A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)"— Transcrição da apresentação:

1 Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)
A Paz na vida do homem Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)

2 Levar a paz aos nossos irmãos
Mas como? Onde vamos nós buscar as forças para conseguir torná-lo realidade? Em Deus Através de Jesus Fonte de verdadeira paz (pág. 37, 2 primeiros txts.)

3 Interpretação da Leitura: Jo 14,27 e 16,33
Que significa: “Dou-vos a minha paz”? “Não é como a dá o mundo”. Porquê? “Não se perturbe o vosso coração”? “Tereis tribulações”? “Tende confiança”?

4 Pensamento da Igreja no concílio Vaticano II:
“Absolutamente necessárias para a edificação da paz são ainda a vontade firme de respeitar a dignidade dos outros homens e povos e a prática assídua da fraternidade. A paz é assim fruto do amor, o qual vai além do que a justiça consegue alcançar.”

5 Documentos do Concílio Vaticano II
/ii_vatican_council/index_po.htm Constituições Revelação divina e Tradição Igreja Pastoral e a relação da Igreja com o mundo moderno Liturgia Decretos: actividade missionária apostolado dos leigos Bispos comunicação social formação sacerdotal Igrejas orientais católicas renovação da vida consagrada vida dos presbíteros ecumenismo Declarações: liberdade religiosa educação cristã e digna relação com os não-cristãos

6 Tema do dia mundial da paz 1 de Janeiro de 2015 – Papa Francisco (fonte: Agência Ecclesia):
Denuncia o “fenómeno abominável” da escravatura e do tráfico de pessoas, apelando ao compromisso de governos, empresas, religiões e sociedade civil “Ainda hoje milhões de pessoas – crianças, homens e mulheres de todas as idades – são privadas da liberdade e constrangidas a viver em condições semelhantes às da escravatura”

7 Exemplos de escravatura hoje em dia:

8 A mensagem do papa alude também:
Às redes de prostituição, aos casamentos forçados, ao tráfico e comercialização de órgãos, às crianças-soldados, aos pedintes, ao recrutamento para a produção ou venda de drogas e a forma disfarçadas de adoção internacional “àqueles que são raptados e mantidos em cativeiro por grupos terroristas”, servindo como “combatentes” ou como “escravas sexuais”.

9 Exemplos explícitos:

10 O que o papa francisco propõe:
Compromisso global de “prevenção das vítimas e ação judicial contra os responsáveis” “Esforço comum e igualmente global por parte dos diferentes atores que compõem a sociedade” “mobilização de dimensões comparáveis às do próprio fenómeno” para combater o “flagelo da escravidão contemporânea”, pedindo às instituições e a cada um que “não se tornem cúmplices deste mal, não afastem o olhar à vista dos sofrimentos de seus irmãos e irmãs em humanidade, privados de liberdade e dignidade”

11 Celebramos e Actuamos:
Catecismo pág. 38: “Mana Lu” Pág. 39: “Oração de S. Francisco” T.p.c.: Texto sobre -> Como posso eu ser um construtor da paz?


Carregar ppt "Felizes os construtores da Paz (Catequese 6: 2º encontro)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google