doenças Tropicais - UNESP Presidente da ABEC XVI CURSO DE EDITORAÇÃO CIENTÍFICA DA ABEC PRINCÍPIOS GERAIS E IMPORTÂNCIA.
Seminário da RBPG: A CAPES e os novos paradigmas da comunicação científica.
XI Encontro Nacional de Editores Científicos – XI ENEC Mini-curso Revista eletrônica: sua história, sua evolução entre 1991 e 2007 Periódico impresso versus.
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Guia rápido para busca na Internet
Metodologia para textos completos
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Qualis Periódico Brasília, Novembro Conjunto de procedimentos para estratificação da qualidade da produção intelectual Baseado nas informações fornecidas.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
American Institute of Physics. Organização criada em 1931 com a finalidade de promover e difundir o conhecimento da física e de suas aplicações. Sua missão.
Publicação científica: conceitos
BENEDITO BARRAVIERA Presidente da ABEC Professor Titular de Infectologia da UNESP IMPORTÂNCIA DA EDITORAÇÃO CIENTÍFICA E O PAPEL DA ABEC NO CENÁRIO DAS.
O IMPACTO INTERNACIONAL DAS REVISTAS ELETRÔNICAS Mesa redonda: Do Linotipo ao Bit: evolução e rumos da publicação científica Coordenadora: Profa. Dra.
O Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - CEVAP foi criado pelo Conselho Universitário em 27/05/1993 como Unidade Complementar da UNESP 1a.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Divulgação científica e contribuição da internet para diminuir distâncias entre ciência e sociedade Bernardo Esteves Editor da Ciência Hoje On-line
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Sem fronteiras: acesso livre na web multiplica leitores e colaboradores de revista de história das ciências Roberta Cardoso Cerqueira Ruth B. Martins da.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

“Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio” Mesa redonda: Toxinologia na Educação Brasileira Coordenador: Prof. Dr. Benedito Barraviera Conferência: Da endogenia à internacionalização de um periódico científico!

Videoconferência apresentada ao IX Congresso Brasileiro de Toxinologia realizado em Fortaleza - CE entre 28 de novembro e 2 de dezembro de Benedito Barraviera - Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina de Botucatu e Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - CEVAP - UNESP

COMPLEXO CEVAP

O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

Como divulgar todo este conhecimento? 1-Folders e folhetos 2-Apostilas e manuscritos 3-Jornais e revistas de divulgação 4-Vídeos, CDs, DVDs 5-Páginas da Internet 6-Periódico científico

Pesquisa no site de busca Google – Toxinology 1-Sociedade Brasileira de Toxinologia ( 2-International Society on Toxinology ( 3-Clinical Toxinology Resources (Adelaide) ( 4-Wikipedia ( 5-Clinical Toxinology Network ( (Adelaide) 6-Neotropica ( 7-Center for Applied Toxinology – apoio FAPESP 8-Dictionary of Toxinology: Natural Toxins and Their Antidotes 9-Journals – Toxinology estão inclusos em Toxicology 10-Toxicon e JVATiTD 11-CEVAP, Instituto Butantan, Instituto Ezequiel Dias, etc..

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Rapidez na produção e na distribuição 2-Acessibilidade de qualquer lugar do mundo 3-Custos de assinatura reduzidos 4-Suporte integral à multimídia 5-Suporte a hiperlinks internos e externos 6-Disponibilidade de consulta a todos os volumes (Banco de dados) 7-Disseminação da informação de forma mais rápida e eficiente

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Barreiras socioculturais – resistências às mudanças – ler a tela do microcomputador 2-Barreiras econômicas – equipamentos para acesso e armazenamento dos dados 3-Barreiras tecnológicas – velocidade nas redes, dificuldade de visualização de recursos multimídia, etc.

HISTÓRICO DAS REVISTAS ELETRÔNICAS -Até o final de 1995 existiam cerca de 100 revistas eletrônicas no mundo. -Abril de 1995: The Journal of Venomous Animals and Toxins foi lançado e distribuído em disquetes de 3.5”. Esta foi a primeira revista eletrônica científica do Brasil sobre Toxinologia. Em 2006 completou 12 anos de existência! Em 1996 a Internet comercial é implantada definitivamente no Brasil! Em 2006 o Google tem indexado 60 bilhões de páginas Web e mais de revistas eletrônicas!

The Journal of Venomous Animals and Toxins – ISSN – foi lançado no mercado editorial brasileiro em Abril de Foi a primeira revista eletrônica científica brasileira dedicada à Toxinologia. É até hoje uma publicação oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP – CEVAP. Inicialmente era uma publicação bianual, escrita em língua inglesa e distribuída em disquetes de 3.5” para pesquisadores sócios das Sociedade Brasileira de Toxinologia e International Society on Toxinology.

Esta era a capa do The Journal of Venomous Animals and Toxins. O disquete era distribuído no interior da mesma. Vol. 1, No. 2, p.46-97, O pesquisador imprimia o conteúdo e montava a sua revista em papel!

Este era o disquete de 3,5” distribuído no interior da capa. Vol. 5, No. 2, pp , 1999.

The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de A partir de 2005 o periódico passou a ser de circulação trimestral. The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de A partir de 2005 o periódico passou a ser de circulação trimestral.

A partir de 2000 até 2002 a revista passou a ser distribuída em CD-Rom. O envio pelo correio, dentro do envelope bolha, consumia importantes recursos!

A partir de 2003 ampliamos a proposta incluindo as Doenças Tropicais e iniciamos a trimestrali- dade.

A partir de 2003 abolimos definitivamente o correio! Abrimos o site:

Impacto mensal fornecido pelo Provedor

A partir de 2003 ampliamos a proposta de semestral para trimestral e iniciamos uma política de internacionalização do periódico

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Vivemos no mundo da Velocidade e Visibilidade! O que daria mais velocidade ao progresso da ciência brasileira e mundial ? -Ter todas as revistas científicas disponíveis gratuitamente na Internet (Open Access)! -Ter investimentos para a melhoria das nossas revistas. A principal barreira é do idioma inglês!

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES A maioria das Agências brasileiras de fomento são omissas com os nossos periódicos científicos! Elas investem anualmente milhões de dólares na aquisição de periódicos estrangeiros e NÃO investem na melhoria dos produzidos no Brasil! É uma guerra desigual! Na hora da avaliação exige-se impacto dos periódicos nacionais que carecem de investimentos!

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES E o pior – compete-se com empresas internacionais (multinacionais) especializadas em divulgar o conhecimento científico! Produzir periódico científico de qualidade no Brasil ainda é feito na base da “PAIXÃO”! Precisamos profissionalizar o sistema mantendo o acesso aberto na Internet para todos. Afinal as pesquisas são financiadas com recursos públicos!

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Se quisermos ter um país com ciência competitiva necessitamos de investimentos! The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases é um periódico eletrônico científico brasileiro de penetração nacional e internacional! Recebemos investimentos anuais da UNESP e do CNPq – CAPES.

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Avaliação CAPES – triênio Qualis A Nacional – Farmácia, Medicina II, Medicina Veterinária, Multidisciplinar, Odontologia, Zootecnia e Recursos pesqueiros Qualis A Internacional – Medicina III Qualis B Internacional – Ciências Biológicas I Submeta seus artigos – eles serão sempre Bem- vindos! Visite nosso site –

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Os Anais deste IX Congresso Brasileiro de Toxinologia estará disponível a partir de 28 de fevereiro de 2007 integralmente no site Até o final de março de 2007 também no site Envie sua contribuição! Valorize o produto nacional de prestígio internacional!

Pela atenção, Muito obrigado !!! Benedito Barraviera Esta conferência está disponível no site