ILUMINAÇÃO BÍBLICA:.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro 13 O RVA – ARTIGOS: 10 – 11 e 12 Subsídio PPT - 013
Advertisements

Paróquia Coração de Jesus
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
O ENFRETAMENTO AO TRÁFICO HUMANO
ORAÇÃO INVOCAÇÃO DA TRINDADE.
Objetivos das URGÊNCIAS
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
ORIENTAÇÕES 2008.
Nós e o Mundo Programa I 6º Ano EMRC Uma Marca Na Tua Vida.
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, de 7 a 9 de março, saudamos todas as.
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
Que a Páscoa aconteça....
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
VINDE A MIM.
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LIBERDADE
Gálatas 5 1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. 2 Eu, Paulo, vos.
Igreja: comunidade de comunidades
EDER.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Espiritualidade da comunhão. Para que a Paróquia seja comunidade de comunidades, a casa dos discípulos missionários de Jesus, a casa da Palavra, do Pão.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
Terceira Parte.
AMOR E SEXUALIDADE I
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Pastoral familiar possibilidades
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
Cesar e Deus.
DIGNIDADE HUMANA PROF. NISON. Ó Deus Pai e Criador, em vós vivemos, nos movemos e somos! Sois presença viva em nossas vidas, pois nos fizestes à vossa.
Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
Paulo e a liberdade cristã
Mãe de Deus.
O TRÁFICO HUMANO É UM CRIME QUE VIOLA A GRANDEZA DE FILHOS, É CERCEAMENTO DA LIBERDADE E O DESPREZO DA DIGNIDADE DOS FILHOS E FILHAS DE DEUS.
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
HOJE SE CUMPRIU ESTA PASSAGEM DA ESCRITURA! 27 de JANEIRO DE 2013.
Solenidade da Santíssima trindade
Jesus, tu és meu pastor, nada me falta: em prados verdejantes me fazes recostar; me conduzes a fontes tranquilas e reparas as minhas forças. Guias-me,
Caríssimos, Diz-nos São Hilário de Poiters, bispo e doutor da Igreja: “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água,
–como –caminho –espiritual –e pastoral Cuidar da vida.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
A família tem uma função humanizadora
TERCEIRA PARTE JULGAR “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6, 24) (Mt 6, 24) 1.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI )
Catequese e Dízimo.
CNBB.  Momento de diálogo com a sociedade com foco da justiça social e da superação do pecado social;  Leva para a sociedade uma perspectiva de vivencia.
Campanha da Fraternidade 2014 “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

ILUMINAÇÃO BÍBLICA:

“ É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU ” (Gl 5,1) ILUMINAÇÃO BÍBLICA “ É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU ” (Gl 5,1)

ILUMINAÇÃO BÍBLICA “ É para a liberdade que Cristo nos libertou”, traduz a mensagem principal da carta de Paulo aos Gálatas. “Vós fostes chamados à liberdade...” (Gl 5, 13). A Carta de Paulo foi escrita aos Gálatas, nos anos 53-54 dC ... A Galácia era constituída basicamente de escravos, o trabalho escravo, o império foi construído pelos escravos, sistema escravidão. POR ISSO PAULO DIZ: “É PARA LIBERDADE QUE CRISTO VOS LIBERTOU. Sejam firmes e não se submetam ao jugo da escravidão”. Para viverdes como filhos de Deus, livres.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA A liberdade de que fala Jesus Cristo é liberdade para o serviço: (Rm 6,22) e para o compromisso com a justiça do Reino (Rm 6,16). A liberdade cristã visa, em primeiro lugar, o amor ao próximo (Gl 5, 13). Cristo, ao inaugurar a lei da liberdade, inaugura também a lei do amor. ... O reto exercício da liberdade exige precisas condições de ordem econômica, social, política e cultural: “Não vos torneis escravos de seres humanos” (I Cor 7,23)... Texto Base CF, 157)

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: Todos são responsáveis pelo bem de todos, pois a liberdade oferecida em Cristo diz respeito à pessoa humana em todas as suas dimensões: pessoal e social, espiritual e corpórea.(Texto Base, 156) O tráfico é um dos modos atuais da escravidão. Ele viola a grandeza de filhos e destrói a imagem de Deus. (Texto Base, pag 6)

ILUMINAÇÃO BÍBLICA “ A escravidão, a prostituição, a venda de mulheres e crianças e as condições de trabalho degradantes onde as pessoas são tratadas como instrumento de lucro ao invés de pessoas livres e responsáveis, são infâmia que envenenam a sociedade humana e constituem uma suprema desonra ao Criador ” (GS, 27).

ILUMINAÇÃO BÍBLICA O combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas está bem claro e oficial, assumido definitivamente pela Igreja no Brasil-CNBB, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, 2011-2015, números 107 e 111: 107: “O serviço à vida começa pelo respeito à dignidade da pessoa humana, através de iniciativas como: a) defender e promover a dignidade da vida humana em todas as etapas da existência, desde a fecundação até a morte natural; b) tratar o ser humano como fim e não como meio, respeitando-o em tudo o que lhe é próprio: corpo, espírito e liberdade; c) tratar todo o ser humano sem preconceito nem descriminação, acolhendo, perdo-

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: ando, recuperando a vida e a liberdade de cada pessoa, tendo presentes as condições materiais e o contexto histórico, social, cultural em que cada pessoa vive”. 111: “Atenção especial merecem também os migrantes forçados pela busca de trabalho e moradia: a) os migrantes brasileiros no exterior, vivendo no meio de outras culturas e tradições, que precisam de amparo, apoio e assistência religiosa;

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: B) Os migrantes sazonais que constituem mão de obra barata e superexplorada pelo agronegócio em várias formas; c) As vítimas do tráfico de pessoas seduzidas por propostas de trabalho que levam à exploração também sexual; d) Os trabalhadores explorados pelos métodos de terceirização, vítimas de atravessadores de mão de obra;

ILUMINAÇÃO BÍBLICA E) Os novos migrantes estrangeiros em busca de sobrevivência em nossa pátria, muitos se encontrando em situação de não cidadania e discriminação. É urgente o estabelecimento de estruturas nacionais e diocesanas destinadas não apenas a acompanhar os migrantes e refugiados, como também a se empenharem junto aos organismos da sociedade civil, para que os governos tenham uma política migratória que leve em conta os direitos das pessoas em mobilidade”.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA As Palavras do Papa Francisco sobre o tráfico humano...(audiência aos embaixadores não residentes da Argélia, Islândia, Dinamarca, Lesoto, Palestina, Serra Leoa, Cabo Verde, Burundi, Malta, Suécia, Paquistão, Zâmbia, Noruega, Koweit, Burkina Faso, Uganda e Jordânia, ) «Devemos unir as forças para libertar as vítimas e para encerrar este crime sempre mais agressivo, que ameaça, além das pessoas singulares, os valores fundamentais da sociedade, e também a segurança e a justiça internacional, além da economia, do tecido familiar e o próprio viver social», frisou.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: O tráfico de pessoas, prosseguiu, «é uma verdadeira forma de escravidão, infelizmente cada vez mais difusa, que diz respeito a todos os países, mesmo os mais desenvolvidos, e que toca as pessoas mais vulneráveis da sociedade». O Papa não esqueceu o papel dos cristãos, que «em nome da comum humanidade», independentemente da religião das vítimas, são chamados a partilhar «a compaixão pelo seu sofrimento, com o compromisso de as libertar e aliviar as suas feridas».

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: “Cabe à Igreja ampliar este grito ou mesmo emprestar sua voz para quem não consegue gritar. E num segundo momento será preciso denunciar. A denuncia deve ecoar na sociedade, em suas diferentes organizações, na perspectiva de se constituírem iniciativas que dificultem a predominância das condições que propiciam a prática do tráfico humano: miséria, ganância e impunidade.” (Texto Base, 236).

“ É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” (Gl 5,1) ILUMINAÇÃO BÍBLICA “ É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU” (Gl 5,1)